Big Fish & Begonia | Review

Poster-filme-Big-Fish-and-Begónia
Dados Técnicos:
Título original: Dayu haitang
Diretores: Liang Xuan e Zhang Chun
País: China
Ano: 2016
Género: Fantasia, Aventura, Drama
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1920885/

Sinopse:
Uma miúda proveniente de um reino místico transforma-se num golfinho para explorar o mundo humano, onde encontra um jovem que a leva numa fatídica demanda. (Fonte: Netflix)

Imagem-filme-Big-Fish-and-Begónia


1- A história

Big Fish & Begonia é um filme de animação chinês que nos conta a apaixonante odisseia, de uma jovem oriunda de um reino mágico chamada Chun, para salvar a vida de um rapaz humano que a salvou, quando ela foi até ao mundo humano numa espécie de ritual pelo qual passam todos os jovens de 16 anos do seu reino.

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia
O reino de Chun é um reino mágico que controla os elementos da natureza do mundo humano é, por essa razão, que todos os jovens de 16 anos desse reino se devem transformar em golfinhos e passar uma semana no mundo humano, para assim ficarem a conhecer o mundo sobre o qual têm uma enorme influência.


Chun vai até ao mundo humano, mas no último dia fica presa numa rede de pesca e teria morrido se não tivesse sido a intervenção de um rapaz que morre para a salvar. A partir daí Chun entrará numa demanda para resgatar a alma do rapaz e cuidar dela até que finalmente esteja pronta para voltar ao mundo humano. Chun desafiará o seu mundo e todas as pessoas que conhece para resgatar a alma do rapaz e contará com a preciosa ajuda de Quin, o seu melhor amigo, nesta viagem de valor inestimável.

Imagem-filme-Big-Fish-and-Begónia
Chun resgata a alma de Kun e deve cuidar dele até que este possa tomar a forma humana e voltar ao seu mundo.


2- As personagens

Big Fish & Begonia é um filme com um número considerável de personagens cada uma com características próprias e um design rico e diversificado, mas vou referir e falar um pouco apenas sobre as quatro personagens que considero as mais importantes para o evoluir de toda a história, são elas:

2.1- Chun

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia

Chun é a personagem principal e também a narradora da história. Ela é uma jovem de outro reino com o poder de controlar as begónias que vai até ao mundo humano após completar 16 anos para, durante uma semana, explorar tudo aquilo que lhe é possível sobre esse mundo. No entanto, no seu último dia, um acidente mudará o curso da sua vida.

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia

Chun é uma jovem alegre e muito observadora que tem um grande carinho pelo lugar onde vive e pelos seus familiares e amigos. Após ser salva por Kun, ela faz um pacto com um poderoso feiticeiro para resgatar a sua alma e torna-se na sua protetora.
Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia

Apesar de ir contra tudo e todos, Chun não desiste nunca da sua demanda para salvar Kun. Contudo, ela não deixa de se preocupar profundamente com o que acontece com o lugar onde vive e com os seus habitantes.


Chun é, acima de tudo, uma jovem determinada e independente com ideais bastante fortes sobre lealdade e sacrifício, o que se nota pelo preço extremamente alto que ela paga para resgatar a alma de Kun.


2.2- Qui

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia

O melhor amigo de Chun e a personagem mais interessante de toda a história. Qui ama Chun incondicionalmente e tudo fará para a ajudar a esconder Kun. São desta personagem os atos mais belos e altruístas de toda a história.

Gif-filme-Big-Fish-and-BegóniaQui é um rapaz órfão criado pela avó que, por isso, se sente extremamente só. A sua única e grande amiga é Chun, por quem se apaixona de modo profundo e desinteressado. Qui tudo fará pela felicidade de Chun sem pedir absolutamente nada em troca.

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia

De longe a personagem que mais evolui ao longo de toda a obra, o seu poder irá aumentar à medida que a história progride, assim como a sua determinação em proteger Chun.



Qui é a minha personagem favorita da história, isto apesar de no início não se fazer advir toda a sua importância para a história, mas com o evoluir de Big Fish & Begonia, ele vai se tornando a personagem mais carismática de todo o filme.


2.3- Kun

Imagem-filme-Big-Fish-and-Begónia

É inicialmente um rapaz humano que salva a vida a Chun e que morre por isso. A sua bondade, coragem e determinação fazem com que Chun resgate a sua alma a cuide dele, enquanto pequeno peixe, até que cresça e possa tomar novamente a forma humana e voltar para o seu mundo.

Imagem-filme-Big-Fish-and-Begónia

Kun é a personagem menos aproveitada do trio de protagonistas, na parte inicial do anime dá mostras de ser um rapaz carismático que toma conta da sua pequena irmã, mas após a sua morte e posterior resgate por parte Chun, toma a forma de um pequeno peixe com um chifre no meio da testa. Ao longo do filme ele vai crescendo até ter o tamanho de uma pequena baleia, mas como animal de estimação de Chun ele não tem muito espaço para crescer enquanto personagem, principalmente devido à importância de Qui para toda a história.


2.4- Avô da Chun

Imagem-filme-Big-Fish-and-Begónia

O avô da Chun pode ser uma personagem secundária, mas decidi falar sobre ele devido aos seus poderes divinos (ele é praticamente um deus) e à sua grande importância para o desenrolar da história. Ele é a única personagem, para além de Qui é claro, a apoiar Chun incondicionalmente, isto independentemente das consequências para ele e para o mundo. Ele e a sua esposa protegem Chun até mesmo depois da morte...



3- Conclusões

Aquilo que mais se destaca no filme é a animação perfeita em tons quentes, nomeadamente, o uso do vermelho devido à importância desta cor na tradição chinesa, sendo que representa lealdade e inocência.

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia
Kun e Chun passam por muitas aventuras até ao final da história.

Estamos perante uma obra poética que aborda várias questões filosóficas e culturais ligadas, essencialmente, à China e à cultura chinesa, o que torna este filme bastante enriquecedor para quem, como eu, não tem grandes conhecimentos sobre a China.

De uma grande beleza ao nível da estética e de toda a animação, Big Fish & Begonia fica de algum modo àquem de muitas animações japonesas, devido à sua história por demais corrida e sem grande desenvolvimento de algumas personagens importantes para a trama como Kun.

Gif-filme-Big-Fish-and-Begónia
Enfim, podemos não estar perante uma obra prima da animação, mas estamos perante uma boa obra com uma história enriquecedora e uma mensagem bonita sobre amor, sacrifício, deteminação e fé. Este é um daqueles filmes que nos fica na memória muito tempo depois de o termos assistido o que é muito bom.


O melhor: A animação cinco estrelas com imagens que beiram a perfeição.

O menos bom: Gostava de ter assistido a um melhor aprofundamento da personagem Kun, que ficou basicamente relegado à posição de animal de estimação durante a maior parte do filme.

Comentários

  1. Sou fá incondicional do Hayao Miyazaki, filho, Studio Ghibli e outros que vou descobrindo. Este tipo de animações são, na maioria, poéticas como tu própria disseste, e dizem mais do que pode parecer. Ainda não conhecia este, e agradeço-te por teres falado nele, embora não seja uma obra prima, como referiste, vou ver na mesma, pela animação em si.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito dos filmes do Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli, apesar de não conhecer todos! Não sei se conheces algum filme do Mamoru Hosoda? Ele também faz uns filmes excelentes como "Wolf Children" que é muito bonito e emotivo.
      Quanto a "Big Fish and Begonia" é um filme de animação chinês que levou mais de dez anos a concluir e que muitos acusaram de tentar copiar sem sucesso a qualidade dos filmes do Studio Ghibli... Mas eu gostei, espero que também gostes.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!