Blade Runner 2049 | Opinião Filmes

poster-blade-runner-2049

Título original: Blade Runner 2049
Realizador: Denis Villeneuve
País: EUA
Ano: 2017
Género: Ação, Suspense, Fição científica
Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas, Sylvia Hocks, Robin Wright, Mackenzie Davis, Carla Juri, Lennie James, Dave Bautista, Jared Leto
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1856101/

Sinopse: 
Trinta anos após os eventos do primeiro filme, K, um novo Blade Runner, oficial da LAPD (Ryan Gosling), desvenda um segredo há muito enterrado que pode potencialmente mergulhar no caos o que resta da sociedade. A descoberta de K leva-o numa missão para localizar Rick Deckard (Harrison Ford), um antigo blade runner da LAPD, desaparecido há 30 anos.


Opinião:

Como fã do filme original esperava ansiosamente a estreia desta sequela e, apesar de ter gostado do filme, senti-me um pouco desiludida face às minhas expetativas.

A história gira em torno de um segredo que envolve os replicantes (seres criados através de bio-engenharia), segredo esse que poderá por em causa o equilíbrio entre humanos e replicantes.

K (Ryan Gosling) é um Blade Runner, profissão exercida por Harrison Ford no filme original, no papel de Agente Rick Deckard. K é um replicante e o seu trabalho é caçar os seres da sua própria espécie, mais propriamente os Nexus 8 que ainda se encontram em fuga. No começo do filme, numa missão que o leva a casa de Sapper Morton, um dos Nexus 8 ainda em fuga, ele acaba por fazer uma descoberta incrível. O cadáver de uma mulher jaz debaixo de uma árvore morta, esse cadáver pertence a Rachel, a mulher replicante com quem Rick foge no final do filme original. Após descobrirem que a mulher morreu no decurso de um parto, cabe a K a difícil missão de encontrar a criança que poderá por em risco o frágil equilíbrio do mundo.

dave-bautista-ryan-gosling-blade-runner-2049
Dave Bautista tem um papel breve, mas decisivo para o desenrolar de toda a história.

Os pontos mais fascinantes do primeiro filme foram a questão do que nos define enquanto humanos, a nossa alma? As nossas recordações? A nossa liberdade? E até que ponto o ser humano pode assumir o papel de Deus decidindo quem merece ou não viver.

O Blade Runner original trouxe-nos um filme diferente, passado numa cidade futurística, num mundo que o ser humano consumiu até restar muito pouco, com a saturação do espaço, da comida e dos recursos os seres humanos viram-se forçados a encontrar alternativas, nomeadamente, colónias noutros planetas, onde os replicantes são usados como mão de obra escrava. Neste ponto, o novo Blade Runner consegue nos trazer novamente para esse mundo tão distante do nosso (ou talvez não) com ligeiras evoluções que evidenciam o passar de 30 anos. No entanto, neste novo filme somos praticamente bombardeados com uma série de questões filosóficas de modo demasiado forçado durante quase três horas de filme.



O ponto mais forte deste filme são os seus cenários.

Ryan Gosling está excelente no filme, mas não parece ter companhia para além de Robin Wright no papel de uma mulher forte e destemida. Ana de Armas não consegue fazer muito com o seu papel sem sal e Harrison Ford não acrescenta nada de novo, não fosse o seu papel decisivo no final. Jared Leto está assustadoramente apagado. Contudo, gostei do papel de MacKenzie Davis, mas apenas porque me fez lembrar o papel de Darly Hannah como Pris, uma das personagens mais fascinantes do filme original.

Ryan Gosling e MacKenzie Davis numa cena do filme.

A história, apesar de maçadora, acaba por levar um ritmo suportável e nos surpreender com um plot twist bastante interessante no final. Apesar de tudo, é um filme que recomendo, mas aconselho com mais convicção o filme original, de uma qualidade infinitamente melhor, um dos meus filmes preferidos.


O melhor: Os cenários futuristas e o debate sobre o futuro do nosso planeta.

O menos bom: Devido ao filme original ser um clássico, esta sequela não conseguiu estar à altura das elevadas expetativas.

Comentários

  1. Eu acho que tem sido um dos melhores filmes, ou pelo menos com a melhor fotografia. O filme Blade Runner 2049 me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram, eu acho que é um dos melhores filmes de ficção cientifica que foram lançados.. No elenco vemos Ryan Gosling e Ana de Armas, dois dos atores mais reconhecidos de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderEliminar
  2. Me parece muito interessante os filmes por que podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco deste filme imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Harrison Ford, é muito comprometido. Blade Runner 2049 é um filme que vale la pena ver, os recomendo muito.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa opinao do filme. Um dos aspectos mais importantes de cada produção é o seu elenco, pois deles despende que a história seja caracterizada corretamente. Quando vi Blade Runner 2049 elencor já quería ver, ancho fizeram uma eleição excelente ao eleger os atores. Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Eu também gostei do elenco, principalmente do Ryan Gosling, acho que é um dos melhores atores da sua geração. A história é realmente muito boa, mas para os fãs do primeiro filme (como eu), este filme tinha uma tarefa bem difícil pela frente que era suplantar o original e nesse ponto não fui convencida. Mas "Blade Runner 2049" não deixa de ser um filme excelente.

      Eliminar
  4. A analise do filme é interessante, me ajudou a notar certos detalhes que passaram despercebidos na primeira vez que vi, tem uma perspectiva interessante sobre o filme. Denis Villeneuve dirigiu o Blade Runner 2049, esta filme e meu favorita por que me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram. Tambem sou fã de as filmes Ryan Gosling por que sempre tem o êxito, ele tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Recomendo muito do filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Tenho muito gosto em saber que o meu artigo sobre o filme a ajudou a notar certos detalhes, uma vez que é isso que eu procuro quando pesquiso sobre um filme que já assisti.
      Também adoro o Ryan Gosling e sigo a sua carreira, para mim ele é um dos melhores atores da sua geração. Espero que ele continue tão bem como tem estado e que consiga papéis cada vez mais desafiantes no futuro para que nós possamos assistir.

      Eliminar
  5. Embora seja o primeiro filme é bom, parece-me excelente. Blade Runner 2049 foi um dos mehores ficção cientifica filmes que foi lançado. O filme superou as minhas expectativas, O roteiro do filme foi muito original, um dos aspectos mais notável desta produção foi a trilha sonora. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Eu gosto muito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!