Os Deuses do Egito, Alex Proyas | Opinião Filmes

Poster-filme-Os-Deuses-do-Egito
Poster do filme Os Deuses do Egito.

Título original: Gods of Egypt
Realizador: Alex Proyas
País: EUA, Austrália
Ano: 2016
Género: Ação, Aventura, Fantasia
Elenco: Brenton Thwaites, Gerad Butler, Nikolaj Coster-Waldau, Elodie Yung, John Samaha, Courtney Eaton, Paula Arundell, Alia Seror-O'Neil, Emily Wheaton, Rachael Blake, Bryan Brown, Michael-Anthony Taylor, Emma Booth, Felix Williamson, Chadwick Boseman
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt2404233/



Sinopse:
A sobrevivência da humanidade se vê ameaçada quando Set, o impiedoso deus das trevas, apodera-se do trono do Egito e transforma o próspero Império num caos. Na esperança de salvar o mundo e resgatar o eu verdadeiro amor, um mortal chamado Bek forma uma improvável aliança com o poderoso deus Horus. Sua batalha contra Set e seus escudeiros atravessa o além e os céus para um confronto épico.

Elenco-principal-do-filme-Os-Deuses-do-Egito
Elenco principal de Os Deuses do Egito.

Opinião:

Sabem aquele tipo de filme tão cliché e idiota, mas que não conseguem deixar de ver? Este filme teve esse efeito em mim. Com um caché obviamente milionário, mas com uns efeitos especiais de péssima qualidade, Os Deuses do Egito é aquele tipo de filme que tem tudo para ser um blockbuster de sucesso à escala mundial, mas tudo falha redondamente desse os atores escalados, apesar de estarem grandes atores nas fileiras deste filme como Gerad Butler, os efeitos especiais, o enredo, os diálogos, a fotografia, tudo falha. Todavia, este filme exerce um certo encantamento sobre o espetador e a curiosidade leva a melhor sobre nós. Não pretendendo ser um sucesso de crítica, este filme é entretenimento garantido para todos os fãs de ação, aventura e mitologia egípcia.

Gerad-Butler-e-Bryan-Brown-filme-Os-Deuses-do-Egito
Gerad Butler interpreta o vingativo Deus das Trevas, Set e Bryan Brown é o seu irmão, o Deus Osiris.

A história do filme é bastante intrincada, quando o deus Horus preparava-se para suceder ao pai Osiris no trono do prospero Império do Egito, o seu tio, o poderoso e vingativo deus Set, também conhecido por Deus da Trevas, intervém e matando o próprio irmão, toma o trono do Egito para si, exilando um Horus cego e destituído dos seus poderes, subjugando os deuses e escravizando os humanos, lança a pobreza e a desgraça sobre todo o Egito. Mas eis que surge um herói improvável, Bek, um ladrão humano que forma uma aliança improvável com Horus e ambos partem numa aventura com vista a recuperar o trono do Egito.

Cena-do-filme-Os-Deuses-do-Egito
Bek é o heroi improvável que se envolve nesta missão por amor.

Como podem ver este filme até que prometia para os fãs da mitologia egípcia, contudo, as coisas tornaram-se demasiado rocambolescas ao longo do filme. Primeiro, porque raio os deuses são retratados como gigantes em relação aos humanos? Os seus poderes e longa vida (podem viver mil anos) não seriam suficientes para elucidar a sua superioridade em relação aos humanos? Segundo, sangue dourado, a sério? Está bem que o filme parece ser todo em tons dourados, o que até exerce uma espécie de ambientação para o Egito antigo, mas os deuses precisavam de ter sangue dourado? Não me parece... Apesar disso, eu até que gostei bastante do filme, não pela sua qualidade como é óbvio, mas por tudo o resto, pelos figurinos, pelos cenários, pela fotografia e por incluir os deuses egípcios.

Cena-do-filme-Os-Deuses-do-Egito
Um exemplo do exagero desta obra que em certas alturas chegava a ser caricata.

Como já disse acima, alguns dos figurinos deste filme são deslumbrantes, como por exemplo o guarda-roupa sedutor da Deusa do Amor, Hator e o guarda-roupa elegante e pormenorizado da Deusa Nefertiti, a ex-esposa de Set.

Cena-do-filme-Os-Deuses-do-Egito
Elodie Yung é a Deusa Hator.

Cena-do-filme-Os-Deuses-do-Egito
Emma Booth é a Deusa Nefertiti

Este filme foi extremamente criticado por não possuir um único ator egípcio no seu elenco, isto sendo um filme passado no Egito e sobre os Deuses egípcios, como eles conseguiram fazer isso tendo no seu elenco atores de variadíssimas nacionalidades como australiana, dinamarquesa, francesa, escocesa, inglesa, norte-americana, entre outras, é obra... Críticas à parte este é um filme bom para nos divertir, só não assistam a Deuses do Egito com muitas expetativas, pois elas serão certamente desfraldadas.


Poster-filme-Os-Deuses-do-Egito
Gerad Butler e Nikolaj Coster-Waldau (Game of Thrones) estão em lados opostos neste filme.


O melhor: Os cenários, o guarda-roupa e a fotografia.

O menos bom: Tudo o resto.

Comentários

  1. Um filme improvável! O filme é incontestavelmente ruim. O roteiro não inova em nada, está cheio de clichês, utiliza muitas soluções extremamente convenientes e é demasiado expositivo em alguns momentos. Os efeitos especiais são extremamente mal feitos, mesmo uma pessoa leiga verá que eles não são convincentes. As atuações também estão bem fracas, nem mesmo o Gerard Butler (ator do óptimo Tempestade: Planeta em Fúria) se salva. Mas, apesar disso tudo, eu não consigo dizer que não gostei do filme. É tudo tão absurdo que eu não conseguia parar de rir. E como não rir?! As cores em geral são extremamente exageradas e brilhantes, mas com destaque especial para o dourado, que compõe quase que a totalidade do cenário (inclusive o sangue dos deuses). Algumas cenas de luta combinam slowmotion e 360° em volta dos combatentes. E o diretor, Alex Proyas (Cidade Das Sombras), não teve medo de representar os elementos da mitologia egípcia de forma fantástica, ele definitivamente não se preocupa que esse universo pareça crível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais nada, obrigada pelo seu comentário.
      A sua opinião do filme é muito semelhante à minha. Este filme é tão mau e ao mesmo tempo tão ridículo que apesar de tudo se torna divertido e viciante de assistir.

      Eliminar
  2. Filme maravilhoso e fantasioso do jeito que eu gosto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!