Livro vs Filme: Onde Caem os Anjos, Nora Roberts

Poster-livro-vs-filme-onde-caem-os-anjos-Nora-Roberts

Decidi criar uma nova rubrica aqui no blogue, chama-se Livro vs Filme e, como devem estar a calcular, baseia-se na comparação entre um livro e a sua adaptação cinematográfica.

Para começar decidi que ia comparar uma obra de uma das minhas autoras favoritas. Nora Roberts tem uma posição de destaque no pódio do meu TOP 7 - Escritoras Favoritas. Por mais que os seus romances sejam desmerecidos por não serem propriamente grandes clássicos da literatura, eu considero-a uma excelente escritora. 

Nora Roberts não tenta fazer melhor do que os outros escritores, ela tem a sua própria e já reconhecida voz literária. Os seus romances costumam ser bem recebidos pelos fãs, apesar de todas as reservas da crítica literária. A verdade é que eu, e todos os seus fãs, não esperamos um livro candidato ao Prémio Nobel da Literatura quando lemos um dos seus romances, aquilo que eu espero é distração, um momento bem passado com uma história envolvente e personagens carismáticas.

Os pontos fortes dos livros de Nora Roberts são o desenvolvimento das personagens, as belas paisagens, a pesquisa que a autora demonstra em cada assunto que desenvolve e o mistério que costuma colocar no enredo das suas obras. Sim, Nora Roberts é uma escritora com uma fórmula estudada para a escrita dos seus livros, mas e daí? Sempre ouvi dizer que não se mexe em fórmulas vencedoras e Nora Roberts com milhões de livros vendidos em todo o mundo, pode ser chamada de uma grande vencedora!


O livro:

capa-livro-onde-caem-os-anjos-nora-roberts
Sinopse: Reece Gilmore foge de um passado traumático como única sobrevivente de um crime brutal em que viu todos os seus amigos morrer. Um dia chega a Angel’s Fist, um lugar idílico rodeado por belas montanhas, e decide aceitar um emprego no restaurante local como cozinheira. 
 Reece cedo encanta os locais com os seus dotes de culinária. Afinal de contas, era uma famosa chefe de cozinha na Costa Leste, mas continua atormentada pelo crime de que foi vítima, e luta constantemente contra os pesadelos que a assombram. Até que um dia é a única testemunha de um novo homicídio…
Sendo tão frágil e dada a ataques de pânico, ninguém na cidade parece acreditar em Reece a não ser Brody, um irascível e atraente escritor de policiais. E quando uma série de eventos perigosos tornam claro que alguém está a tentar enlouquecer Reece e a eliminá-la do caminho, ela terá que confiar em Brody, e em si própria, para descobrir se existe ou não um assassino em Angel’s Fist.
 Venha descobrir a beleza das montanhas americanas e as fantásticas receitas de culinária de Reece Gilmore, nesta apaixonante história de crime, loucura e amor de Nora Roberts.


Análise e pequeno resumo:

Como já esperava, um livro de Nora Roberts nunca me desaponta, apesar do início não ter sido propriamente cativante e de ter demorado a entrar de cabeça na história, mas depois que entrei na história não consegui largar o livro até ter chegado à última página.

Reece Gilmore é a protagonista, uma jovem morena de grandes olhos castanhos e 26 anos que sofreu um evento traumático em Boston, no restaurante onde trabalhava desde os quinze anos de idade. Tudo se passou na sua última noite no Maneo's, uma vez que Reece ia trabalhar para um restaurante maior e mais famoso. Nessa fatídica noite, os patrões e colegas preparavam-lhe uma festa de despedida e ela, fingindo não saber de nada, estava sozinha na cozinha a ultimar as limpezas, mas um grupo de assaltantes entra no restaurante e mata todas as pessoas presentes e, um deles, atira em Reece, um tiro no peito e outro que passa de raspão na sua cabeça, julgada como morta, ela é a única sobrevivente desse massacre, mas para além de uma longa e dolorosa recuperação, ela tem ainda que lidar com o stress pós-traumático que causa um impacto profundo sobre a sua vida.

No presente, conhecemos uma Reece Gilmore consideravelmente diferente da jovem sonhadora de Boston, ela é agora uma mulher que vive em fuga de si própria e vagueia sem rumo certo pelo território dos Estados Unidos da América, mas eis que a sua viagem sem rumo a leva a Angel's Fist, uma pequena cidade situada na zona montanhosa do estado americano do Wyoming. É em Angel's Fist que Reece irá encontrar um emprego como cozinheira e dar grandes passos rumos à recuperação da sua saúde, principalmente, da sua saúde mental, mas é também aí que ela será colocada novamente frente a frente a um crime terrível. Desta vez o seu principal desafio é que os outros a vejam como uma testemunha credível devido ao seu passado traumático. Ao mesmo tempo alguém, provavelmente o assassino, tenta que Reece seja considerada como louca e que abandone a cidade sem que ninguém acredite nela.

Brody é o par romântico de Reece, um ex-repórter de Chicago que após se demitir fixou residência em Angel's Fist e se tornou escritor de romances policiais. Brody é o primeiro a acreditar em Reece e a relação entre ambos vai-se tornando cada vez mais profunda à medida que a sua investigação avança. Mas será que eles conseguirão provar que realmente ocorreu um assassinato na pacata cidade de Angel's Fist?

Para além de Reece e Brody temos Joanie, a nova e rígida patroa de Reece, Linda-gail, a típica e simpática empregada de mesa do restaurante que se torna amiga de Reece, Lo, o filho mulherengo de Joanie, por quem Linda-gail é apaixonada à anos, o Dr. Wallace, o médico da cidade com um grande apetite por comida pouco saudável, Mac, o simpático dono da mercearia da cidade que tem uma queda pela Reece e o xerife Rick com a sua esposa perfeita e três lindas filhas. Todas essas personagens irão desempenhar um papel importante para que Reece possa se integrar nesta nova comunidade e quem sabe fazer parte dela no futuro.

Em relação ao grande mistério do livro, confesso que segui noutra direção, por mais que me digam que o mistério era previsível, eu não consegui chegar lá e fui apostando noutro suspeito até ser revelado o verdadeiro criminoso. A conclusão da história não podia ter sido mais satisfatória, Nora Roberts sabe sempre fechar os seus romances com chave de ouro.

Reece Gilmore é uma das protagonistas mais complexas da autora, se por um lado é uma mulher cheia de fraquezas e extremamente neurótica, por outro é uma mulher talentosa, criativa e muito corajosa, contradições que fizeram Brody se ir apaixonando aos poucos por esta mulher extraordinária. Brody por seu lado também não é um cavalheiro no sentido literal da palavra, por vezes é um homem duro com palavras frias, noutras vezes é um homem com um forte instinto protetor, carinhoso e capaz dos atos mais românticos que podemos encontrar neste tipo de livro.

Onde Caem os Anjos pode não ser um dos meus livros favoritos da autora, mas não deixa de ser uma grande obra, onde mais uma vez Nora Roberts desmontra uma intensa pesquisa e uma grande capacidade para criar personagens únicas devido aos seus fortes traços humanos e descrever paisagens de tirar o folgo que nos dão uma incrível vontade de seguir viagem rumando neste caso às montanhas do Wyoming.


O filme:

capa-filme-Angels-Fall
Dados Técnicos Título original: Angels Fall
Diretor: Ralph Hemecker
País: EUA
Ano: 2007
Género: Drama, Mistério, Romance
Elenco: Heather Locklear, Johnathon Schaech, Gary Hudson, Derek Hamilton, Linda Darlow, Lisa Marie Caruk, Len Crowther, Pete Seadon, Robert White, Jemma Blackwall
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0869921/

Sinopse: Uma chef de cozinha muda-se para uma pequena cidade no Wyoming, após o restaurante onde trabalhava em Boston ter sido encerrado devido a um tiroteio.




Comparações e pequeno resumo:

O começo do filme é idêntico ao começo do livro. Uma solitária Reece Gilmore percorre as estradas de Wyoming até que o seu carro começa a fumegar e ela é forçada a parar numa pequena cidade para reparar o carro e encontrar um hotel onde passar a noite. Mac e Lynett são as primeiras personagens de Angel's Fit com quem Reece se depara e aqui a cena torna-se logo à partida estranha, se no livro identificamos uma simpatia dos habitantes pela forasteira, no filme notamos uma certa desconfiança, apesar de Mac se referir a Reece, tal como no livro, de coisinha bonita e Lynett afirmar que ela está demasiado magra, numa cena que devia ser um copy paste do livro, mas que soa estranha aos meus olhos.

Para ser justa com o filme, confesso que o guião foi bem fiel ao livro com algumas partes a terem que ser ocultadas por razões óbvias, todavia, não gostei que tivessem colocado a Reece e ser alvo de terapia de choques elétricos no hospital psiquiátrico, uma vez que tal situação não foi relatada no livro e não vi razões para tal. Também senti falta do famoso lago de Angel's Fit, visto que no filme temos apenas a vista deslumbrante das montanhas, neste caso do estado de Alberta no Canadá, local onde decorreram as filmagens do filme. Outro ponto que me causou estranheza foi terem filmado as cenas finais sob um cenário de neve, um cenário bonito, mas que também não foi fiel ao livro.

Cena-filme-Angels-Fall
Heather Locklear e Johnathon Schaech são os protagonistas deste filme.

Falar de uma adaptação cinematográfica exige que se fale no casting e neste caso temos duas situações, uma protagonista feminina que não podia ser menos perfeita para o papel e que nem consegue compensar isso com uma boa atuação e um protagonista masculino que não podia ser mais perfeito para o papel e que por isso nem precisa de se esforçar muito para ser a personagem que mais brilha no filme.

Heather-Locklear-cena-filme-Angels-Fall
Reece assiste a um crime de assassinato.

Heather Locklear é uma atriz muito bonita e que considero talentosa, pelo menos conheço alguns dos seus filmes e ela já representou papéis bastante competentes, mas em Angels Fall o simples facto dela ter sido escalada para o papel não faz sentido. No livro, Reece Gilmore é uma jovem morena de olhos castanhos e vinte e tal anos, Heather é uma bela loira de olhos azuis com 46 anos na altura em que decorreram as filmagens (2007). Até parece que o que mais falta em Hollywood são jovens morenas para representar este papel. Depois à qualquer coisa com as suas expressões faciais (ou falta delas) que muitos afirmam ser uma cirurgia plástica facial que ela fez antes das filmagens… Acredito que tenha sido isso porque eu já a vi fazer muito melhor do que isto.


Cena-filme-Angels-Fall
Reece testemunha um crime, mas ninguém a não Brody acredita nela.

Por outro lado, Johnathon Schaech não podia ser mais perfeito para o papel. Curiosamente, ele é tal e qual o Brody que eu imaginei na minha mente, alto, moreno e bonito. Ele até que faz um papel competente dentro daquilo que lhe foi fornecido que é um protagonista muito menos profundo do que aquele que nos é apresentado no livro.

Cena-filme-Angels-Fall
No filme pode ter faltado o lago, mas não deixou de ter paisagens lindíssimas filmadas em Alberta, Canadá.

Enquanto no livro fica bem claro que qualquer um pode ser o suspeito, no filme há uma tentativa forçada em "culpar" o pobre do Lo, digo isto logo de caras a quem ainda não viu o filme porque é tão  óbvio que não faz qualquer sentido. Além disso o desenvolvimento da sua relação com Linda-gail fica demasiado pobre no filme que nem percebemos de onde surgiu.

Cena-filme-Angels-Fall
Linda-gail e Lo.

Depois houveram algumas diferenças injustificadas no enredo, em vez de um ida ao cabeleireiro, Reece e Linda-gail vão fazer uma máscara facial? Não faz sentido porque a ideia era mostrar que Reece estava a evoluir em relação às suas fobias como o medo de objetos cortantes (tesouras).

Cena-filme-Angels-Fall
Joanie é a patroa de Reece e a sua principal conselheira.

Concluindo, gostei do filme, mas não o veria se não fosse uma adaptação de um livro de Nora Roberts e, é por ser uma adaptação que este filme não me consegue cativar, contraditório? Acho que sim.


Vencedor: 

É óbvio que o grande vencedor deste primeiro duelo livro vs filme é o livro Onde Caem os Anjos da aclamada Nora Roberts. É certo que o nome da autora aparece nos créditos do filme como consultora, mas também é certo que Nora Roberts não pode ter tido um papel importante em todas as etapas do filme, ou pode ser que passar um dos seus romances para o ecrã não seja propriamente fácil.

Livro-Onde-Caem-os-Anjos-Nora-Roberts

Comentários

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!