Carbono Alterado (Netflix) | Opinião Séries


poster-série-Carbono-Alterado
Poster da série Carbono Alterado.
Título original: Altered Carbon
Criador: Laeta Kalogridis
País: EUA
Ano: 2018
Episódios: 10
Género: Drama, Fição Científica, Thriller
Elenco: Joel Kinnaman, James Purefoy, Martha Higareda, Renée Elise Goldsberry, Dichen Lachman, Will Yun Lee, Kristin Lehman, Chris Conner, Ato Essandoh, Tamara Taylor, Byron Mann 
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt2261227/

Sinopse:
250 anos após a sua morte, um prisioneiro regressa à vida num corpo novo e com a oportunidade de ganhar a liberdade. Mas para isso, tem de resolver um complexo homicídio (Fonte: Netflix).

imagem-série-carbono-alterado


Opinião:
Mais uma vez a Netflix acerta em cheio com mais uma grande aquisição para o seu já recheado catálogo de séries! Carbono Alterado é a nova aposta da Netflix, uma série de drama e fição científica baseada no romance clássico cyberpunk noir de Richard K. Morgan que nos trás a história de Takeshi Kovacs, um homem misterioso que volta à vida após 250 anos.

Takeshi-Kovacs-série-Carbono-Alterado
Takeshi Kovacs no seu corpo original, interpretado pelo ator Will Yun Lee.

O facto de Takeshi ser, provavelmente, a personagem mais misteriosa de série torna tudo muito mais interessante e empolgante. Durante todos os longos 10 episódios de Carbono Alterado acompanhamos a viagem de descoberta de Takeshi não só do seu eu interior como do mundo misterioso que o rodeia, um mundo que ele desconhece, mas ao qual tem que se adaptar sob uma pele que não é a sua. O seu passado como emissário, membro de um grupo de guerrilheiros que foi derrotado numa guerra que ocorreu no passado, também é explorado ao longo da série e é neste passado que residem as bases para a segunda temporada de Carbono Alterado, o que devo confessar aguardo com uma certa expectativa.

Takeshi-Kovacs-série-Carbono-Alterado
Takeshi Kovacs na sua nova pele, interpretado pelo ator sueco Joel Kinnaman.

Um ponto bastante bem explorado nesta série é a nossa aparência, ou seja o que nos define é a nossa personalidade fruto das nossas memórias e vivências. Chega a um ponto no futuro em que a nossa aparência deixa mesmo de importar, porque nós podemos ser quem quisermos, pelo menos se tivermos o dinheiro suficiente para comprar o corpo que desejamos ou fazer clones. O nosso protagonista é forçado a isso, sendo colocado num corpo que lhe é completamente estranho. Tak é filho de mãe japonesa e pai eslavo, tendo portanto uma aparência oriental e é colocado no corpo de um homem caucasiano, neste caso do ator sueco Joel Kinnaman e tem que se adaptar ao mesmo tempo a um novo corpo e um novo mundo. É muito interessante ver como Tak se adapta ao mundo e ao seu novo aspeto como um camaleão faz para sobreviver a todo um ambiente hostil.

Laurens Bancroft é o homem responsável por trazer Takeshi de volta à vida, um mega milionário que já viveu vários séculos e que necessita que Tak descubra quem foi o responsável pelo seu próprio assassinato. A partir daqui desenvolver-se-à uma intrincada teia de intrigas, sexo, amor, crime, tortura e imortalidade.

imagem-série-carbono-alterado
Bancroft com o filho que ele não deixa crescer.

O mistério do assassinato de Bancroft torna-se cada vez mais negro à medida que Tak avança na investigação, até ao ponto que ele descobre algo aterrador relativamente ao seu próprio passado.

Takeshi, inicialmente um solitário, irá criar laços com várias pessoas que o ajudarão na sua jornada. É o caso da Detetive Kristin Ortega que tem os seus próprios motivos para perseguir Tak, Vernon Elliot, um militar na reserva, cuja mente da filha ficou extremamente danificada por motivos ainda por esclarecer, Ava, a esposa de Elliot que é também uma excelente hacker, Poe, literalmente o hotel no qual Tak está hospedado, portanto um computador com inteligência artificial bastante avançado.

Kristin-Ortega-série-Carbono-Alterado
A Detetive Kristin Ortega tem os seus próprios motivos para se envolver com Tak.

Ao longo de Carbono Alterado vários temas polémicos são abordados como a imortalidade, o significado da alma humana, as questões religiosas em conflito com a utilização dos dispositivos, para onde é transferida a mente da pessoa para posterior reposição num corpo diferente. Mas o ponto mais interessante foi mesmo verificar que a criação dos dispositivos apenas aumentou a discrepância entre as classes ricas e os pobres. Os últimos por não possuírem o dinheiro necessário para comprar os melhores corpos, se vêm obrigados a literalmente vender as suas almas ao ricos e poderosos como Bancroft que pode dispor dos corpos deles como bem entender, inclusive utilizá-los para os seus hábitos sadistas e psicopatas, assim surge a legalização do assassinato e violação porque tudo pode ser revertido, algo completamente aberrante para a sociedade atual que ainda valoriza o seu corpo como o bem mais precioso de que dispõe, ou assim deveria ser. A própria criadora dos dispositivos tenta por fim à sua criação, mas falha sem ao menos ter conseguido tentar.

imagem-série-Carbono-Alterado
O mundo de luxo e ostentação dos Matus revela que o mundo não mudou assim tanto.

Os atores, escolhidos a dedo por Laete Kalogridis, que já possui os direitos de adaptação desta obra à muito tempo, inicialmente para a realização de um filme, mas que não conseguiu realizar o seu projeto, estão perfeitos no seu papel, principalmente Joel Kinnaman, o protagonista atormentado pelo seu passado e Dichen Lachman, no papel de Reileen Kovacks, a irmã de Tak, também ela um produto do futuro distorcido que nos é apresentado e que, tal como Bancroft e todos os outros Matus (os mais ricos e poderosos que vivem literalmente no céu) perdeu toda a noção de moral. Além disso a obsessão de Rei por Tak é completamente doentia...

Takeshi-e-Reileen-série-Carbono-Alterado
Tak e a irmã Rei nos seus corpos originais.

Concluindo, Carbono Alterado é o tipo de série que mais aprecio, num estilo cyberpunk noir são nos apresentados temas bastante pertinentes sobre a evolução da humanidade e até que ponto somos capazes de ir se não tivermos nada que nos limite. Aqui o céu é literalmente o limite, pena que apenas para alguns.

cenário-série-Carbono-Alterado
O cenário futurista criado para Carbono Alterado está soberbo.

O melhor: A história intrincada sobre uma evolução distorcida da humanidade que perdeu todos os seus valores em prol de uma imortalidade hipotética.

O menos bom: Talvez os episódios tenham uma duração demasiado elevada (perto de 60 minutos) para alguns telespetadores mais impacientes, o que não é de todo o meu caso.

Comentários