5 Centimeters Per Second | Opinião Animes

poster-filme-5-Centimeters-Per-Seconds

Título original: Byousoku 5 Senchimeutoru
Escrito e realizado por: Makoto Shinkai
País: Japão
Ano: 2007
Género: Drama, Romance
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0983213/

Sinopse: Os inseparáveis jovens amigos Takaki Tonoo e Akari Shinohara, unidos pelo amor aos livros, começam a afastar-se lentamente quando as suas famílias se mudam.

 
Opinião:
5 Centimeters Per Second conta-nos uma história de amor à distância entre dois jovens, Takaki e Akari, que se conhecem ainda muito jovens e criam um laço profundo de amizade que se desenvolve em amor, contudo, devido ao emprego dos seus pais acabam por se afastar tentando manter uma relação à distância através de cartas.

Akari-e-Takaki-filme-5-Centimeters-Per-Second
Akari e Takaki conhecem-se na escola primária e imediatamente tornam-se melhores amigos.

Assistir 5 Centimeters Per Second, logo após assitir Kimi No Na Wa e Koe no Katachi, talvez não tenha sido uma boa ideia, pois apesar de reconhecer a qualidade desta história não posso deixar de fazer comparações entre estes três filmes, sendo que 5 Centimeters Per Second acaba por perder em qualquer tipo de comparação. Além disso, o seu final não foi exatamente o que estava à espera e fiquei com a sensação de faltou aqui algo. Não sei explicar o quê, apenas senti um grande vazio quando acabei de assistir a 5 Centimeters Per Second e fiquei sem saber bem o que colocar nesta opinião, talvez deva ler a light novel sobre a história que foi escrita depois...

Akari-e-Takaki-filme-5-Centimeters-Per-Second
O reencontro que mudou o tipo de relação entre ambos.


 A história é bonita, trata-se de uma história de amor entre dois jovens que lutam pelo seu amor, mas que têm que lutar contra os nossos maiores inimigos, o senhor tempo e a senhora distância, talvez esta última seja realmente quem lhes colocará mais obstáculos. Todavia, acabamos por acompanhar exclusivamente a viagem solitária de Takaki, faltou aqui sabermos mais sobre Akari e o seu ponto de vista em relação a toda esta história.


Por outro lado, temos um episódio que nos retrata o ponto de vista de Kanea Sumida, uma colega de escola de Takaki completamente apaixonada por ele, mas que não tem coragem para confessar os seus sentimentos pelo rapaz, uma vez que este, apesar de ser muito simpático e generoso para com ela, parece estar sempre distante. Devo confessar que torci imenso pela Kanea e tive bastante pena dela ao longo da parte na qual ela foi a nossa narradora.

Kanea-Sumida-filme-5-Centimeters-Per-Second
Kanea, uma das personagens mais fofas da história.

A banda sonora e a animação são espetaculares e no final temos uma espécie de resumo sobre muitos pontos da história que nos passaram ao lado, estes pontos foram o suficiente para que eu não sentisse que assistir a 5 Centimeters Per Second tivesse sido uma perda de tempo. 

Takaki-filme-5-Centimeters-Per-Second

Akari-Takaki-filme-5-Centimeters-Per-Second

O melhor: Um filme bonito que se limita a retratar a vida real sem analgésicos e compressas.

O menos bom: O enredo salta no tempo e no espaço tantas vezes que fiquei um pouco confusa.

Comentários

  1. Respostas
    1. A very beautiful film, but the saddest part is at the end, when we realize that although Akari has moved on, Takaki didn't. This is so sad...

      Eliminar
  2. Está aí um filme que estou curioso pra ver há tempos e ainda não dei a chance. Acho que qualquer coisa que seja comparada com Kimi No Na Wa vai ter sérios problemas (eu amo aquilo), essa resenha me fez pensar em dar uma chance e finalmente assistir esse filme. Espero não chorar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcos :)
      É um bom filme, vale a pena assistir, mas não pense em Kimi No Na Wa porque vai ter uma desilusão... Quanto a chorar, eu aguentei até às cenas finais, não quero dar spoilers, mas a história leva um rumo bem depressivo. Depende das sensibilidades, no mínimo vc vai ficar triste...

      Eliminar
    2. Acho melhor eu esperar um outro momento para assistir, ando extremamente sensível ultimamente.

      Eliminar
    3. Então é melhor esperar mesmo...

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!