TOP 7 - Semelhanças entre Resident Evil e The Rain

Poster-Resident-Evil-e-The-Rain

Quando estava a escrever o meu artigo de opinião sobre a última série que assisti na Netflix, The Rain, não pude deixar de a comprar constantemente a Resident Evil. Assim sendo, decidi elaborar um Top 7 com as principais semelhanças que encontrei entre estas duas obras.

Para quem não conhece a série Resident Evil, esta começou por ser uma grande série de vídeo-jogos de terror e ficção científica para Playstation, cujo primeiro jogo foi lançado originalmente em 1996, criados pela companhia japonesa Capcom, ganhando depois uma bem sucedida (em termos de bilheteira pelo menos) saga de filmes, protagonizados pela deslumbrante Milla Jovovich. Primeiro, fui uma grande fã dos vídeo-jogos, mais tarde assisti a todos os filmes da saga com uma espécie de deslumbramento cego. A qualidade dos filmes pode ter decrescido ao longo do tempo, mas todos eles acrescentaram algo de novo à série e valem milhões nem que seja pelos efeitos especiais de ponta.

The Rain é uma das últimas jóias da coroa da Netflix, uma série dinamarquesa de fição científica que conta ainda com uma única temporada de oito episódios, que conquistou uma legião de fãs em pouco tempo (foi lançada apenas em maio passado) e cuja segunda temporada já está mais do que confirmada.

É inegável que os criadores de The Rain foram beber inspiração à série Resident Evil, o que não quer dizer que seja mau. Para esclarecer a minha afirmação, segue abaixo o meu Top 7 - Semelhanças entre Resident Evil e The Rain:




1- Umbrella Corporation vs Apollon

Logótipo da poderosa Umbrella Corporation (Resident Evil).

Umbrella Corporation é, aparentemente, uma organização farmacêutica que faz parte do enredo de Resident Evil, mas que na realidade cria armas biológicas e é a responsável por criar e lançar o T-Vírus no mundo, primeiro na cidade de Raccoon City, depois este acaba por alastrar por todo o mundo.

O objetivo da Umbrella é controlar uma arma biológica (T-Vírus) que pode ser usada em guerras para, inclusive, conquistar países que lhe irá render milhões. Mas as coisas saem do controlo e nem os experientes cientistas da Umbrella conseguem controlar os efeitos imprevisíveis do vírus que transforma as pessoas em Zumbis assassinos e que ao longo do tempo mostra uma enorme capacidade de adaptação se transmutando em várias estripes cada vez mais perigosas, contagiosas e de efeitos imprevisíveis.

Instalações da Apollon (The Rain).

Apollon é uma empresa que faz parte do universo da série The Rain, provavelmente, também uma indústria farmacêutica ou cuja origem inicial deve ter sido essa, que também cria um vírus que lança nos países escandinavos, utilizando a chuva como veículo de disseminação. Se esse vírus vai ou não alastrar ao restante do mundo é ainda desconhecido, uma vez que a história da série ainda está ainda muito no início, com a estreia da segunda temporada agendada apenas para 2019. O objetivo da Apollon é também usar o vírus que criou como arma biológica utilizando a chuva como veículo de disseminação. Esse vírus é portanto uma arma poderosa que poderá render milhões de euros à empresa. Como mostrado no final da série, a própria Apollon não faz ideia das possíveis mutações porque o vírus que criou pode sofrer, inclusive, o facto do vírus implantado no organismo de Rasmus tê-lo transformado num portador ativo, isto é, não ficando doente ele pode infetar todas as outras pessoas por contacto com o seu sangue.

Concluindo, Umbrella Corporation e Apollon são duas empresas extremamente poderosas, cuja finalidade é criar armas biológicas e que criam um vírus que lançam de modo inconsequente no mundo julgando que têm a capacidade para controlar a sua disseminação, mas cujos efeitos imprevisíveis desse mesmo vírus acabam por os apanhar de surpresa. Ambas as empresas gerem-se pela ganância e são as grandes vilãs das suas respetivas séries, perdendo o controlo da situação ao longo do tempo.



2- Raccoon City vs Países Escandinavos

Raccoon City é identificada como o local onde foi criada a Umbrella Corporation (Resident Evil).

Raccoon City é uma cidade de média dimensão situada algures numa região montanhosa dos Estados Unidos da América e que, infelizmente, é afetada por um vírus que torna os seus habitantes em Zumbis mutantes. E que é completamente destruída, primeiro pelo T-Vírus, depois é bombardeada numa tentativa vã de conter o foco de infeção. Todas as entradas e saídas da cidade são seladas, não sendo permitido a ninguém entrar expeto as forças governamentais e os mercenários contratados pela Umbrella.

A Apollon lança o vírus que criou/descobriu através da chuva nos países encandinavos (The Rain).

A poderosa Apollon utilizou a chuva para lançar um vírus poderoso nos países escandinavos. É construído um muro que impede que os sobreviventes desses países consigam fugir e assim conter o foco de infeção. Ninguém passa pelo muro gigante que foi erguido para separar os países escandinavos, destruídos pelo vírus, do resto do mundo a não ser os mercenários contratados pela Apollon e mesmo esses são impedidos de voltar atrás pela injeção de microcápsulas com o vírus no seu organismo que vão detonar caso eles tentem a fuga.

Concluindo, em ambas as séries os sobreviventes estão presos no interior do epicentro do contágio e impedidos de sair como forma de evitar que o contágio do vírus alastre para o exterior. Tanto Raccoon City como os países escandinavos são o local onde foi lançado o vírus e os primeiros locais a ser afetados e destruídos.



3- Protagonistas ligados às organizações responsáveis pela disseminação do vírus 

Alice-filme-Resident-Evil-O-Hospedeiro-Maldito
A bela Milla Jovovichi interpreta Alice, a protagonista de Resident Evil que anteriormente trabalhava para a Umbrella Corporation.

A personagem Alice não faz parte da série de vídeo-jogos Resident Evil, tendo sido criada exclusivamente para protagonizar a saga de filmes. Alice é uma mulher de ação que trabalhava anteriormente para a Umbrella Corporation como guarda-costas de um dos seus complexos laboratoriais. No entanto, no primeiro filme da saga o vírus é inadvertidamente liberado e Alice está a guardar o local, sendo uma das primeiras pessoas a entrar em contato com o T-Vírus e a conhecer os seus efeitos devastadores e extremamente contagiosos nos hospedeiros. Ela consegue sobreviver, contudo, a Umbrella utiliza-a para realizar experiências genéticas, quando ela acorda no hospital de Raccoon City, a cidade já está praticamente destruída só lhe restando fugir e aprender a lidar com os efeitos do vírus no seu organismo que curiosamente não a transforma em zumbi e lhe dão super-poderes especiais que poderão ser extremamente úteis para a sua sobrevivência neste novo mundo, mas também uma maldição.

Rasmus-e-Simone-série-The-Rain
Rasmus e Simone são filhos de um dos cientistas da Apollon responsáveis por lançar o vírus nos países escandinavos.

Simone e o seu irmão Rasmus são filhos de um dos cientistas principais da Apollon. Simone pode não ser uma mulher de ação como a Alice em Resident Evil, mas ela está ligada à Apollon através do seu pai, um dos principais cientistas da empresa. O irmão de Simone, Rasmus foi infetado com o vírus quando ainda era uma criança pequena. Ele estava muito doente e essa pode ter sido uma última tentativa desesperada do seu pai para o salvar. O vírus não matou Rasmus, pelo contrário moldou-se ao seu organismo e alojou-se no seu cérebro e medula espinhal. Ele se tornou imune ao vírus, mas com o tempo o vírus acabou por sofrer uma mutação e não o afetando, acaba por o tornar extremamente contagioso para os outros. Simone e Rasmus passam seis anos escondidos num bunker construído pela Apollon e quando saem para o exterior a Dinamarca (país onde vivem) está já completamente destruída pelo vírus.

Concluindo, Simone e Rasmus são um pouco semelhantes a Alice, ou seja ambos estão ligados à Apollon, tal como Alice estava ligada à Umbrella, e Rasmus, tal como Alice está infetada pelo T-Vírus que se moldou ao seu DNA, tem o vírus moldado ao seu sistema nervoso central.



4- Vírus mutante

O principal problema no controlo dos vírus é a sua adaptabilidade. Tanto em Resident Evil como em The Rain, o vírus liberado sofre mutações. Enquanto em Resident Evil essas mutações foram múltiplas e variadas, em The Rain ainda é cedo para dizer, mas mesmo que os criadores da série não sigam nesse sentido, o vírus liberado pela Apollon já sofreu uma mutação crucial para a sua disseminação e que irá seriamente prejudicar as hipóteses da Apollon para criar um anti-vírus como pretendem.

Cena-série-The-Rain
Em The Rain o vírus lançado pela Apollon mata as pessoas em segundos após entrarem em consulsões violentas.

Cena-filme-Resident-Evil
Em Resident Evil o T-Vírus transforma as pessoas em zumbis assassinos, mas com o tempo o vírus irá criar monstros cada vez mais poderosos e monstruosos.



5- Mercenários

Tanto a Umbrella Corporation quanto a Apollon utilizam os serviços de mercenários para realizar o seu "trabalho sujo".

Cena-filme-Resident-Evil
Mercenários que trabalham para a Umbrella Corporation.

Cena-série-The-Rain
Jacob Lohmann é um dos mercenários da Apollon conhecidos como "Forasteiros" pelos sobreviventes de The Rain.



6- Sobrevivência

Tanto em Resident Evil como em The Rain é imperativo para um pequeno grupo de pessoas conseguir sobreviver num local destruído, onde um perigoso vírus, extremamente contagioso, infetou quase toda a população.

Cena-filme-Resident-Evil
Grupo de sobreviventes em Resident Evil 6. À exceção de Alice a maioria das outras personagens que figuram nos filmes fazem parte dos vídeo-jogos.

Cena-série-The-Rain
Grupo de sobreviventes em The Rain.



7- Cenários Pós-apocalíticos

Os cenários pós-apocalíticos de ambas as séries estão muito bem conseguidos e são extremamente fascinantes para os fãs do género como eu. Mas enquanto Resident Evil teve um orçamento milionário para criar esses cenários, os produtores de The Rain não tendo um caché exorbitante conseguiram fazer um excelente trabalho.

Comentários

  1. Adorei, ainda estou assistindo a série mas as semelhanças realmente são muitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Quando comecei a assistir "The Rain" não pensei que o enredo fosse tão semelhante a "Resident Evil", mas de qualquer maneira gostei da série e estou ansiosa pela segunda temporada.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!