Gelo, Luís e Gonçalo Galvão Teles | Opinião Filmes


O incrível poster do filme Gelo.

Realização: Luís e Gonçalo Galvão Teles 
País(es): Portugal e Espanha 
Ano: 2016 
Género: Drama Fantástico 
Elenco: Ivana Baquero, Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Inês Castelo-Branco


Sinopse:
Concebida a partir do ADN de um cadáver congelado com mais de 20.000 anos, Catarina cresce encerrada num palácio isolado, sob a tutela de Samuel, um investigador da VIDA FUTURA que a usa como cobaia num projeto sobre a imortalidade humana. Uma jovem estudante de cinema, Joana, só Joana, apaixona-se por Miguel, um colega mais velho obcecado pelo Gelo, paixão que acaba súbita e tragicamente durante uma viagem iniciática de ambos ao cume de uma montanha nevada.

Opinião:

Gelo conta-nos uma história completamente confusa, se bem que interessante a principio. Há alguns anos atrás, foi descoberto nos Pirenéus um cadáver humano bem conservado de um homem com mais de 20 mil anos, esse corpo estava em tão bom estado que os pesquisadores afirmaram ser capazes de isolar o seu ADN. Surge assim uma experiência científica inédita que consistiu em criar em laboratório uma menina a partir desse mesmo material genético. Essa criança, filha de um pai com mais de 20 mil anos, Catarina Veja, é mantida isolada num palácio situado numa floresta com localização incógnita.

Albano Jerónimo
Samuel (Albano Jerónimo) carrega nos braços uma Catarina recém-nascida.

Por outro lado, acompanhamos a trajetória de Joana, uma jovem espanhola cujo sonho de se tornar escritora a leva a uma renomada faculdade de Lisboa, onde conhece Miguel, estudante do terceiro ano, por quem se apaixona e com quem inicia uma relação enigmática.

Afonso Pimentel
Miguel (Afonso Pimentel) encarna uma das personagens mais enigmática da trama.

Até aqui nada de mal. Duas histórias paralelas, uma de fantasia recheada de ficção científica e um romance contemporâneo se bem que um pouco anormal entre dois estudantes universitários. Mas as coisas começam a ficar mesmo complicadas à medida que a história avança. Por um lado, Joana, por outro, Catarina, mas afinal esta é a história de quem? De Joana, uma aspirante a escritora bastante talentosa que cria Catarina, a personagem principal da sua história baseada em si. Ou Catarina, uma jovem que nunca teve direito a uma vida normal, e que na sua mente cria Joana, uma jovem normal com a vida que ela própria gostaria de ter tido, mas que nunca teve a oportunidade de viver?


Ivana Baquero
Até mesmo a personagem principal tem dificuldades em decidir quem é.


O ponto mais interessante que consegui reter com o Gelo teve a ver com a visão do escritor para a criação de uma história, para a Joana não tem que haver uma mensagem, apenas contar a história, para o Miguel tem que haver uma mensagem, um clímax que cative o espectador, para o seu colega Génio, o final deve ficar em aberto, pois cabe ao espectador concluir a história por si próprio. Eu concordo com o ponto de vista do Miguel e, talvez seja isso que faltou a este filme, uma mensagem que me cativasse.


É extremamente difícil para nós, enquanto espetadores concluir qual o final desta história, que acaba por se tornar demasiado ambiciosa na sua premissa e por se perder ao longo do tempo de tão confusa que se torna.


Por outro lado a fotografia está soberba, com toda a ambientação envolvente seja na neve, na floresta ou na cidade a conseguir nos engolir para o seu interior.



Ivana Baquero
A atriz Ivana Baquero foi premiada internacionalmente pela sua excelente prestação neste filme.

O melhor: Ivana Baquero, um jovem atriz espanhola bastante talentosa e já com uma considerável carreira a nível internacional.

O pior: Um filme demasiado confuso para o seu próprio bem, com demasiadas questões existenciais e metafísicas para o comum dos espetadores.

Comentários