Silenciadas, Hae-Young Lee | Opinião Filmes


The Silenced
Poster internacional de Silenciadas

Realização: Hae-young Lee  
País: Coreia do Sul 
Géneros: Thriller, Mistério e Terror 
Elenco: Bo-yeon Park, Ji-won Uhm, So-dam Park, Ye-ji Kong, Bo-bi Joo

Sinopse:
Nos anos 30, uma jovem é enviada para um colégio interno, onde ela descobre estranhas coisas que acontecem diariamente às suas colegas (Fonte: Netflix).

Opinião: 
Recentemente, tive a oportunidade de assistir ao filme Silenciadas, uma obra sul-coreana dirigida por Hae-young Lee. A história desenrola-se na Coreia de 1938, quando o Japão toma o seu território em plena Segunda Guerra Mundial e se impõe com um regime colonialista, rebaixando os coreanos a membros de segunda categoria do seu império.

No início da história temos uma menina doente com tuberculose que é abandonada pela madrasta numa espécie de colégio interno, situado no meio de nenhures, onde outras meninas doentes estudam, aprendem a realizar actividades domésticas como bordar, fazem desporto e onde tratam as suas doenças.

Logo de início Shizuko é vítima de bullying por parte das outras colegas que parecem responsabilizar a jovem pelo desaparecimento súbito de outra menina a quem também foi dado o nome de Shizuko pela directora da escola (personagem brilhantemente desempenha pela compete Ji-won Uhm), desaparecimento que de resto se deu antes da sua chegada. Uma outra jovem, Kazue, toma a missão de proteger a frágil Shizuko para si. À medida que Shizuko vai sendo tratada pela sua doença, vai desenvolvendo capacidades que até então não possuía e as suas colegas começam misteriosamente a desaparecer.

O mistério que se vai adensando no decorrer da trama é muito bom, não esperava que o plot seguisse na direção que acabou por tomar. Quando comecei a ver o filme pensei que estava perante um típico filme de terror sobre um colégio amaldiçoado por um espírito vingativo, sem querer entrar em spoilers, digo que esta história marca pela diferença.

The Silenced
Kazue e Shizuko desenvolvem uma relação de grande amizade e cumplicidade.

O elenco é quase na sua totalidade feminino. Quanto às atuações temos Bo-yeong Park, no papel de Ju-ran Cha/Sizuko, uma jovem atriz já com um grande currículo e So-dam Park, como Yeon-deok Hong/Kazue, uma atriz em início de carreira que tem vindo nos últimos tempos a elevar o seu nome na Coreia do Sul e que tem de facto muito talento. A diretora da escola, a vilã, é interpretada pela “veterana” Ji-won Uhm que dispensa apresentações para quem está a par do que se tem feito na sétima arte na Coreia do Sul, tem 39 anos, uma grande beleza, e um currículo bastante extenso, sendo considerada uma das grandes atrizes da sua geração. Todas elas são muito competentes nos seus respetivos papéis.

The Silenced
Bo-yeong Park como a protagonista Ju-ran Cha/Shizuko
The Silenced
So-dam Park como Yeon-deok Hong/Kazue.


The Silenced
Ji-Won Uhm como a misteriosa diretora do colégio onde se passa a ação do filme.

O filme Silenciadas é um autêntico colorido para os olhos, com um figurino e uma a fotografia absolutamente deslumbrantes. Além da fotografia, as atuações de Bo-yeong Park, So-dam Park e Ji-won Uhm foram merecidamente premiadas.

The Silenced
Um filme com uma fotografia e figurino lindíssimos.

O melhor: A fotografia, uma autêntica beleza para os olhos!

O menos bom: Para um filme classificado na categoria de terror poderia ter sido um pouco mais assustador.

Comentários