The Girl Who Leapt Through Time | Opinião Animes

 

Poster anime The Girl Who Leapt Through Time
Poster do filme The Girl Who Leapt Through Time.

Título original: Toki o Kakeru Shoujo
Realizador: Mamoru Hosoda
País: Japão
Ano: 2006
Género: Drama, Fição Científica

Sinopse:
Este anime segue as aventuras de uma estudante de liceu, aparentemente normal, que descobre que tem a capacidade de viajar no tempo. (Fonte: Netflix)
Anime The Girl Who Leapt Through Time
A protagonista Makoto Konno com Chiaki Mamiya ao fundo de costas.

Opinião:

The Girl Who Leapt Through Time é um anime de 2006, da autoria do Mamoru Hosoda que eu começo a considerar um génio na arte de fazer animes, apesar de não ter apreciado particularmente Summer Wars, um dos seus maiores sucessos depois de The Girl Who Leapt Through Time.

Eu já tinha tido a oportunidade de assistir a este filme à alguns anos, mas já não me lembrava da maior parte do seu enredo, considero ainda que assisti a este filme agora com mais maturidade do que antes e posso dizer que finalmente compreendi o seu enredo e aceito o seu final como a única conclusão possível. O que é uma grande mudança, pois da primeira vez que vi o filme o seu final fez-me imensa confusão e alguma revolta.


Makoto Kono Anime The Girl Who Leapt Through Time
Makoto Konno

Este filme desenvolve-se à volta de um acidente que leva a que Makoto descubra ter a capacidade de recuar no tempo. A partir daqui ela iniciará uma série de viagens temporais com motivos mais ou menos egoístas e que acabarão por afetar todas as pessoas à sua volta.

Estamos perante um filme muito inteligente que aborda o tema já batido das viagens temporais de modo maduro e realista. A personalidade infantil, mas inocente da Makoto leva a que ela utilize que seu novo "poder" para corrigir pequenas situações que vão ocorrendo. mas é claro que muitas vezes ela acaba por piorar a situação.

Makoto, Chiaki e Kosuke Anime The Girl Who Leapt Through Time
Makoto com Chiaki e Kosuke.

Chiaki e Kosuke são os melhores amigos de Makoto, com quem ela passa os dias jogar beisebol. Chiaki é um aluno que chegou à escola no início do ano letivo, mas que rapidamente se integrou no grupo, é um rapaz descontraído, amante de beisebol e que chega sempre atrasado à escola, tal como Makoto. Kosuke é o responsável do grupo, é simpático com toda a gente, chega sempre a horas, tem notas muito boas e sonha ser médico. A amizade entre estes três é provavelmente aquilo que torna este anime tão encantador.


Makoto e Chiaki Anime The Girl Who Leapt Through Time
Chiaki e Makoto.

Outro ponto positivo tem a ver com a grande reviravolta que decorre durante a história. Dos filmes que vi anteriormente deste autor, Summer Wars e Wolf Children, este será aquele que mais me surpreendeu pela originalidade da história e pelo enredo bem desenvolvido, não que os outros dois filmes não tenham assuntos originais e não nos surpreendam cada um à sua maneira, mas porque este anime conseguiu desenvolver melhor os seus personagens do que Summer Wars e teve muito mais ação do que Wolf Children. Daí este seja o meu filme preferido de Mamoru Hosoda, por enquanto.


Cena Anime The Girl Who Leapt Through Time
A tia de Makoto que trabalha no museu é personagem mais misteriosa do anime.

O desenrolar dos acontecimentos foi bastante interessante e ao longo do anime conseguimos sentir aquilo que Makoto está a sentir e acho que nesse ponto esteve a genialidade do seu autor.


Makoto Anime The Girl Who Leapt Through Time
Makoto num dos seus famosos saltos...


O melhor: A relação entre Makoto, Chiaki e Kosuke.

O menos bom: Já aceitei o final do filme, mas gostava que houvesse uma continuação para sabermos mais sobre isto das viagens no tempo.


Comentários