Wolf Children | Opinião Animes

Poster Anime Wolf Children
Poster do anime Wolf Children.

Título original: Ookami Kodomo no Ame to Yuki
Realizador: Mamoru Hosoda
País: Japão
Ano: 2012
Género: Drama, Familiar
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt2140203/


Sinopse:
O tema deste filme é o amor entre pais e filhos. A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, daquela forma intensa vista nos contos de fadas, por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo — A mais velha, Yuki (neve), nasceu em um dia em que nevava, e Ame (chuva), o mais novo, nasceu num dia chuvoso. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência de “crianças lobo”, mas, quando o lobisomem morre de repente, Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.


Hana-anime-Wolf-Children
Hana, a protagonista de Wolf Children, que luta para criar duas crianças únicas.


Opinião:

E eis que do mesmo realizador de Summer Wars, Mamoru Hosoda, surge alguns anos mais tarde Wolf Children, uma verdadeira obra prima dos animes.

Wolf Children narra a difícil, mas muito recompensadora viagem de uma mãe na educação de duas crianças muito especiais, Ame e Yuki, cujos nomes significam, respetivamente, chuva e neve. Os filhos de Hana são filhos desta e de um lobisomem, por quem ela se apaixonou perdidamente quando estava na Universidade.

Imagem anime Wolf Children
Hana e o pai dos seus filhos.

A morte prematura do pai dos seus filhos coloca a ainda muito jovem Hana com um enorme desgosto e em sérios apuros para se sustentar a ela e aos filhos  e, ao mesmo tempo, esconder as características não-humanas das suas crianças.

Imagem anime Wolf Children
A luta de Hana para criar duas crianças lobo...

É numa tentativa de dar aos filhos mais espaço para crescerem em liberdade que Hana vai com eles para uma casa isolada na montanha. Aí tanto ela como as crianças aprendem valiosas lições de vida. Mas para Yuki, a menina rebelde e tagarela, e Ame, o menino sensível e medroso, esta será a viagem que determinará qual o caminho que irão seguir para o futuro e, por mais penoso que seja, Hana terá que deixar os filhos fazerem as suas próprias escolhas como todas as mães do mundo real.

Imagem anime Wolf Children
Hana com os filhos.

Uma história poderosa sobre o amor incondicional de uma mãe para criar dois filhos muito diferentes e que nunca desiste por maiores que sejam as suas dificuldades. Ame e Yuki não podiam ter tido uma mãe melhor e mais lutadora.

Este é um filme simples e ao mesmo tempo de uma beleza tão poderosa. Ultimamente tenho assistido a grandes obras deste tipo, mas Wolf Children é sem dúvida um dos melhores e mais belos animes que assisti nos últimos tempos.

Imagem anime Wolf Children
Um belo momento familiar.

Todo o cenário do filme está muito bem conseguido, desde o ambiente citadino povoado e, ao mesmo tempo, claustrofóbico ao ambiente rural cheio de luz, cores e, ao mesmo tempo, silencioso.

De todas as personagens, Hana e Yuki são para mim especiais. Hana como já disse pela sua coragem e amor incondicional pelos filhos e Yuki (no principio ela irritava-me por ser tão mimada) pelos seus esforços para aceite pelas colegas de escola. Ame também foi uma personagem especial, sendo que o menino do início do filme cresceu mais do que qualquer outra personagem... Mas não digo mais por causa dos spoilers.

Gif anime Wolf Children
Yuki e Ame.

Enfim, um grande filme que passa uma mensagem lindíssima de um modo completamente único. Além disso Wolf Children pode ser considerado uma homenagem a todas as mães guerreiras que lutam para criar os filhos num mundo cada vez mais hostil.

Imagem anime Wolf Children
E chegou o Inverno.

O melhor: Ver como Hana consegue criar duas crianças diferentes e ver como elas seguem os seus próprios caminhos.

O menos bom: Achei a mudança de personalidade de Ame um pouco brusca, mas talvez seja só impressão minha.

Comentários