Obito Uchiha | Personagens de Naruto

Obito-Uchiha-personagens-naruto-shippuden
Obito Uchiha na adolescência.
Assim que as pessoas conhecem o amor, correm o risco de carregar o ódio. (Obito)

Um dos grandes vilões de Naruto Shippuden e uma das personagens mais misteriosas e poderosas do anime, mas também uma das mais desenvolvidas com o seu passado e ideais a serem completamente dissecados sob o olhar atento do espetador. Obito Uchiha pertencia originalmente à Equipa 7, juntamente com Kakashi e Rin, sendo liderados por Minato que mais tarde se tornaria no Quarto Hokage de Konoha.

A sua história, anterior aos acontecimentos narrados no anime, só nos é apresentada mais tarde sob o ponto de vista do seu colega de equipa Kakashi e ficamos de tal modo impressionados com as suas semelhanças em termos de caráter com Naruto que é difícil não fazer associações.

Considerado a "ovelha negra" do clã Uchiha, um clã conhecido pela arrogante superioridade dos seus membros, Obito era alegre, divertido e espontâneo, mas tinha fracas notas, chegava sempre atrasado inventando desculpas esfarrapadas e não havia ainda conseguido liberar o seu Sharingan, ao contrário do seu colega de equipa, Kakashi, o arquitétipo do shinobi perfeito. Além disso sonhava ser Hokage e estava apaixonado por Rin, que só tinha olhos para Kakashi (conseguem entender as semelhanças com a relação Naruto/Sasuke?).

Contudo, uma missão irá mudar não apenas a vida de Obito como a vida de Kakashi de modo irremediável. Durante o decorrer da missão, Rin é capturada, para Kakshi o que interessa é concluir a missão com sucesso, para Obito os companheiros são mais importantes do que a missão. Ao tentar salvar Rin, Obito desperta o seu Sharingan, mas é Kakashi que acaba por o salvar a ele e a Rin, perdendo um olho no processo, mais tarde dá-se uma explosão e Obito fica com metade do corpo esmagada sob um monte de pedras, num derradeiro sacrifício oferece o seu próprio olho a Kakashi (o que finalmente explica o porquê deste não ser Uchiha e possuir Sharingan) e morre (supostamente).

Após a sua suposta morte, Obito é salvo por Madara Uchiha para servir de ferramenta nos seus planos macabros de dominação do mundo shinobi. Obito não está para aí virado, já que é um rapaz de bem e tenta retornar a Konoha, mas acaba por assistir ao assassinato de Rin às mãos do próprio Kakashi (ou pelo menos foi essa a sua interpretação dos acontecimentos que presenciou, acontecimentos esses orquestrado pelo próprio Madara) e revoltado volta de novo para Madara e torna-se na marioneta que Madara (o manipulador mestre) desejava. A partir daqui o caminho de Obito vai estar cheio de escuridão e sangue, mudando a sua personalidade para uma muito mais sombria e calculista.

Depois de ser treinado por Madara, controlar o Mizukage da Vila Oculta da Névoa (Kagura), auxiliar Itachi na chacina de todo o clã Uchiha, provocar a liberação da Kyuubi em Konoha, obrigando Minato a um sacrifício enorme, se aliar à Akatsuki recrutando Kisame e Itachi pelo meio, assume a identidade de Tobi, um membro substituto da Akatsuki, com uma personalidade muito mais semelhante ao seu anterior eu (um dos grandes mistérios do anime nessa altura: Quem é Tobi?).

Tobi-Akatsuki-personagens-naruto-shippuden
Obito sob o disfarce de Tobi.


Obito-Uchiha-personagens-naruto-shippuden
Obito sem máscara.

Mas quando a Akatsuki praticamente se desmantela, assassina Konan para recuperar o Rinnegan de Nagato (que lhe havia sido "dado" por Madara) e conta a "verdade" a Sasuke sobre Itachi, o trazendo para seu lado. O cenário está montado para se tornar o jinchuuriki do Bijuu das Dez Caudas e controlar o mundo, colocando todas as pessoas sob o controlo de um poderoso Genjutsu.


Obito-Uchiha-jinchuuriki-personagens-naruto-shippuden
Obito como jinchuuriki.

Não vos vou contar como acaba esta história, apesar de ser um pouco óbvio de que os seus planos, que são no fundo os planos de Madara, não saem como previsto e que pelo caminho temos a intervenção do herói de Konoha, Naruto e a verdade sobre o que de facto aconteceu com Rin.

Comentários