- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
![]() |
Poster internacional de Silenciadas |
Realização: Hae-young Lee
País: Coreia do Sul
Géneros: Thriller, Mistério e Terror
Elenco: Bo-yeon Park, Ji-won Uhm, So-dam Park, Ye-ji Kong, Bo-bi Joo
Sinopse:
Nos anos 30, uma jovem é enviada para um colégio interno, onde ela descobre estranhas coisas que acontecem diariamente às suas colegas (Fonte: Netflix).
Opinião:
Recentemente, tive a oportunidade de assistir ao filme Silenciadas, uma obra sul-coreana dirigida por Hae-young Lee. A história desenrola-se na Coreia de 1938, quando o Japão toma o seu território em plena Segunda Guerra Mundial e se impõe com um regime colonialista, rebaixando os coreanos a membros de segunda categoria do seu império.
No início da história temos uma menina doente com tuberculose que é abandonada pela madrasta numa espécie de colégio interno, situado no meio de nenhures, onde outras meninas doentes estudam, aprendem a realizar actividades domésticas como bordar, fazem desporto e onde tratam as suas doenças.
Logo de início Shizuko é vítima de bullying por parte das outras colegas que parecem responsabilizar a jovem pelo desaparecimento súbito de outra menina a quem também foi dado o nome de Shizuko pela directora da escola (personagem brilhantemente desempenha pela compete Ji-won Uhm), desaparecimento que de resto se deu antes da sua chegada. Uma outra jovem, Kazue, toma a missão de proteger a frágil Shizuko para si. À medida que Shizuko vai sendo tratada pela sua doença, vai desenvolvendo capacidades que até então não possuía e as suas colegas começam misteriosamente a desaparecer.
O mistério que se vai adensando no decorrer da trama é muito bom, não esperava que o plot seguisse na direção que acabou por tomar. Quando comecei a ver o filme pensei que estava perante um típico filme de terror sobre um colégio amaldiçoado por um espírito vingativo, sem querer entrar em spoilers, digo que esta história marca pela diferença.
![]() |
Kazue e Shizuko desenvolvem uma relação de grande amizade e cumplicidade. |
O elenco é quase na sua totalidade feminino. Quanto às atuações temos Bo-yeong Park, no papel de Ju-ran Cha/Sizuko, uma jovem atriz já com um grande currículo e So-dam Park, como Yeon-deok Hong/Kazue, uma atriz em início de carreira que tem vindo nos últimos tempos a elevar o seu nome na Coreia do Sul e que tem de facto muito talento. A diretora da escola, a vilã, é interpretada pela “veterana” Ji-won Uhm que dispensa apresentações para quem está a par do que se tem feito na sétima arte na Coreia do Sul, tem 39 anos, uma grande beleza, e um currículo bastante extenso, sendo considerada uma das grandes atrizes da sua geração. Todas elas são muito competentes nos seus respetivos papéis.
![]() |
Bo-yeong Park como a protagonista Ju-ran Cha/Shizuko |
![]() |
So-dam Park como Yeon-deok Hong/Kazue. |
![]() |
Ji-Won Uhm como a misteriosa diretora do colégio onde se passa a ação do filme. |
O filme Silenciadas é um autêntico colorido para os olhos, com um figurino e uma a fotografia absolutamente deslumbrantes. Além da fotografia, as atuações de Bo-yeong Park, So-dam Park e Ji-won Uhm foram merecidamente premiadas.
![]() |
Um filme com uma fotografia e figurino lindíssimos. |
O melhor: A fotografia, uma autêntica beleza para os olhos!
O menos bom: Para um filme classificado na categoria de terror poderia ter sido um pouco mais assustador.
Comentários
Enviar um comentário
O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!