Algo Maravilhoso, Judith McNaught | Opinião Livros

Capa-do-livro-Algo-Maravilhoso-de-Judith-McNaught
Capa do Livro Algo Maravilhoso.

Sinopse:
Alexandra Lawrence tinha a seu favor o facto de ser bem-nascida e… nada mais. Com o seu aspeto e modos arrapazados - sabia disparar uma arma, pescar, e montar a cavalo tão bem como qualquer homem - não era propriamente a noiva perfeita.
Para piorar as coisas, vivia na penúria, o tio era um bêbado e a mãe uma senhora de temperamento irascível. Não, ninguém diria que seria ela a casar com o abastado, mulherengo e arrogante Jordan Townsende, duque de Hawthorne.
Mas a verdade é que, devido a um infeliz mal-entendido, assim foi.
Alexandra é agora duquesa, mas a sua vida é tudo menos calma. Quatro dias após o casamento, o marido desaparece sem deixar rasto. É sozinha que tem de enfrentar a sociedade londrina, que despreza o facto de um dos "seus" aristocratas ter casado com uma campónia ingénua. Quando Jordan finalmente reaparece, Alexandra já perdeu a inocência dos seus dezassete anos, mas aos poucos vai descobrir que, por detrás da fachada gélida do marido, está um homem ternurento, amável e sensual. Tragicamente, Jordan coleccionou demasiados inimigos e é agora um alvo a abater. Caberá a Alexandra salvar a vida do homem que ama. Uma missão impossível não fosse a sua teimosia em acreditar que o futuro lhes reserva… algo maravilhoso.


livro-Algo-Maravilhoso-de-Judith-McNaught

Opinião:

Depois de ler Para Sempre de Judith McNaught, parti com uma certa apreensão para a leitura de Algo Maravilhoso, uma vez que o trato recebido pela protagonista do livro anterior me revoltou, isto apesar de reconhecer o enorme talento da autora, mas as minhas suspeitas acabaram por se revelar infundadas. A protagonista deste livro foi vítima da sua enorme ingenuidade e inocência num mundo cruel e regido por normas extremamente restritas e em que o homem é visto como um ser superior.

O que me fez comprar este livro foi sem dúvida a sinopse que me cativou completamente, mas a história acabou por levar um rumo diferente daquele que eu suponha o que foi algo realmente muito bom. Alexandra Lawrence cresceu numa pobre aldeia rural, onde o avô, um homem erudita criou a neta à sua medida, tornando-a numa mulher culta, extremamente inteligente e perspicaz. O pai só se dignava a aparecer na vida da criança duas vezes por ano, alturas em que era completamente venerado pela mulher e pela filha, no entanto, após a sua morte, ambas descobrem que ele tinha uma vida dupla em Londres, cobrindo a sua família de Londres com todos os luxos e comodidades e relegando a elas à miséria, mas a ambas as suas famílias ele privou de uma herança já que morreu completamente falido. A partir daí caberá a Alexandra a lide da casa e a difícil tarefa de por comida na mesa. Mas apesar das enormes dificuldades por que passa a jovem de dezassete anos, ela acredita que a vida ainda lhe reserva algo maravilhoso.

Jordan é um duque, um dos homens mais ricos da Europa, um homem de uma beleza deslumbrante que combateu na guerra da Península Ibérica e que cresceu perante as infidelidades de ambos os progenitores e sobre as rígidas regras do pai. Jordan é um homem cínico que não acredita no amor e que coleciona as mais belas amantes de Londres, a sua vida irá se cruzar com a vida de Alexandra, uma jovem que é o seu completo oposto, mas cuja inocência e pureza o acabarão por conquistar, isto após esta lhe salvar a vida e em troca ser completamente comprometida por ele, se bem que de modo acidental já que ele a confundiu com um jovem rapaz. Ambos são forçados a casar um com o outro de modo abruto, mas o seu casamento de conveniência sofre um grande revés quando quatro dias após Jordan é raptado e dado como morto. Após um doloroso período de luto e de uma apresentação à alta sociedade algo desastroso, Alexandra finalmente descobre a verdade sobre o carácter do marido e rapidamente vira o jogo em modo de vingança, tornando-se na mulher mais desejável da alta sociedade, perseguida sem trégua pelos seus inúmeros admiradores.

Por seu lado, Jordan é confrontado com o inferno, numa prisão francesa, e aquilo que o mantém vivo são os sonhos que tem com a sua inocente esposa e o desejo de voltar para os seus braços calorosos, contudo, quando finalmente se vê livre desse pesadelo e retorna a Londres encontra uma mulher completamente diferente daquela que deixou para trás. Conseguirá ele recuperar o afeto da sua esposa e provar que já não é o libertino canalha que planeava abandoná-la? Ao mesmo tempo a vida de Jordan está em risco e os suspeitos são as pessoas que ele mais ama.

Algo Maravilhoso tornou-se facilmente num dos meus livros de romance histórico preferidos com uma história envolvente e dois protagonistas carismáticos e de personalidades marcantes. Judith McNaught não me fez esquecer o modo como a Victoria foi tratada em Para Sempre, mas absolveu-se um pouco ao tornar Jordan muito mais meigo e compreensivo do que Jason (nunca lhe vou perdoar aquela noite de núpcias...).


O melhor: Ver o amadurecimento de Alexandra, de menina ingénua em mulher sedutora e ver a mudança de Jordan de libertino canalha num homem completamente apaixonado pela esposa.

O menos bom: Ter que aceitar o excesso de ingenuidade de Alexandra que, por vezes, beirava o ridículo.


Sobre a autora:

Judith McNaught nasceu nos Estados Unidos. Antes de se dedicar inteiramente à escrita, teve uma carreira profissional muito diversificada, tendo sido a primeira mulher a trabalhar como produtora executiva na rádio da CBS. Atualmente, a sua obra é publicada um pouco por todo o mundo e já vendeu mais de 30 milhões de exemplares. Vive em Houston, Estados Unidos.

Comentários

  1. Sinceramente no começo eu estava devorando o livro, absorvendo tudo e amando cada folha lida, agora chegando nas páginas 300... Tô sentindo um nojo muito grande do Jordan querendo mandar nela e tratar ela como objeto sexual pra conquistar ela, que odio mortal não sei nem mais se término

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andressa :)
      Os livros da Judith têm esse problema, o protagonista masculino costuma ter umas atitudes um bocado machistas, mas este nem é o pior que eu conheço. "Para Sempre" foi o romance dela que li antes deste e é um livro que me revoltou profundamente, porque considero aquilo que se passou na noite de núpcias dos protagonistas abuso sexual. Assim "Algo Maravilhoso" não me chocou e até acabei por gostar, o Jordan não é assim tão mau... pelo menos comparado com o protagonista do outro livro.

      Eliminar
  2. Foi um ou o melhor livro desta autora que li tem um lindo final leiam não vão se arrepender

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!