Por 13 Razões (Netflix) | Opinião Séries



Poster de Por 13 Razões (13 Reasons Why).

Título original: 13 Reasons Why
Criado por: Brian Yorkey
Género: Série de televisão, adolescentes, drama
Elenco: Dylan Minnete, Katherine Langford, Kate Walsh, Derek Luke, Brian d'Arcy James, Alisha Boe, Christian Navarro, Miles Heizer, Ross Butler, Devin Druid, Michele Selene Ang, Steven Silver, Amy Hargreaves
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1837492/


Sinopse:
Após o desconcertante suícidio de uma adolescente, um colega recebe uma série de cassetes que revelam o mistério de sua trágica escolha.


Opinião:

Por 13 Razões é uma história poderosa que aborda temas bastante sensíveis e complexos ou não fosse toda a polémica que tem envolvido esta série da Netflix desde a sua estreia no canal de streaming à algum tempo atrás.

Hannah Baker (Katherine Langford) era uma adolescente aparentemente normal até ao dia em que cometeu suicídio. Mas o que a levou a um ato tão extremo? São exactamente essas 13 razões que são abordadas ao longo dos 13 episódios desta série.

Memorial a Hannah Baker feito pelos outros alunos.

Clay Jensen (Dylan Minnete) é o protagonista de Por 13 Razões, aparentemente, é apenas mais um dos estudantes da escola que Hannah Baker frequenta e torna-se seu amigo. Mas vamos acabar por nos aperceber da sua real ligação com Hannah ao longo dos episódios da série. 
 
Logo no primeiro episódio, Clay recebe um conjunto de cassetes gravadas pela própria Hannah antes da sua morte a explicar os motivos que a levaram ao suicídio. 
 
Os 13 motivos que levaram ao suicídio de Hannah Baker são revelados aos poucos (um motivo por episódio) e envolvem situações bastante delicadas, infelizmente, verídicas para muitos jovens deste mundo.

 
13 Reasons Why
Hannah Baker é interpretada por Katherine Langford.

O que levou a protagonista desta história ao suicídio pode muito bem ser o motivo que leva muitos jovens a situações igualmente delicadas. São os temas polémicos de Por 13 Razões que fazem dela uma série envolta em acaloradas discussões. Até que ponto não estamos a incitar ao suicídio ao tornar Hannah numa espécie de heroína justiceira?
 
Cyberbullying, violência sexual, solidão, depressão e suicídio são alguns dos temas delicados que são abordados com grande realismo nesta grande aposta da Netflix.
13 Reasons Why
Clay Jensen e Hannah Baker
"Isto tem de melhorar. A forma como nos tratamos, como cuidamos uns dos outros. De alguma forma, tem de melhorar."  Clay Jensen (Episódio 13)

O melhor: A história e o elenco cinco estrelas.
 
O pior: Na opinião de muitos, talvez romantize o suicídio e possa incitar a comportamentos semelhantes.

Comentários