The Rain, Netflix | Opinião Séries


Poster da série The Rain
Poster da série The Rain.

Título original: The Rain
Realizador: Kenneth Kainz, Natasha Arthy
País: Dinamarca
Ano: 2018
Género: Fição Científica, Thriller
Elenco: Alba August, Lucas Tonnesen, Mikkel Boe Folsgaard, Lukas Lokken, Jessica Dinnage, Angela Bundalovic, Johannes Kuhnke, Sonny Lindberg



Sinopse:
Seis anos após um vírus ter dizimado a maior parte da população escandinava, dois irmãos juntam-se a um grupo de sobreviventes em busca de segurança e de respostas. (Fonte: Netflix)

Alba-August-The-Rain
Alba August é a competente protagonista de The Rain.

Opinião:

The Rain é uma série dinamarquesa de cenário pós-apocalíptico, cuja a premissa me fascina imenso, mas cujo desenrolar da história aproximou-a cada vez mais de Resident Evil, uma das minhas séries de vídeo-jogos favoritas de sempre. Só que em The Rain, o vírus que contamina as pessoas não as transforma em Zombies assassinos, faz antes com que elas entrem em convulsão e morram em segundos, e em vez da poderosa Umbrela Corporation temos a aqui a igualmente poderosa e manipuladora Apollon. Portanto, para mim The Rain apenas se destaca nos aspetos em que se afasta de Resident Evil (nos primeiros episódios), de resto tudo acaba por me soar demasiado familiar e consequentemente desconfortável, principalmente, no final.

Cena-série-The-Rain
O efeito do vírus...

A história gira em torno de dois irmãos, Simone e Rasmus, que são deixados sozinhos, pelo pai, um cientista que trabalha para a Apollon, num bunker construído por esta antes de espalhar um poderoso vírus sobre os países escandinavos. Esse vírus é disseminado pela chuva, daí o nome profético da série, The Rain. O pai deles prometeu voltar para vir buscá-los, mas a verdade é que decorrem seis anos e os jovens permanecem sozinhos, até que esgotadas as suas reservas de comida, Simone aventura-se a sair para o exterior... E é aqui que a aventura começa, mas é também a partir daqui que a história vai ficando progressivamente mais desinteressante.

Cena-série-The-Rain
Rasmus e Simone ficam sozinhos num bunker durante seis anos.

Simone vai se cruzar com um pequeno grupo de sobreviventes, literalmente, esfomeados que a sequestram e ao irmão para que ela os leve até outro bunker com comida, mas cada um desses sobreviventes tem a sua própria história e nesse ponto a série segue num ritmo interessante à medida que vamos sabendo um pouco mais sobre o líder Martin, a sedutora Beatrice, a religiosa Lea, o egoísta Jean e o rebelde Patrick. Todavia, não acabam por explorar completamente a história daquela que achei uma das personagens mais complexas do grupo que é a Beatrice. Neste ponto a série parece convergir para o estilo de The Walking Dead, isto é uma série sobre um grupo de pessoas que procura sobreviver num mundo destruído e cujos seus principais inimigos são os outros sobreviventes que se tornaram seres primitivos sem qualquer respeito pelo outro, apenas focados na sua própria sobrevivência. Mas o desfecho de The Rain é sem dúvida Resident Evil...

Elenco-série-The-Rain
O grupo de sobreviventes (da esquerda para a direita): Lea, Simone, Rasmus, Martin, Jean, Patrik e Beatrice.

Quero ressaltar que quem não conhece a fundo a história de Resident Evil não vai entender a minha desilusão com esta série. A sério como é que os autores de Resident Evil não acusaram os autores de The Rain de plágio descarado? Houve alguém que assistiu a The Rain e afirmou o seguinte: "The Rain é mais do mesmo na dose certa.". Não sei quanto à dose certa, mas lá que é mais do mesmo é.

Cenário-série-The-Rain
O cenário pós-apocalíptico está muito bem conseguido.

Contudo, peço que para não encararem esta opinião como excessivamente dura e negativa, uma vez que The Rain é uma série de qualidade com bons cenários, boas personagens, interpretadas por atores competentes e um enredo de grande qualidade. Não vou dizer que não estou curiosa com a segunda temporada já confirmada pela Netflix. O único ponto negativo são mesmo as semelhanças com Resident Evil... E vou parar por aqui, porque sinto que estou-me repetir imenso com esta opinião.

Lucas-Lynggard Tonnesen-série-The-Rain
Rasmus é um personagem extremamente importante para o futuro da série...

O melhor: Os seus episódios iniciais, pelo mistério e suspense que nos compele a assistir a esta série com entusiasmo.
O menos bom: As semelhanças mais do que óbvias com a série Resident Evil, apesar de terem tentado disfarçar com um toque de The Walking Dead.

Comentários