Rei Arthur: A Lenda da Espada, Guy Ritchie | Opinião Filmes

Rei Arthur: A Lenda da Espada
Poster internacional do filme Rei Arthur: A Lenda da Espada

Título original: King Arthur: Legend of the sword 
Realização: Guy Ritchie
País: EUA
Ano: 2017
Género: Fantasia, drama, ação, aventura
Elenco: Charlie Hunnam, Astride Bergés-Frisbey, Jude Law, Djimon Hounsou, Eric Bana, Aiden Gillen, Freddie Fox, Graig McGinlay, Tom Wu



Sinopse:

Quando o pai de Arthur é assassinado, Vortigern, o tio de Artur, usurpa a coroa. Privado do seu direito de berço e sem qualquer ideia de quem realmente é, Artur acaba por crescer da maneira mais dura nas ruas e vielas da cidade. Mas no momento em que ele retira com sucesso a mítica espada da pedra, a sua vida sofre uma reviravolta e ele vê-se forçado a honrar o seu legado... quer ele queira, quer não.


Opinião:
O Rei Arthur é praticamente uma figura lendária, ligeiramente baseada nalgum guerreiro que existiu, mas cuja a vida ficou certamente muito aquém da lenda e das inúmeras histórias/adaptações que se criaram à sua volta.

Marion Zimmer Bradley foi a autora que mais brilhantemente elevou a lenda do Rei Artur nas suas crónicas As Brumas de Avalon. Mas longe da originalidade e criatividade de uma das maiores escritoras de todos os tempos, temos um filme realizado pelo ex-marido de Madonna, Guy Ritchie e protagonizado por Charlie Hunnam, ator inglês que protagonizou a série Sons of Anarchy e que foi, em tempos, escolhido para dar vida ao famoso Christian Grey do mega sucesso literário As Cinquenta Sombras de Grey.

A escolha de Charlie Hunnam para o papel de Christian Grey foi, desde o início, polémica, as fãs não achavam que o ator fosse sexy o suficiente para protagonizar o seu Christian. Charlie acabou por desistir do papel por razões pouco esclarecidas. Mas acima de tudo, Charlie Hunnam é um grande ator e, gostos à parte, ele teria feito um grande papel. Contudo, águas passadas não movem moinhos e é o seu papel como o mítico Rei Artur que irei abordar.

King Arthur
Charlie Hunnam é o lendário Rei Arthur

Filho de um rei deposto, Arthur foi criado num bordel sob as duras regras das ruas sujas de Londonium, ambicioso e com a personalidade de um líder torna-se num típico anti-herói que teima em aceitar o seu destino como rei e salvador do seu povo. Mas a partir do momento que que retira a espada Excalibur da rocha, sob a qual ela permaneceu durante anos, o seu destino está irremediavelmente traçado. Com a ajuda da resistência contra o atual rei, o seu tio Vortigern, e da Maga, uma personagem misteriosa interpretada por Astrid Bergès-Frisbey, o nosso herói irá travar a derradeira batalha da sua vida.

King Arthur
O momento em que Arthur retira a mítica espada Excalibur da pedra.

Numa batalha épica de ação e aventura, Arthur terá que enfrentar o exército do seu tio Vortigern (Jude Law no papel de um vilão com tanto de estranho como de poderoso) e o próprio tio (numa versão monstruosa), na derradeira batalha a ser travada em nome da amizade, honra e carácter.

King Arthur
O derradeiro duelo a ser travado é entre Arthur e o seu tio Vortigern.

Como um autêntico blockbuster medieval, Rei Arthur tem todos os condimentos necessários para cozinhar um prato cheio dos elementos que fazem dos típicos filmes de ação grandes sucessos, com pancadaria e estilo q.b, e ainda direito a imagens em grande plano do corpo musculoso de Charlie Hunnam, que está novamente em boa forma física, depois de ter perdido vários quilos para encarnar o protagonista do seu filme anterior, The Lost City of Z.

Vortigern é a personagem mais complexa do filme, a sua ambição cega leva-o a sacrificar quem mais ama para conquistar o poder, mas sem nenhuma razão válida para lutar que não a ambição e o poder cegos não consegue fazer frente a um herói determinado que perdeu um grande amigo e que enfrentou vários sacrifícios até estar finalmente pronto para o combate da sua vida. 

Como o próprio Arthur refere foi a ambição desmedida de Vortigern que o criou ao atirá-lo para as ruas violentas duma cidade como Londonium quando era ainda uma criança. Foi a vida de Arthur enquanto criança e adolescente que o tornou no homem forte e destemido que vimos crescer num ápice (excelente trabalho de flashback).

King Arthur
Jude Law no papel do grande vilão deste filme, o Rei Vortigern.

Um filme que não pretende nos educar, mas nos entreter e que à parte dos seus defeitos consegue o seu objetivo com grande primazia. E acho até que consegue marcar a diferença dentro das várias adaptações da história do Rei Arthur. Uma obra bem ao estilo do seu realizador e que pode ser uma deceção para muitos, mas que pode encantar muitos outros como eu.

King Arthur
Os elementos centrais deste filme: a espada Excalibur, Charlie Hunnam e Astrid Bergés-Frisbey (ao fundo).

O melhor: O ritmo frenético e os flashbacks cheios de história e simbolismo. E, claro, a excelente forma física de Charlie Hunnam assim como o seu carisma.

O pior: O roteiro claramente fraco de um filme que opta por dar prioridade às cenas de ação e aos cenários.

Comentários

  1. Sigo muito os filmes deste diretor, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. Guy Ritchie tem feito excelentes trabalhos que se notam desde suas primeiras produções. Rei Arthur soma a lista dos seus êxitos, realmente é um filme que emociona ao espectador. Não tem dúvida nenhuma que o seu trabalho, junto com todo o elenco deu como resultado um filme inesquecível. Seguramente o êxito de filmes de fantasia deve-se a participação de Charlie Hunnam no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Um diretor reconhecido consegue chegar ao êxito graças ao seu esforço, Este dueto de atores tem uma química incrível. Adorei a direção!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que vi o filme por causa do Charlie Hunnam, sigo religiosamente as atuações dele desde "Pacific Rim" em 2013. Acho que ele é um grande ator, além de ficar muito bem de tronco nu (lol), mas o Jude Law também esteve muito bem. Eu gostei imenso da nova "roupagem" que deram a esta história do Rei Arthur.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!