A Múmia, Alex Kurtzman| Opinião Filmes

Poster do filme A Múmia.

Título original: The Mummy
Realizador: Alex Kurtzman
País: EUA
Ano: 2017
Género: Ação, Aventura, Fantasia, Horror
Elenco: Tom Cruise, Annabelle Wallis, Sofia Boutella, Jake Johnson, Marwan Kenzari,
Courtney B. Vance, Russell Crowe, Javier Botet, Rasalingam Jungle,
Dylan Smith, Rez Kempton


Sinopse:
Nas profundezas do deserto, uma antiga rainha cujo destino foi injustamente tirado está mumificada. Apesar de estar sepultada em sua cripta, ela desperta nos dias atuais. Com uma maldade acumulada ao longo dos anos, ela espelha terror desde como areais do Oriente Médio até os becos de Londres.

Opinião:

Em Londres, no subsolo, é descoberto um túmulo de cavaleiros cruzados. Neste túmulo, no caixão de um desses cavaleiros, está guardada uma pedra vermelha muito mais poderosa do que poderemos suspeitar. Trata-se de uma peça importante num ritual negro que permitirá o surgir de um Deus egípcio extremamente perigoso e mortal.

No antigo Egipto havia uma princesa chamada Ahmanet, a qual era a única herdeira do trono. Contudo, quando Ahmanet já era crescida, o seu pai teve outro filho, um herdeiro masculino que acabaria com as suas pretensões ao trono do Egipto. Tomada pela ira, Ahmanet faz um pacto com o Deus da morte, Set, mata o pai, a esposa e o filho, um bebé recém-nascido, e prepara-se para matar o amante, numa espécie de ritual que permitirá que Set encarne nele e juntos dominem o mundo. Interrompida pelos sacerdotes egípcios, estes a aprisionam num sarcófago e o escondem nas profundezas de uma terra distante. Ahmanet é então apagada da história como se nunca tivesse existido, tornando-se a sua história numa lenda.

A princesa egípcia Ahmanet é interpretada pela lindíssima bailarina argelina Sofia Boutella.


No presente, o sargento Nick Morton e o seu colega Chris Vail vêem-se envolvidos acidentalmente num fogo cruzado com rebeldes que destroem uma cidade algures no Iraque, tudo isto quando buscam artefactos para roubar no meio do caos.

Um bombardeamento aéreo desencobrirá aquilo que estava escondido nas profundezas da terra. Trata-se do túmulo de Ahmanet que é libertada por Morton, e consequentemente acaba por o marcar como seu escolhido para completar o ritual de despertar do Deus Set.

A partir daqui começa a perseguição de Ahmanet a Morton. Desde as areias do deserto aos becos de Londres.

A caracterização da personagem Ahmanet está excelente.

O que é que posso dizer sobre as interpretações? Tom Cruise é Tom Cruise, sem tirar nem por, sei que ele tem excelentes filmes de ação como este ou até consideravelmente melhores, mas não é o meu ator preferido. Acho que se trata apenas do meu gosto pessoal (ou a falta dele depende do ponto de vista).


Tom Cruise é o herói deste filme, o Sargento Nick Morton.

Sofia Boutella está excelente. Adorei o modo como conseguiu encarnar um verdadeiro monstro e dar-lhe ao mesmo tempo um toque humano, porque apesar de tudo, Ahmanet já foi uma simples mulher, se bem que herdeira de um trono. É impossível não sentirmos pena dela quando é aprisionada pela poderosa organização Prodigium liderada pelo Dr. Jekyll. A sua personagem é de longe a mais rica da história, aquela cujo passado é dissecado e mostrado aos espetadores.


Ahmanet é aprisionada pela organização Prodigium.

Destaco ainda a interpretação daquele que é já considerado um tubarão da sétima arte, Russel Crowe. O Sr. Crowe tem aquele seu charme que a idade não consegue apagar e um talento inegável que apenas melhora com o tempo. A sua personagem, o misterioso Dr. Henry Jekyll, a principio me pareceu de algum modo deslocada para a história em questão, mas depois passou a ser imprescindível para o desenrolar desta e de outras possíveis sequelas no futuro.


Russel Crowe é o misterioso Dr. Henry Jekyll.

Negativamente, destaco a intervenção de Annabelle Wallis como Jenny Halsey que ficou de certo modo apagada pelo magnetismo da personagem Ahmanet de Sofia Boutella.


Tom Cruise e Annabelle Wallis como Nick Morton e Jenny Halsey, respetivamente.


O melhor: Ahmanet, desde a interpretação de Sofia Boutella à sua caracterização, tudo estava perfeito do meu ponto de vista.

O menos bom: O enredo não é dos mais originais, mas vale a pena dar uma vista de olhos.

Comentários

  1. Obrigada por compartilhar a resenha deste filme. É muito interessante. Eu gostei do trabalho de Sofía Boutella. Falar de essa atriz significa falar de uma grande atuação garantida, ela se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador. Sou super amante das filmes e por isso já vi muitas, assim que dificilmente uma file me surpreende, A múmia e uma boa historia y mais porque participa Sofia Boutella ela sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de Sofia Boutella filmes deve-se a suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, e a sua atuação é majestuosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, tenho muito gosto em partilhar as minhas resenhas sobre os filmes que assisto.
      Confesso que não conhecia a Sofia Boutella, mas ela foi o melhor deste filme a todos os níveis. Gostei tanto desta bela atriz que me comprometi a acompanhar a sua carreira, o último filme dela que assisti foi Hotel Artemis e também aí ela rouba o protagonismo sempre que entra em cena, apesar de estar lá Jodie Foster... Sofia Boutella é realmente uma atriz muito genuína.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!