Jurassic World: Fallen Kingdom | Opinião Filmes

Poster-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
Poster internacional do filme Jurassic World: Fallen Kingdom

Título original: Jurassic World: Fallen Kingdom
Realizador: Juan Antonio Bayona
País: EUA
Ano: 2018
Género: Ação, Aventura, Fição Científica
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Rafe Spall, Justice Smith, Daniella Pineda, James Cromwell, Toby Jones, Ted Levine, Jeff Goldblum, BD Wong, Geraldine Chaplin, Isabella Sermon, Robert Emms, Peter Jason, Kevin Layne
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt4881806/


Sinopse:
Owen e Claire retornam à ilha Nublar para salvar os dinossauros restantes de um vulcão que está prestes a entrar em erupção. Eles encontram novas e aterrorizantes raças de dinossauros gigantes ao descobrir uma conspiração que ameaça todo o planeta.


Cena-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom

Opinião:

Como fã da saga Jurassic Park fui assistir com grande expetativa ao mais recente filme da série. Este novo filme tem lugar algum tempo após os acontecimentos que tiveram origem no filme anterior da saga. Chris Prat e Bryce Dallas Howard voltam nos papéis principais, mas o nosso casalinho não está junto, tendo que se reencontrar para uma nova missão que é resgatar alguns dinossauros da ilha onde estes se encontram aprisionados, uma vez que um vulcão entra em erupção e promete levar os dinossauros novamente à extinção. A principal motivação de Owen é encontrar e resgatar Blue, a inteligente raptor que ele criou e treinou e que além disso foi a sua grande salvadora no filme anterior da saga.

Blue-e-Owen-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
O momento em que Owen reencontra a sua querida Blue.

Neste novo filme da saga Jurassic Park que conta já com vinte cinco anos, os dinossauros mudam literalmente de ambiente sendo levados para o nosso mundo, a partir daqui estarão certamente lançadas as bases para novas sequelas.

Cena-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
Algumas espécies de dinossauros são resgatadas da ilha onde se encontravam por um grupo de mercenários.

Em relação ao filme, apesar dos efeitos especiais de ponta e da muito competente e cómica interpretação de Chris Pratt, posso dizer que Fallen Kingdom não me cativou como o filme anterior em que foi dada uma nova roupagem a uma história de algum modo explorada em demasia. Este filme é completamente diferente dos outros e, por essa razão, não me convenceu. Os dinossauros são completamente retirados do seu ambiente e tornam-se menos ameaçadores do que anteriormente e todo o rumo que leva a história é no sentido de os humanizar e desumanizar o Homem que não olha a meios para ganhar lucro fácil à custa das inocentes e indefesas criaturas.

Cena-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
Owen cara a cara com o famoso T-Rex.

Retirados da ilha onde se encontravam isolados depois dos trágicos acontecimentos do filme anterior, os dinossauros são agora transportados para a mansão do homem que originalmente os trouxe ao mundo, Benjamin Lockwood, mas enquanto as nobres intenção do senhor Lockwood são encontrar um refúgio para os dinossauros, o seu herdeiro tem outros planos completamente opostos e os nossos heróis, Owen, Claire e companhia, são atirados para o meio disto tudo. Pelo meio existe uma criança especial que, tal como é de apanágio neste tipo de obras, terá que fugir e aguardar o resgate por parte dos heróis do costume.

Cena-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
Momento tenso em que tentam se esconder do novo protótipo de dinossauro criado em laboratório.

Concluindo, estamos perante um filme cliché e por demais previsível que nos garante bons momentos de ação e efeitos especiais incríveis. Jurassic World: Fallen Kingdom é também um filme que procura acrescentar algo de novo à saga, mas que acaba também por lhe retirar algumas das raízes que durante vinte e cinco anos foram germinado na cabeça dos seus fãs mais antigos. Sendo que os novos fãs da saga não têm este tipo de raízes e os outros fãs apenas têm que as cortar, este filme é o futuro desta saga que tantos momentos emocionantes tem dado aos seus milhões de fãs espalhados pelo mundo como eu. Certamente que surgirão muitos mais filmes destes no futuro.

Cena-filme-Jurassic-World-Fallen-Kingdom
Mais uma vez a corajosa Blue parte em defesa do seu querido Owen contra um oponente muito maior do que ela.


O melhor: A dupla Blue e Owen continua amorosa, eficaz e mortífera como sempre.

O menos bom: Infelizmente, não consigo simpatizar com a Claire, personagem interpretada por Bryce Dallas Howard, que devido à sua aparência de boneca insuflável, cujo papel parece ser primariamente agradar o público masculino e só depois ter um papel de destaque no filme, me irrita profundamente.

Comentários