A Todos os Rapazes que Amei, Netflix | Opinião Filmes


Poster-filme-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei-Netflix
Título original: To All the Boys I've Loved Before
Realizador: Susan Johnson
País: EUA
Ano: 2018
Género: Comédia, Drama, Romance
Elenco: Lana Condor, Noah Centineo, Janel Parrish, Anna Cathcart, Andrew Bachelor, Trezzo Mahoro, Madeleine Arthur, Israel Broussard, Emilija Baranac, John Corbett


Sinopse:
O que aconteceria se todos os seus crushes descobrissem – de uma vez só – sua paixão por eles? A vida amorosa de Lara Jean Song Covey, até agora só imaginária, sai de controle quando as cartas de amor que escreveu em segredo para todos os cinco garotos de quem já gostou são misteriosamente enviadas aos destinatários.

Poster-filme-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei-Netflix
Lana Condor interpreta Lara Jean.

Opinião:

Confesso que não li o livro que originou este filme que sei ter sido escrito por Jenny Han, a principal razão foi não ter gostado da sinopse. Mas eis que a Netflix adapta a obra em filme e faz questão de recomendá-la à minha pessoa (por e-mail) e, praticamente, me forçar a assistir o trailer. A sério, foi só abrir a página principal da Netflix e lá está o trailer exibido automaticamente, grande truque. Eu gostei do trailer e pensei porque não?

Lara-Jean-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
Lara Jean tem cinco cartas de amor extravassadas para os respetivos remetentes de forma misteriosa (foto: Netflix).

A Todos os Rapazes que Amei narra a história da adolescente Lara Jean que escreveu cinco cartas de amor, uma para cada um dos rapazes que já gostou. As suas preciosas cartas estão guardadas no seu roupeiro dentro de uma bonita caixa azul que a mãe lhe ofereceu antes de falecer. Mas eis que um dia, as suas cartas são enviadas para os seus remetentes de modo desconhecido e Lara Jean é abordada por alguns deles. Até aqui tudo bem, Lara Jean só tinha que explicar a situação e resolver o problema ou não tivesse uma das suas cartas sido endereçada para o rapaz de quem ela ainda gosta que é nada mais nada menos do que Josh, o ex-namorado da sua irmã mais velha Margot. Assim um dos seus outros "pretendentes", Peter entra na história como despiste. Ele e Lara Jean deverão fingir um namoro para despistar Josh e ao mesmo tempo fazer ciumes a Gen, ex-melhor amiga de Lara Jean e ex-namorada de Peter.

Lara-Jean-e-Peter-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
Lara Jean e Peter vão fingir ser namorados para despistar Josh (foto: Netflix).

À partida estamos perante uma comédia romântica clichê e quem não gosta de um bom clichê? Mas A Todos os Rapazes que Amei aborda temas bem pertinentes e de um modo bastante interessante. Lara Jean é uma adolescente inteligente, mas bastante tímida e com alguns problemas de relacionamento com os colegas. Ela perdeu a mãe quando ainda era pequena, mas a sua relação com o pai e as irmãs é muito boa. Tão boa que quando a sua irmã mais velha Margot vai estudar para a Escócia, a jovem vê as suas bases familiares um pouco abaladas e a falta da irmã pesa imenso sobre a jovem que não consegue acertar as coisas com Josh por causa de não ferir a irmã. A irmã mais nova de Lara Jean, Kitty e o seu pai são personagens que se ligam às mil maravilhas, apesar das suas diferenças na maneira de ser que é o completo oposto de Lara Jean.

Cena-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
A família Covey tem uma grande relação de cumplicidade (foto: Netflix).

Peter é a personagem que mais me surpreendeu ao longo do filme, no início parece o típico estereótipo de aluno popular, mas ele acaba por ser bem mais complexo que isso. O evoluir da relação entre Peter e Lara Jean é por demais fofo, com os dois jovens a conhecerem-se e a descobrir que têm mais em comum do que aquilo que julgavam.

Cena-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
Lucas foi outro dos destinatários das cartas de Lara Jean (foto: Netflix).

Gostava de saber mais sobre Josh. O ex-namorado de Margot foi a personagem que impulsionou toda a história, mas acabou por ser aquela personagem mais colocada de parte durante o filme, sendo que a sua relação com Margot não foi minimamente explorada como gostava que tivesse sido.

Em relação a todas as outras personagens da obra, estas acabam por assumir os estereótipos típicos daquilo que costumamos encontrar neste tipo de obras e o que é certo é que não se afastam muito do esperado.

Cena-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
Lara Jean com a sua melhor amiga Chris (foto: Netflix).

Em relação ao mistério do envio das cartas, acho que podiam ter encontrado uma solução mais profunda e credível para o envio de todas as cartas, digamos assim, e podiam ter mantido o mistério até ao fim, porque na verdade houve uma cena em que praticamente entregaram o jogo logo no início.

Cena-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
Peter e Gen foram namorados durante anos até que ela acabou com ele, mas vê-lo com Lara Jean irritou-a profundamente.

Como não li o livro não posso afirmar que o filme conseguiu cumprir com o seu papel, mas gostei do filme e achei-o razoavelmente bom, portanto acredito que o livro não deve ter ser sido rebaixado pela sua versão cinematográfica.

Cena-filme-Netflix-Para-Todos-os-Rapazes-que-Amei
As irmãs Covey: Kitty, Margot e Lara Jean (foto: Netflix).

O melhor: A relação entre os membros da família Covey.

O menos bom: Algumas personagens são demasiado clichês.

Comentários