Resgate, Danielle Steel | Opinião Livros

livro Resgate
Capa do livro Resgate de Danielle Steel.


Sinopse:

Um crime violento junta a vida de quatro pessoas neste livro de Danielle Steel, a autora mais lida do mundo. A história da coragem de uma mãe, do terror numa família e da força e dignidade humanas perante as mais adversas circunstâncias. Peter Morgan é libertado da prisão depois de quatro longos anos e muitos votos para se redimir. Ao mesmo tempo, Carl Waters, um homicida, também é posto em liberdade. Nessa noite, a muitos quilómetros de distância destes acontecimentos, o inspetor da polícia Ted Lee chega a casa e encontra-a vazia. Durante vinte e nove anos, viveu para o seu trabalho e, gradualmente, foi-se afastando da mulher. Agora está sozinho. Do outro lado da cidade, uma mãe procura proteger os três filhos do pânico que cresce dentro dela. Quatro meses passados desde a morte do marido, Fernanda Barnes enfrenta uma montanha de dívidas que não consegue pagar, um mundo destruído, um casamento perdido.
No intervalo de algumas semanas, a vida dos quatro vai cruzar-se de maneiras inesperadas. Para Fernanda, habituada a viver em belas casas, com segurança, sucesso e riqueza, a morte do marido já fora um golpe duro de mais. Mas um crime arrasador vem abalar a sua família e trazer para a sua vida o inspetor Ted Lee. Homem de uma integridade inabalável, Lee não tarda a transformar-se na pessoa que tenta salvar a família de Fernanda de um destino terrível.
Danielle Steel explora de forma brilhante os efeitos do crime no quotidiano das suas vítimas num romance que nos cativa do princípio ao fim.


Opinião:

Uma história que envolve quatro vidas, cada uma com rumos e objetivos diferentes. Peter Morgan é o primeiro, um homem que até tinha uma boa vida, uma mulher e duas filhas, mas que se deixa consumir pelo vício da droga deitando tudo a perder, daí até ao tráfico de droga e à prisão é apenas um passo. Passados quatro anos em Pelican Bay é altura de tentar reconstruir a sua vida, mas o mundo é cruel e não lhe oferece alternativas, ao entrar em contacto com um dos maiores barões da droga do país, ele se verá envolvido, contra a sua vontade, num esquema sórdido de rapto de uma criança de seis anos.

Carlton Waters passou os últimos 24 anos em Pelican Bay. Ele e o seu cúmplice mataram um casal por duzentos dólares e uns trocos. O seu cúmplice foi condenado à morte, ele, na altura com 17 anos, foi condenado à prisão. Nem mesmo os seus apelos fervorosos de que estava inocente lhe valeram de alguma coisa. Sai da prisão no mesmo dia que Peter Morgan e, se na prisão nunca se tornaram mais do que meros conhecidos, é fora dela que se irão envolver num esquema que irá alterar o rumo das suas vidas.

Ted Lee é um competente detetive da polícia, de ascendência asiática, à 30 anos. Ted adora a sua profissão. Casado à 29 anos com Shirley, de quem tem dois filhos já adultos, ele mantém uma espécie de casamento de fachada. É o seu trabalho como polícia que o colocará em contacto com Fernanda Barnes, o último elemento deste quarteto heterogéneo de protagonistas criados pela mente de Danielle Steel. Lee será o detetive responsável por investigar um atentado contra um juiz e mais tarde o rapto de Sam, o filho mais novo de Fernanda.

Por fim, mas não menos importante, temos Fernanda Barnes, uma viúva de 39 anos, mãe de três filhos, Will de 17 anos, Aslhey de 13 anos e Sam de 6 anos. O seu marido, um bilionário que esbanjou toda a sua fortuna, suicidou-se deixando a mulher e os filhos completamente desamparados. O que Fernanda não sabe é que, escondendo a perda da sua fortuna, ela irá colocar os filhos em perigo.

Toda a trama que se desenvolve em Resgate envolve o rapto de uma criança. Como resgatar o míudo quando a mãe não possui a imensa fortuna que os raptores julgam? A vida da criança está em risco numa alucinante luta contra o tempo.

Já tinha ouvido falar de modo bastante abonatório de Danielle Steel, uma autêntica vedeta na área da literatura romântica. Já vendeu perto de 600 milhões de cópias dos seus livros no mundo inteiro, o seu avô materno era um diplomata português, não me cativou, a sua escrita foi a meu ver demasiado fria e impessoal. Os sentimentos das suas personagens não foram tão bem  desenvolvidos quanto o seu passado. Relatou a história quase com se estivesse a fazer um relato jornalístico, não um romance onde vários sentimentos estavam envolvidos como a viuvez recente e a ruína de Fernanda, a tentativa fracassada de começar de novo de Peter, a solidão do detetive Lee e a dissimulação de Carlton Warters. Até mesmo o romance entre dois dos protagonistas não me convenceu, pareceu-me demasiado artificial. Não acho que a Sr.ª Steel tenha desenvolvido a história como o poderia ter feito. Concluindo, nunca a colocaria no meu Top 7 - Escritoras Favoritas.

Sobre a autora:

Danielle Steel
Escritora norte-americana, nascida em 1949, em Nova Iorque, autora de best-sellers no seu país e no estrangeiro. Escreve livros sobre dramas da realidade quotidiana ligados essencialmente ao amor, às relações conturbadas, à traição, à separação e ao sofrimento, mas com o sempre desejado desenlace feliz. Escreveu o seu primeiro livro em 1973, Going Home, mas só em 1978 alcançou a fama com The Promise, que se tornou um best-seller. A partir dessa altura, foi a consagração do seu reconhecimento como uma das grandes escritoras norte-americanas. As suas obras são best-sellers em mais de 45 países. Para além de literatura para adultos, escreveu também livros para crianças. Mãe de nove filhos, interessa-se pelo bem-estar das crianças em geral, participando como porta-voz da American Humane Association (AHA). Mais de vinte obras suas foram adaptadas a séries e filmes televisivos.

Comentários