Smiley (New Species 13), Laurann Dohner | Opinião Livros


livro-Smiley-Laurann-Dohner


Sinopse:
Vanni fica furiosa quando descobre que o noivo a enganou para assistir a uma conferência, organizada pela igreja do seu pai de protesto contra o Organização dos Novas Espécies. Ela detesta tudo aquilo que eles defendem e acaba por ir ao bar do hotel para se acalmar e fica sentada ao lado de um macho New Specie lindíssimo. As coisas aquecem muito rápido entre eles quando ambos são drogados.
Smiley não quer acreditar que Vanni os drogou com a droga da reprodução. Ele está disposto a confiar nela e determinado a salvar a sua vida. Segurá-la. Protege-la. Oferecer o seu corpo para distrai a ambos da dor. Ela é a sua fêmea, mesmo que ela ainda não se tenha apercebido disso (traduzido do original em inglês).



Opinião:

Confesso que desde que li o livro de Tiger (outro dos meus livros preferidos da série) que andava de olho no Smiley, tal como em Jericho, o seu melhor amigo, mas aparentemente vou ter que esperar para ler o livro deste último.

Depois de um livro tão forte e emocionalmente intenso como foi o livro de Darkness, o livro de Smiley é mais leve. Neste novo livro da série New Species o casal protagonista vomita literalmente fofura, amor e o triplo das cenas hot.


Smiley e Vanni são drogados com as drogas da reprodução, as malfadadas drogas criadas pelas indústrias Mercil, por uma seita maluca fundada pelo ex-futuro sogro de Vanni que odeia os new species e que pretende descredibilizá-los aos olhos da opinião pública, julgando que Smiley iria matar Vanni num momento de descontrole, mas tal não acontece e tudo os que eles conseguem fazer é juntar os dois, o que até foi muito bom, isto apesar do sofrimento porque passaram, nomeadamente, Vanni que para além dos efeitos das drogas foi sequestrada.

Houve quem dissesse que Smiley não é um dos machos new specie mais carismáticos por não ser tão intenso e diferente quanto os outros, de facto Smiley é, desde o início, um dos machos mais amigáveis e até menos intimidador além de ser fisicamente mais semelhante aos humanos dada a sua natureza primata, mas isso não o torna pouco apelativo para mim enquanto leitora, pelo contrário, a sua personalidade faz com que, desde que ele apareceu, tenha tido vontade de saber mais sobre ele e de conhecer o seu tão esperado "final feliz", porque se há alguém que merecia encontrar uma companheira era ele.

Quanto a Vanni, no início, ela teve muita falta de perspicácia quanto às intenções do seu noivo e do seu futuro sogro e facto dela ter ficado noiva de Crag não abona muito  a favor da sua inteligência e amor próprio, mas não vou criticá-la indiscriminadamente e muito menos acusa-la de ser sido uma completa idiota, até porque ela lutou ferozmente para sair da situação complicada na qual se encontrava e agarrou Smiley o que quer dizer que afinal ela é uma mulher bem esperta!

Para quem não acompanha a série, existem três tipos de machos new specie: os felinos, caninos e primatas, sendo os machos deste último grupo os mais raros e é muitas vezes dado a entender que eles são os mais frágeis emocionalmente, pois sentem mais profundamente que os felinos e caninos. Smiley é, inclusive, o primeiro macho primata a protagonizar o seu próprio livro e a sua carência e insegurança em termos afetivos é extremamente tocante, apesar dele ter sofrido imenso quando estava em cativeiro, ao contrário do que aconteceu com outros machos, ele não guardou rancor pelos humanos. Gostei imenso que ele tivesse acreditado de caras na Vanni, porque depois de assistir a toda a desconfiança de Darkness para com Kat no livro anterior estava um bocado saturada disso.

A relação de Smiley com os outros machos também é um grande ponto a favor dele, nomeadamente, com Jericho outro macho primata, com Slash, Wager e Flame, entre outros, mas afinal quem não gosta de Smiley? Também foi engraçado que ele tivesse ficado muito ciumento e possessivo em relação a Vanni, o modo como ele começou a mostrar agressividade para com os outros machos foi surpreendente para todos.

Gostei muito deste livro, a interação entre o casal Smiley e Vanni começou logo a "matar", mas confesso que Laurann Dohner exagerou com o número de páginas, para cima de quinhentas, uma vez que a história não o justificava, mas dou-lhe muitos pontos por ter preenchido muitas das páginas do livro com cenas bem hot, então a história não foi tão maçadora como podia ter sido.

Outra personagem que se destaca no livro para além de Jericho é Beth a melhor amiga de Vanni, ela é o completo oposto da amiga e as suas falas são invariavelmente divertidas e de uma espontaneidade e clareza notáveis, ouvi um zumzum por aí que ela vai ficar com Harley, o new specie motoqueiro que, infelizmente, só foi mencionado uma vez no final deste livro, isto apesar de ter aparecido em livros anteriores da série, vou ter que aguardar para saber se isso vai realmente acontecer, também gostei de Cindy e vou esperar a sua história ainda com mais expetativa.


P.S.: A capa do livro é horrorosa e não tem nada a ver com Smiley...


O melhor: A química entre Smiley e Vanni e o bom desenvolvimento de algumas personagens secundárias.

O menos bom: Em relação aos outros livros da série estamos perante aquele que apresentou menos conflitos, apesar do plot inicialmente ser bastante prometedor.

Comentários

  1. O plot da história é bom mas nada me faz esquecer a cena que eles vão fazer sexo pela primeira vez sem estarem drogados quando a Vanni fala repetidamente para smiley que que gostaria de receber sexo oral e mesmo assim ele faz contra a vontade dela. Na teoria seria muito sexy ter um homem apaixonado por dar prazer a sua esposa mas na realidade essa cena fio claramente um estupro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitas cenas desse género nos livros da autora, mas para mim o pior foi a história de Lash, no livro "Best Friends", toda a relação do casal me cheirou a abusiva e tóxica do principio ao fim.
      Como o Smiley é tão fofo passo um pano por cima…

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!