Flavors of Youth, Netflix | Opinião Animes

Poster-anime-Flavours-of-Youth

Título original: Si shi qing chun
Realizado por: Haoling Li, Yoshitaka Takeuch, Xiaoxing Yi
País: China, Japão
Ano: 2018
Género: Drama, Romance
Sinopse: 
Memórias numa taça fumegante, uma beldade decadente em busca do seu caminho e um primeiro amor agridoce - tudo nestas histórias da vida citadina da China.

Poster-anime-Flavours-of-Youth-netflix

Opinião:

E eis que dos mesmos criadores do aclamado sucesso à escala mundial Kimi No Na Wa, mais conhecido no Ocidente como Your Name, surge Flavors of Youth, lançado internacionalmente pela plataforma de streaming Netflix.


Ao contrário de Your Name que nos conta uma única e encantadora história de amor, da qual eu já falei neste blog, Flavors of Youth traz-nos três histórias independentes entre si e sem qualquer ligação, sendo que cada uma é dirigida por um realizador diferente e passa-se numa cidade diferente da China. Decidi falar um pouco sobre cada uma dessas histórias sem incorrer e qualquer spoiler, mas quero ressaltar que da beleza das suas paisagens, aos pormenores absolutamente incríveis dos seus cenários como a queda da chuva, o reflexo das pessoas a passar nas poças de água da chuva, o raiar do sol, o preparar de belas refeições que nos fazem água na boca, este anime não se livra da perfeição. A atenção ao mais ínfimo pormenor é digna de nota nesta obra que, tal como Kimi No Na Wa, prima acima de tudo pela perfeição da sua animação.

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-poça-de-água
Reflexo num poça de chuva (A Massa de Arroz).


Imagem-anime-Flavors-of-Youth-chuva
Chuva a cair sobre o carro e se confundido com lágrimas no rosto (Amor em Xangai).

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-girassóis
Vaso de girassóis (Amor em Xangai).

Contudo, esta obra não consegue suplantar o seu antecessor e não ficará certamente na memória ou será um sucesso tão estrondoso como foi Kimi No Na Wa, mas não deixa de ser uma grande obra que merece ser vista por qualquer bom apreciador do género.

Segue então uma pequena análise de cada uma das histórias contadas em Flavors of Youth, obra cujo segredo não está nas histórias que conta, mas no modo como conta e ilustra essas histórias.

Poster-anime-Flavors-of-Youth-A-Massa-de-Arroz

A primeira história é também a mais simples, apesar de ser a história esteticamente mais bela, com imagens deliciosas de confeção de comida, e a que mais me emocionou.

Xiao Ming é um jovem que vive sozinho numa movimentada cidade, mas que é originário de uma pequena cidade rural da China. Quando criança, ele forjou uma relação muito especial com a avó que tomava conta dele e juntos comiam todos os dias uma tigela de massa de arroz feita num pequeno restaurante situado perto da sua casa.

Xiao Ming quando criança com a avó.

Toda esta história gira em torno das memórias de infância do protagonista, principalmente, naquelas ligadas à comida, em particular ao seu prato favorito massa de arroz. É interessante notar que à medida que o narrador se sente mais sozinho, a própria comida adquire tons mais sombrios e menos apelativos.

O melhor: Todas as imagens relacionadas com comida.

O menos bom: Uma história um pouco fraca em termos de conteúdo.




Poster-anime-Flavors-of-Youth-Um-Pequeno-Desfile-de-Moda

Com uma história muito mais profunda, Um Pequeno Desfile de Moda, não está tão ligado à comida, mas mesmo assim esta passa uma mensagem implícita ao longo de toda a história.

Yi Lin é uma modelo de sucesso que de repente vê a ameaçadora chegada de uma modelo mais jovem que parece lhe querer roubar as luzes da ribalta e o namorado e que, de repente, se vê afligida por uma "crise de idade ".


Imagem-anime-Flavors-of-Youth-Yi-Lin
Yi Lin

Os seus pais já faleceram e ela tem a seu cargo a irmã mais nova Lu Lu que a adora e que sonha se tornar estilista de moda, para criar as roupas que a irmã utiliza nos desfiles de moda em que participa. Uma importante personagem secundária, muitas vezes Lu Lu rouba as cenas em que participa.

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-LuLu
Lu Lu

Yi Lin adora ser modelo, mas sofre uma crise que a arrasta para um período negativo tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. Enquanto se esforça para desesperadamente manter a carreira, ela quase deita tudo a perder.

O melhor: A história sobre a nossa identidade e luta para permanecermos fiéis a nós próprios.

O menos bom: Gostava que a história tivesse tido outra conclusão (mas isso sou eu).



Poster-anime-Flavors-of-Youth-Amor-em-Xangai

A última história é a mais bonita, mas também a mais melodramática, muito por culpa do protagonista que age como um idiota durante a maior parte do tempo.

Trata-se duma história de amor de encontros e desencontros e apesar da personalidade do protagonista deixar a desejar, ele não deixa de ser um homem com um sonho e nesse ponto admiro-o mais do que qualquer outra personagem de todo o filme.

Li Mo, Xiao Yu e Ri Mo são amigos de infância que cresceram juntos num bairro degradado e prestes a ser demolido de Xangai. Li Mo e Xiao Yu estão apaixonados um pelo outro, mas devido a circunstâncias do destino, os três amigos acabam por se separar e voltar a reencontrar-se mais tarde, mas serão eles agora mais do que meros desconhecidos?

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-Amor-em-Xangai
Li Mo, Xiao Yu e Ri Mo (da esquerda para a direita).

A comida aqui significa reencontro, as cassetes de áudio, o passado, e os girassóis são símbolo de liberdade, mas o que mais salta à vista nesta história são as paisagens espetaculares da cidade de Xangai. A demolição do velho e tradicional em prole do crescimento e progresso e a perda dos valores tradicionais no país que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos cinquenta anos. O realizador desta história conseguiu captar a sobrevivência do tradicional no meio do progresso desenfreado da cidade de Xangai, uma das maiores cidades da China com uma impressionante população de vinte e quatro milhões de habitantes.

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-Xangai
Pormenor da cidade de Xangai.

Imagem-anime-Flavors-of-Youth-Xangai
Pormenor da cidade de Xangai, o contraste evidente entre os altos e modernos edifícios e os bairros antigos e degradados.


O melhor: Os cenários incrivelmente detalhados da cidade de Xangai.

O menos bom: Algumas atitudes do protagonista que, apesar de tudo, reconheço serem necessárias para no final acabarmos por gostar mais dele do que de qualquer outra personagem.

Comentários

  1. Primeiramente parabéns pela análise, ficou maravilhosa. Gostei da maneira como você descreveu as histórias sem dar spoilers e de maneira ponderada, mostrando os pontos positivos e negativos. Também estou a escrever uma análise sobre esse anime e está dando bastante trabalho. A princípio, as histórias parecem simples mas tem todo um background envolvendo a cultura oriental e crescimento acelerado da cultura chinesa. Bom trabalho futura parceira, se cuida.

    Carinhosamente,
    Marcos Mariano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marcos! Eu tento sempre não dar spoilers nos meus artigos e quando o faço aviso para quem ainda não assistiu poder ler, mas às vezes isso é muito difícil... Sim, este anime parece simples, mas não é bem assim e acho que por falar da cultura chinesa em vez da cultura japonesa causa uma certa estranheza até mesmo a quem está habituado a assistir animes como nós. Depois quero ler a sua análise sobre este anime!

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!