Whisper of the Heart (O Sussurro do Coração) | Opinião Animes

Poster-anime-O-Sussuro-do-Coração
Poster do filme O Sussurro do Coração.

Título original: Mimi Wo Sumaseba
Realizador: Yoshifumi Kondo
Roteirista: Hayao Miyazaki
País: Japão
Ano: 1995
Género: Drama, Romance
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0113824/


Sinopse:
Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

Seiji Amasawa e Shizuku, os protagonistas de O Sussurro do Coração.

Opinião:

O Sussurro do Coração trás-nos uma bela história de amor, mas trata muito mais do que isso. Shizuku é uma menina apaixonada por livros que sonha secretamente vir a tornar-se escritora, mas ela não sabe muito bem qual o rumo a tomar na sua vida. Durante o verão, ela decide ler vinte livros e descobre, por acaso, que um outro rapaz chamado Seiji Amasawa requisitou os mesmos livros antes dela e isso aguça a sua curiosidade. Nessa mesma altura, ela conhece um rapaz da sua escola com quem ela antipatiza à primeira vista. A partir destes dois acontecimentos na vida desta menina indecisa começa a história deste grande filme de animação dos famosos estúdios Ghibli.

imagem-anime-O-Sussurro-do-Coração
Shizuku com a sua melhor amiga Yuko.


O maior fascínio que este filme exerce sobre mim tem a ver com com a viagem interior de Shizuku para descobrir qual o propósito da sua vida, mas como grande ponto negativo tenho a apontar que a jovem só se dedicou tão afincadamente a este objetivo, após encontrar Seiji, o que acaba por se tornar um pouco machista do meu ponto de vista. Seria mesmo necessário que surgisse um interesse romântico na vida da protagonista para que ela se esforçasse para descobrir qual a sua verdadeira vocação e o caminho a tomar para segui-la?

Gif-anime-O-Sussurro-do-Coração
O belo momento que marca a mudança no relacionamento de Seiji e Shizuku.

A primeira coisa que me encantou neste filme foi a sua banda sonora que nos conduz ao longo da história de um modo sonhador e romântico, tal como a personalidade da protagonista. Outro ponto maravilhoso foram os cenários de O Sussurro do Coração, que mesmo para uma animação feita em 1995 ainda hoje estão soberbos e são de uma beleza e qualidade deslumbrantes que me fizeram lembrar os cenários de Howl's Moving Castle, também criado pelos estúdios Ghibli, mas já em 2004.


Imagem-anime-O-Sussurro-do-Coração

Imagem-anime-O-Sussurro-do-Coração
Os cenários são um dos pontos mais forte deste anime.

A relação entre Shizuku e a sua família, principalmente com a sua irmã mais velha, também está muito bem explorada, aliás se há algo que não podemos culpar o realizador deste filme é de não ter desenvolvido a protagonista que evolui de forma notável ao longo da história e consegue se orientar rumo ao futuro.

Shizuku e Seiji são duas personagens talentosas e que se encontram naquela fase tão crítica da vida que é decidir o que farão para o resto das suas vidas. Shizuku quer ser tornar escritora e Seji quer construir violinos, ambos terão que lutar para conseguir alcançar os seus sonhos, só que a partir de agora não estarão sozinhos, terão um ao outro para se motivarem mutuamente.

Gif-anime-O-Sussurro-do-Coração
Shizuku quer se tornar escritora para poder criar histórias tão mágicas como aquelas dos livros que lê.
Gif-anime-O-Sussurro-do-Coração
Seiji quer se tornar num grande construtor de violinos e para isso ambiciona apreender tudo o que pode em Itália.

Um grande filme que passa uma grande mensagem e que, por isso, foi para mim um filme especial e que ficará guardado no meu coração.

Imagem-anime-O-Sussurro-do-Coração
Shizuku com o avô de Seiji que lhe dá conselhos valiosíssimos e o gato Moon, o principal catalisador de toda a história.


O melhor: A banda sonora e os cenários de alta qualidade a que os famosos estúdios Ghibli têm vindo a nos habituar desde a sua criação em 1985.

O menos bom: No início parece passar uma mensagem machista, dando a entender que a Shizuku só se esforçou para ser escritora por causa de poder estar à altura de Seiji, que se esforça como louco para ser um grande criador de violinos. Mas prefiro pensar que ele foi apenas "um abre olhos" para ela.

Comentários

  1. Eu acredito que o filme quis mostrar que podemos nos esforçar e evoluir mais quando nos inspiramos até mesmo em alguém. Dizem que mudamos quando nos apaixonamos (independente do sexo) Talvez o filme quis colocar um desses motivos para o esforço de Shizuku.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, provavelmente, a interpretação correta para o filme. Gostei muito de "Whisper of the Heart", mas não consegui apreciar o filme a 100% pela inspiração da protagonista ter sido apenas essa...

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!