TOP 7 - Razões Para Ver Haikyuu!!



Haikyuu!! é um grande anime, mas o que é que o torna assim tão especial? Decidi enumerar 7 razões que o tornam tão especial aos meus olhos.

1- O Protagonista

equipa-Karasuno-Shouyou-Hinata
Shouyou Hinata ao centro.


Não há dúvidas de que Shouyou Hinata é um miúdo especial, de uma coragem e persistência incríveis. É também uma pessoa extremamente sociável e alegre, ao contrário do seu colega/rival Tobio Kageyama, um génio de mau feitio.

Desde que assistiu a um jogo de voleibol da Equipa de Karasuno na televisão que Shouyou aspira ser como o Pequeno Gigante, a principal estrela da equipa na altura, mas a sua escola não possuía um clube de voleibol. Contudo, ele não desistiu e decidiu treinar sozinho. Mas, claro que não melhorou assim tanto... Quatro anos mais tarde, ele chega a Karasuno determinado a triunfar sobre todos os seus adversários.

O primeiro percalço de Shouyou em Karasuno foi a presença de alguém que ele considerava o seu grande rival, no fundo porque Tobio foi o primeiro jogador talentoso que ele enfrentou e que acabou por o humilhar com uma pesada derrota.

Shouyou tem primeiro que aprender a trabalhar em equipa com Tobio e com todos os outros jogadores de Karasuno para se tornar no jogador que aspira.



2- A Equipa de Karasuno

Equipa-Karasuno-Haikyuu!!
Equipa de Voleibol de Karasuno

Todos os membros da Equipa de Voleibol de Karasuno são especiais, cada um à sua maneira. Todos eles estão motivados, lutando para melhorar e assim puderem ajudar a equipa.

Temos os alunos do primeiro ano talentosos, mas inexperientes, os alunos do segundo ano com talento e determinação e ainda os finalistas que estão perante a sua última oportunidade para conquistar o título de campeões.


3- A Evolução dos Jogadores

Equipa-Karasuno-engrenagens-Haikyuu!!
A Equipa de Karasuno  apenas precisa de acertar as suas engrenagens...

Quem mais evolui desde o início do anime é Shouyou, mas todos os membros da equipa mostram uma evolução gradual, fruto de muito esforço e sacrifício. Até mesmo Tobio, um génio conhecido com "Rei", trabalha imenso para melhorar e se tornar ainda mais genial e Noya, considerado um dos melhores líberos dos campeonatos inter-escolas, trabalha incansavelmente para melhorar e ajudar a equipa.


4- As Outras Equipas

equipas-voleibol-Haikyuu!!
Alguns dos adversários mais fortes que a Equipa de Karasuno precisará enfrentar.

Para além da Equipa de Karasuno temos muitas outras equipas de voleibol com jogadores fortes e poderosos.

Destaco a Equipa do Nekoma com jogadores carismáticos e talentosos, incluindo o distribuidor Kenma e o capitão Kuroo (uniforme vermelho no canto superior direito da imagem).



5- Os Jogos Intensos

Aoba-Johsai-vs-Karasuno-Haikyuu!!
Aoba Johsai vs Karasuno

A primeira temporada de Haikyuu!! pode ter sido mais rica em jogos intensos que a segunda, mas também gostei dos treinos puxados na fase inicial da segunda temporada, onde foram introduzidas várias personagens interessantes como Bokuto.

Durante a primeira e segunda temporadas (as que assisti até agora) Aoba Johsai foi o grande adversário de Karasuno, foram dois duelos intensos.



6- O Pequeno Gigante

Pequeno-Gigante-Karasuno-Haikyuu!!
O pequeno Gigante de Karasuno aparece sempre de costas em flashbacks do passado.

O maior mistério do anime... Quem é o Pequeno Gigante?

Várias são as referências a esta lenda do passado de glória do Karasuno, um jogador de voleibol com aproximadamente 1,70cm de altura que apesar da baixa estatura, em comparação com os outros jogadores, conseguiu se destacar e tornar num dos maiores jogadores de sempre da equipa e não só.

Shouyou Hinata decidiu ser jogador de voleibol quando assistiu a um jogo na televisão, mais concretamente a uma grande jogada do Pequeno Gigante, na qual ele voou literalmente sobre adversários muito mais altos do que ele. Desde aí, Shouyou tem lutado com todas as suas forças para ser como o seu ídolo, incluindo frequentar o Colégio de Karasuno para poder fazer parte da Equipa de Voleibol.

Várias são as suspeitas acerca da identidade desta figura misteriosa, que aparece sempre de costas, tirando uma recordação da irmã do Ryu em que vemos os seus olhos. A minha primeira suposição era de que ele seria o professor Takeda, ambos têm o mesmo físico e altura, cabelos da mesma cor e corte de cabelo semelhante, mas por mais que eu adorasse que ele fosse o Pequeno Gigante, por estar mesmo ali e ninguém suspeitar, tal não será muito plausível, pois a idade de ambos não parece bater certo, sendo Takeda alguns anos mais velho, depois também há o facto dele parecer não perceber absolutamente nada sobre voleibol (mas essa parte podia ser acting da parte dele...).
 

Professor-Takeda-Haikyuu!!
Poderá o professor Takeda ser o Pequeno Gigante ou estar de algum modo relacionado com ele?

Algumas pessoas parecem apontar para uma teoria ainda mais rebuscada, o Pequeno Gigante poderá ser um irmão mais novo do professor Takeda, ao qual poderá ter acontecido uma desgraça, talvez um acidente, ou apenas ter ficado tão traumatizado pela derrota final da equipa na altura e o Takeda sentiu-se culpado por não o ter conseguido ajudar, daí o seu interesse pela equipa, apesar de não perceber nada de voleibol.

Ainda há quem aponte que o Pequeno Gigante poderá ser o irmão mais velho da encarregada de Karasuno, Shimizu, daí o seu interesse pela equipa. O que poderia explicar como ela sabia onde estava a faixa com o emblema da equipa que diz "Voem". Também neste caso Shimizu pretende ajudar a equipa a ganhar para vingar a amarga derrota do irmão.

Outros, mais tragicamente, apontam que o Pequeno Gigante poderá, eventualmente, ter falecido e se tornado numa lenda...

Outros, mais pragmáticos, afirmam que a sua identidade não é assim tão importante, que o importante é ver Shouyou a tornar-se no novo Pequeno Gigante de Karasuno (o que acredito piamente que irá acontecer) e que ele nunca chegará a aparecer, ou apenas teremos um breve vislumbre dele a assistir pela televisão a uma partida da atual Equipa de Karasuno e do seu novo sucessor... Eu cá acho que uma coisa não invalida a outra e gostava muito que o Pequeno Gigante estivesse mais perto do que julgamos...


7- As Cenas divertidas

Tobio-Kageyama-Shouyou-Hinata-Karasuno-Haikyuu!!
A dupla Tobio e Shouyou.

Ver Haikyuu!! é dar, garantidamente, umas boas gargalhadas. Principalmente, nas cenas que envolvem o Ryu e o Noya, dois jogadores do segundo ano com uma forte paixonite pela encarregada da equipa, Shimizu, e nas cenas que envolvem a estranha interação entre Tobio e Shouyou que são mais parecidos do que julgam. Mas no geral toda a equipa é super divertida, cada um à sua maneira. Além disso, temos ainda muitas outras personagens divertidas no anime.

Comentários