American Vandal (Netflix) | Opinião Séries

poster-american-vandal-netflix
Poster American Vandal

Título original: American Vandal
Criadores: Dan Perrault e Tony Yacenda
País: EUA
Ano: 2017
Episódios: 8
Género: Comédia dramática, pseudodocumentário
Elenco: Tyler Alvarey, Griffin Gluck, Jimmy Tatro, Camille Hyde, Lou Wilson, Eduardo Franco, Jessica Juarez, Camille Ramsez, Calum Worthy, G. Hannelius, Karly Rothenberg
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt6877772/


Sinopse: Um liceu é abalado por um ato de vandalismo, mas o principal suspeito declara-se inocente e alia-se a um cineasta. Um verdadeiro crime, misterioso e satírico (fonte: Netflix).



american-vandal-original-netflix



Opinião:

American Vandal é mais uma série de excelente qualidade da Netflix. Parte documentário, parte série, American Vandal traz-nos uma sátira ao sistema educacional e ao modo como as pessoas são muitas vezes julgadas de acordo com estereótipos pré-concebidos sobre o seu lugar na sociedade, neste caso mais concreto no meio escolar, onde parece existir uma espécie de hierarquia que rotula as pessoas de acordo com os seus gostos, as suas atitudes e mais seriamente, a sua personalidade.

dylan-maxwell-american-vandal-netflix
Dylan Maxwell é o principal e único suspeito do crime.

Dylan Maxwell é o suposto criminoso e mais vale dizer que ele tem praticamente a palavra culpado escrita na testa, ou um dos seus passatempos preferidos não fosse desenhar pénis por toda a escola. Pénis esses que foram desenhados em 27 viaturas, estacionadas no parque de estacionamento do liceu, pertencentes aos professores. Assim sendo, o principal suspeito de tamanha atrocidade que custou 100 mil dólares em prejuízo foi Dylan e com o aparecimento de uma testemunha "credível" e de uma professora com quem ele tinha uma espécie de atrito, Dylan é rapidamente condenado e expulso do liceu, aguardando o julgamento em tribunal.

american-vandal-netflix
A professora Shapiro acredita ter sido o principal alvo do crime prepertado supostamente por Dylan.

Todos acreditam piamente na culpa de Dylan, tirando os seus melhores e únicos amigos, com quem gere um canal de YouTube mediano, com partidas de mau gosto e poucos seguidores, a namorada e os pais. Mas existe um aluno, Peter Maldonado, que irá investigar a fundo o que de facto aconteceu e se Dylan é ou não o verdadeiro culpado e, não o sendo, quem foi afinal o culpado?

Um pseudodocumentário, American Vandal, satiriza todo o estilo do documentário Making a Murderer também ele criado pela própria Netflix. Mas ao contrário de Making a Murderer, American Vandal não nos trás um caso real, mas sim um suposto crime, bastante plausível diga-se de passagem, num liceu fictício de uma cidade californiana.

american-vandal-netflix
Peter e Sam conduzem esta investigação de modo extremamente minucioso.

Toda a investigação leva contornos hilariantes, mas também nos mantém em suspense sobre o que aconteceu efetivamente. Dylan será realmente o culpado e encontra-se a brincar com Peter, ou poderá Peter ter tido um golpe de génio e realizado este crime para poder criar um documentário que o poderá levar ao estrelado dos documentários, digamos assim?

Os outros suspeitos podem ou não ter tido justificações plausíveis para realizar o crime eles próprios, mas a investigação de Peter leva contornos que nos fazem rir às gargalhadas. Ninguém poderá dizer que esta série não fala de temas complexos, mas a sua genialidade é não tentar se levar a sério, nos mantendo entretidos e concentrados durante os seus curtos 8 episódios.

american-vandal-netflix
Peter confronta Dylan acerca da sua culpa.

O impacto das redes sociais na vida dos adolescentes é aqui muito bem descriminado, especialmente em como toda a vida dos jovens pode ser completamente esmiuçada através dessas redes e em como parece mais importante para muitos jovens criar uma imagem falsa que corresponda às expectativas que os outros possam vir a ter deles, do que efetivamente viver a sua própria vida consoante os seus próprios objetivos.

Peter Maldonado parece ter levado o seu documentário até às últimas consequências e achei importante que isso tivesse sido implícito na série. Até que ponto temos o direito de expor a vida das outras pessoas apenas para fazer valer o nosso ponto de vista? Terá o documentário criado por Peter e pelo seu melhor amigo Sam ultrapassado as barreiras da ética moral?

american-vandal-netflix
Aqui os nossos investigadores encontram a origem da "arma do crime", mais concretamente da lata de tinta usada para desenhar os pénis nos carros dos professores.

O final é outro dos pontos fortes de American Vandal (apesar de na altura não ter ficado contente com o desfecho da série), uma vez que o mundo não é efetivamente preto e branco e as nossas atitudes para com os outros podem ter, por vezes, consequências nefastas na vidas dessas mesmas pessoas.

american-vandal-netflix
Durante o decorrer desta investigação Peter e Dylan tornam-se mais próximos.

Mais uma vez a Netflix acerta em cheio nas suas escolhas em termos de séries, espero que em breve possamos dizer o mesmo em relação aos seus filmes, mas enfim isso é algo para outra altura.

american-vandal-netflix
Detalhes da investigação minuciosa levada a cabo por Peter.


O melhor: Um pseudodocumentário inteligente e divertido, é preciso pedir mais?

O menos bom: Talvez um pouco repetitivo, mas nada que me tivesse incomodado realmente.

Comentários