Tomb Raider: A Origem | Opinião Filmes

Poster-filme-Tomb-Raider-A-Origem
Poster do filme Tomb Raider: A Origem.

Título original: Tomb Raider
Realizador: Roar Uthaug
País: EUA
Ano: 2018
Género: Ação, Aventura
Elenco: Alicia Vikander, Daniel Wu, Dominic West, Walton Goggins, Kristin Scott Thomas, Derek Jacobi, Alexandre Willaume, Tamer Burjaq, Adrian Collins, Keennam Arrison, Andrian Mazive, Milton Schorr, Hannah John-Kamen
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1365519/


Sinopse:
Lara Croft é a independente filha de um aventureiro excêntrico que desapareceu anos antes. Com a esperança de resolver o mistério do desaparecimento de seu pai, Lara embarca em uma perigosa jornada para o seu último destino conhecido - um túmulo lendário em uma ilha mítica que pode estar em algum lugar ao largo da costa do Japão. As apostas não podiam ser maiores, pois Lara deve confiar em sua mente aguda, fé cega e espírito teimoso para se aventurar no desconhecido.
 
Poster-filme-Tomb-Raider-A-Origem
Alicia Vikander interpreta a lendária Lara Croft.
 
Opinião:
Alicia Vikander interpreta pela primeira vez o papel da lendária heroína Lara Croft. Eu, que praticamente cresci a jogar Tomb Raider no papel de Lara Croft, aguardava com expectativa esta nova adaptação ao cinema das aventuras de Miss Lara. Ao contrário da maioria das pessoas, eu não sou fã da Angelina Jolie e o ar artificial de boneca insuflável que ela conferiu aos filmes anteriores da franquia não me cativou propriamente, pois isso é algo que cativará certamente mais ao público masculino.

Nesta nova adaptação, Vikander interpreta uma Lara mais jovem e inexperiente, a dar os primeiros passos como a lendária exploradora Lara Croft. Sendo assim não concordo com as críticas que apontam esta nova Lara como um saco de pancada que se recupera facilmente das lesões, primeiro, percebemos que ela tem treinado a sua resistência física e que possui agilidade e rapidez, características que ela usa em seu proveito e que certamente irá aperfeiçoar para que nos próximos filmes possamos testemunhar o seu amadurecimento enquanto exploradora de artefactos raros.


Alicia-Vikander-filme-Tomb-Raider-A-Origem
Alicia Vikander interpreta uma Lara Croft mais jovem e inexperiente.

O maior mistério do filme prende-se com o desaparecimento do pai de Lara, isto quando ela era apenas uma adolescente. A jovem não sabe o que aconteceu ao pai e não aceita a morte deste, tendo vivido por conta própria, renunciando à enorme fortuna do pai, como estafeta nas ruas de Londres. Contudo, ela terá que tomar posse das empresas e dos bens do pai para que estes não sejam vendidos, quando está prestes a assinar os papeis, ela recebe uma pista sobre o paradeiro do pai desaparecido e parte numa aventura que irá definir o início de uma lenda.

Um ponto que eu sempre verifiquei em relação aos jogos Tomb Raider foi a excessiva sexualização da heroína dos jogos e quando fizeram as primeiras adaptações para o cinema continuaram com essa onda, sendo Angelina Jolie, na altura, o máximo expoente da mulher sex symbol, nesta nova adaptação, tal como no jogo no qual o filme foi baseado, há a preocupação em tornar Lara Croft mais humana, mais real e com várias falhas e isso é o ponto mais positivo deste novo filme de Tomb Raider, criar uma Lara Croft com a qual nos podemos identificar mais facilmente.

O amadurecimento psicológico da personagem ao longo do filme é também bastante palpável, se bem que o mistério em relação ao seu pai e à Rainha japonesa Himiko podia ter sido muito mais desenvolvido. Aguardo com expetativa os novos filmes de Tomb Raider com Alicia Vikander como Lara Croft.


Alicia-Vikander-filme-Tomb-Raider-A-Origem
Lara Croft tenta abrir a entrada para  o túmulo da Rainha Himiko.

Para além de Alicia Vikander que para mim está muito bem como Lara Croft, Daniel Wu foi uma grande surpresa, pois não contava com a sua participação neste filme, o protagonista de Into the Badlands dá um ar da sua graça, mas a sua personagem foi demasiado secundária para testemunharmos o seu enorme talento.


Daniel-Wu e-Alicia-Vikander-filme-Tomb-Raider-A-Origem
Lu Ren (Daniel Wu) e Lara Croft (Alicia Vikander).

O melhor: As cenas de ação de tirar o folgo e que nos fazem lembrar o jogo.

O menos bom: O mistério referente à Rainha japonesa Himiko podia ter sido muito mais explorado do que aquilo que realmente foi.

Comentários