The Dark Tower, Nikolaj Arcel | Opinião Filmes

filme-The-Dark-Tower

Dados Técnicos:
Título original: The Dark Tower
Diretor: Nikolaj Arcel
País: EUA
Ano: 2017
Classificação: M/14
Género: Ação, Aventura, Fantasia
Elenco: Idris Elba, Mathew McConaughey, Tom Taylor, Dennis Haysbert, Ben Gavin, Claudia Kim, Jackie Earle Haley, Fran Kranz, Abbey Lee, Katheryn Winnick, Nicholas Pauling, Michael Barbieri
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1648190/

Sinopse:

O pistoleiro Roland Deschain percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto, passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário. Baseado na obra literária homônima de Stephen King.

Opinião:

The Dark Tower (A Torre Negra) é mais um filme resultante da adaptação de uma obra do mestre de fantasia e terror, Stephen King, neste caso de uma das suas obras mais cultuadas: A Torre Negra, uma saga composta de sete volumes que levaram mais de vinte anos a ser criados. Como é óbvio, a magnum opus do autor, que levou mais de duas décadas para concluir, não poderia ser completamente adaptada num filme com cerca de 1 hora e 35 minutos, mas temos neste filme o início de uma grande saga. Agora se o filme chega aos calcanhares do livro? Duvido, mas confesso que nunca li os livros para o poder afirmar com toda a certeza. Tenho apenas um forte palpite que este filme não chega nem um pouco perto do potencial da obra. Ao assistir The Dark Tower fica a vontade de correr até à biblioteca e requisitar todos os livros série, algo que irei fazer muito provavelmente.

Idris-Elba-e-Mathew-McConaughey-filme-The-Dark-Tower
Um duelo de poder: Idris Elba e Mathew McConaughey.

Relativamente à história temos uma saga de fantasia e terror, na qual o nosso mundo faz parte de um entranhado de mundos paralelos ligados por uma misteriosa torre negra que nos protege da escuridão eterna, essa torre é protegida por um grupo de pistoleiros (gunslighers) que neste momento possui apenas um solitário e descrente elemento, Roland Deschain, interpretado por Idris Elba, cuja única coisa que busca no momento é vingança contra Walter, mais conhecido como Homem de Negro (Mathew McConaughey). O Homem de Negro é um poderoso feiticeiro que eliminou todos os outros pistoleiros, inclusive o pai de Roland, e cujo objetivo é destruir a Torre Negra, mas por esclarecer ficaram as razões para tal. Durante esta saga de vingança, surge Jake, um adolescente de Nova Iorque com fortes poderes psíquicos chamados de "shine" que atravessa do nosso mundo para o mundo dos pistoleiros com o objetivo de encontrar Roland e juntos derrotarem o temível Homem de Negro que povoa os pesadelos do jovem.

Idris-Elba-e-Tom-Taylor-filme-The-Dark-Tower
Roland e Jake foram uma parveria improvável.

Da aliança improvável entre um adolescente da Terra com fortes poderes psíquicos e um pistoleiro errante de outro mundo surge uma forte amizade que será certamente o mote para a continuação de uma grande saga, mas cujo um simples filme, com grandes atores é certo, mas cuja qualidade do guião deixa muito a desejar, não pode fazer justiça. A história do filme foi fraca, com poucas surpresas e pouco desenvolvimento seja dos personagens seja do enredo em si, de facto podiam ter feito muito melhor, mas Stephen King não costuma ser muito sortudo com as adaptações cinematográficas dos seus livros sabe-se lá porquê, a verdade é que salvo algumas exceções como o grande êxito Carrie, a Estranha de 1976 com Sissy Spacke e o mais recente It: A Coisa, as coisas nunca correram assim tão bem para o autor que usualmente escreve grandes livros que acabam por resultar em filmes e séries de qualidade duvidosa.

Um filme razoável, mas longe do ideal, The Dark Tower é aquele típico filme que se fia nos seus protagonistas, neste caso Idris Elba e Mathew McConaughey, dois grandes atores já com várias provas dadas no mundo do cinema, para fazer valer os seus escassos argumentos. Aproveito ainda para destacar a atuação de Tom Taylor como Jake, o adolescente que se vê como uma importante chave a ligar dois mundos.

Idris-Elba-filme-The-Dark-Tower
Idris Elba é Roland, o último Pistoleiro,

Mathew-McConaughey-filme-The-Dark-Tower
Mathew McConaugney é o Homem de Negro.

Mathew McConaughey é um excelente ator, seja como galã de comédias românticas, seja como vilão desprezível que planeia destruir o universo, no entanto, faltou à sua personagem uma certa profundidade o que a tornou muito menos assustadoramente carismática do que aquilo que poderia ter sido. Idris Elba está melhor, não porque seja um melhor ator, não é isso que está em causa, mas porque a sua personagem é uma das que apresenta mais consistência ao longo de toda a obra, sendo mais fácil intuir os seus sentimentos e motivações.

Concluindo, estamos perante um filme que entretém, mas que não nos marca enquanto espetadores. A premissa é boa, mas a execução não é das melhores. The Dark Tower tem tudo para seguir com a história noutros filmes ou séries, mais cativantes e com um melhor desenvolvimento da história e, principalmente, dos personagens. É uma questão de aguardar...

O melhor: O mundo criado por Stephen King.

O menos bom: Personagens demasiado planas e uma história pouco desenvolvida.

Comentários