Baby, Netflix | Opinião Séries

Poster-série-Netflix-Baby
Dados Técnicos:
Título original: Baby
Diretores: Andrea De Sica, Anna Negri
País: Itália
Ano: 2018
Episódios: 6
Género: Drama
Elenco: Benedetta Porcaroli, Alice Pagani, Riccardo Mandolini, Chabeli Sastre, Brando Pacitto, Lorenzo Zurzolo, Galatea Ranzi, Tommaso Ragno, Massimo Poggio, Mehdi Nebbou, Giuseppe Maggio, Mirko Trovato, Federica Lucaferri, Beatrice Bartoni, Isabella Ferrari, Claudia Pandolfi, Paolo Calabresi


Sinopse:
No seu mundo luxuoso, as aparências são tudo. Cansadas das regras, elas iniciam uma vida secreta sem lei nem normas.


Foto-promocional-série-Netflix-Baby
Chiara e Ludo são as protagonistas de Baby.

Opinião:

Muitas foram as críticas negativas para com a nova série italiana da plataforma de streaming Netflix. Acusada de promover a prostituição de menores, Baby teve uma importante agência de proteção de vítimas de tráfico sexual a tentar boicotar a série mesmo antes do decorrer das filmagens, mas afinal tratou-se de excesso de zelo, exagero ou ignorância por parte do público? Acho que tratou-se de um pouco de tudo. Uma série ligeiramente baseada em factos reais como Baby deveria funcionar como um alerta para uma realidade que muitos desconhecem ou apenas ignoram, mas que definitivamente existe e continuará a existir.

Hoje em dia parece que todas as séries produzidas pela Netflix originam grandes polémicas por uma razão ou por outra. Uma série é, apesar da sua possível influência sobre as massas, ficção devendo ser encarada como tal e é todo o alarido que criam à volta destas séries que as tornam imensamente populares, às vezes por razões que não o seu próprio mérito. A Netflix ignorou todas as críticas, que até ajudaram a plataforma com o marketing, e partiu com entusiasmo para o lançamento da série a 30 de novembro.

cena-série-Baby-Netflix
Ludo e Chiara tornam-se amigas e envolvem-se numa aventura que poderá trazer consequências perigosas.

Baby
segue as vidas de duas alunas de um prestigiado colégio privado de Roma, Chiara e Ludovica. Por um lado temos os seus conflitos na escola e com os pais, por outro temos a vida dupla que ambas irão desenvolver devido a várias circunstâncias que as vão empurrando cada vez mais para a prostituição. Chiara e Ludo tornam-se grandes amigas, mas as razões de ambas para embarcar neste modo de vida são opostas. Ludo precisa de dinheiro para pagar as propinas do colégio, já que o seu pai milionário ignora a filha mais nova se recusa a pagar os seus estudos devido aos conflitos que tem com a ex-esposa. A mãe de Ludo esbanja todo o seu dinheiro com namorados mais novos e oportunistas.

cena-série-Baby-Netflix
Ludo com a mãe.

Chiara não precisa de dinheiro, mas a sua vida familiar está a deixá-la seriamente deprimida, os seus pais estão separados, mas para manterem as aparências vivem na mesma casa, apesar de terem amantes e perante os outros fingem ser um casal de verdade, além disso a sua vida na escola não vai nada bem. Após ser descoberto o seu caso secreto com Nicolo, irmão de Camilla e namorado de Virgínia, a miúda mais popular da escola, Chiara passa a ser ostracizada pelos colegas e a sua amizade com Camila sofre com isso. Chiara vai encontrar na prostituição um escape para os seus problemas, uma escolha que irá abalar a sua vida, a sua amizade com Camilla e Fabio e o seu possível relacionamento com Damiano, o rebelde filho secreto do embaixador libanês em Itália.

cena-série-Baby-Netflix
Chiara sente-se vazia.

Chiara e Ludo são as duas personagens centrais da série, elas têm passados e ambientes familiares diferentes, contudo, ambas veem de famílias disfuncionais demasiado preocupadas com o seu umbigo para reparar naquilo que se passa com as suas filhas bem debaixo dos seus narizes. Mas não vamos culpar unicamente as famílias e colegas destas adolescentes por elas terem enveredado pela prostituição, há também os oportunistas Savario e Fiore, donos de um bar noturno de Roma que irão ver nas jovens um meio para ganhar dinheiro, as inserindo no mundo da prostituição. E claro, há ainda a personalidade das jovens que irão enveredar por este caminho em prole de qualquer outro.

cena-série-Baby-Netflix
Chiara e Damiano vivem uma atração que tentam negar.

Damiano é também ele uma personagem interessante para o enredo, filho de um embaixador, ele foi criado pela mãe na pobreza para após o falecimento desta ir viver com o pai e a sua família e passar a estudar num colégio de prestígio onde não é bem aceite pelos colegas. A luta de Damiano para ser adaptar à sua nova vida ao mesmo tempo em que tem que lidar com a atração que sente por Chiara e os sentimentos que Camilla nutre por ele, tornam esta personagem pouco aproveitada face a todo o seu relevo para a série. Depois há Fabio, o melhor amigo de Chiara e Camilla que também se torna num bom amigo para Damiano. Filho do diretor do colégio, ele esconde um segredo que, na sociedade hipocritamente conservadora de Baby, poderá muito bem ser a sua queda.

cena-série-Baby-Netflix
Camilla e Chiara.

Baby é, inegavelmente, uma série que poderia ter sido melhor desenvolvida, principalmente ao nível de algumas das suas personagens, mas mesmo assim consegue cativar o público. Já li várias críticas negativas sobre quase tudo aquilo que Baby tem para oferecer desde o tema, o enredo, os diálogos, os atores, as cenas, ora não estamos perante uma obra da qualidade de Elite, mas mesmo assim Baby tem qualidade e argumentos para se aguentar com mais uma temporada sem perder o interesse do público.

O ritmo lento e a banda sonora repetitiva são os únicos pontos que me deixaram um pouco desconfortável com a série, mas mesmo assim estou no role de pessoas que realmente gostou de assistir Baby e que esperam ansiosamente pela segunda temporada para ver as consequências que a vida dupla das jovens terá não apenas sobre elas, como também sobre os seus amigos e familiares, porque certamente haverão consequências.

Alice-Pagani-série-Baby-Netflix
Alice Pagani está excelente como Ludo.

O melhor: O carisma da atriz Alice Pagani que dá vida à rebelde Ludo.

O menos bom: Não gosto lá muito da banda sonora...


Comentários

  1. Olá! Já conheces o meu livro "Tudo o que Sempre Quis" lançado em Maio de 2018?
    Deixo aqui a sinopse:
    «Ninguém é forte o suficiente ao ponto que não precise de outro alguém.»

    Estou a trabalhar numa campanha para ajudar o João, um jovem de Almeirim, Santarém que precisa de ajuda com tratamentos médicos (mais informações: https://the-choice-26.blogspot.com/2018/12/vamos-ajudar-o-joao.html) e gostava de informar que por cada livro vendido 40% irá reverter para o João.
    Caso estejas interessada em adquirir um exemplar autografado contacta-me no blog ou em aritacorreia.writer@gmail.com.
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!