TOP 7 - Recomendações de Animes



Olá a todos! Estou de volta com mais uma rubrica do meu TOP 7!
Desta vez vou enumerar sete dos meus animes favoritos, mais uma vez vale ressalvar que não assisti a todos os animes que existem (tal seria completamente impossível), mas dentro do meu já considerável conhecimento da matéria irei abordar aqueles que me deram um maior prazer de assistir.
As razões da minha preferência são várias e até mesmo a posição de cada anime não foi um assunto de fácil decisão, mas mesmo assim cá vai o meu TOP 7 - Recomendações de Animes.


7- Darker than Black

darker-than-black
Poster de Darker than Black com o protagonista Hei.
 
Sinopse:
Em Tóquio, um campo impenetrável conhecido como "Portão do Inferno" apareceu à 10 anos atrás. Ao mesmo tempo, psíquicos manejando poderes paranormais à beira das suas consciências também emergiram. Hei é um dos mais fortes dentre os agentes psíquicos, e com sua associada cega, Yin, trabalha para uma das grandes agências rivais que querem descobrir os mistérios do Portão do Inferno.

Comentário:
Darker than Black é um anime com uma história bastante original e misteriosa. Afinal, o que é que se esconde por detrás da enorme parede que envolve a cidade e dos poderes que algumas pessoas passaram a manifestar a partir do dia em que esse muro surgiu?
Hei é o protagonista do anime e a personagem mais misteriosa de toda a história, num mar de personagens misteriosas.
A banda sonora do anime, principalmente, a sua música de abertura é soberba, sendo interpretada por uma conhecida banda de visual kei japonesa.
Um anime fantástico com duas temporadas até ao momento.

6 - Psycho-Pass

psycho-pass
Poster de Psycho-Pass com os seus protagonistas.

Sinopse:
No ano 2113, as pessoas são submetidas a exames cerebrais para apurar a probabilidade de cometerem um crime. Os que chumbam no exame são presos. Ou pior, mortos.

Comentário:
No futuro a humanidade descobriu uma forma de controlar qualquer tipo de criminalidade, criando uma espécie de programa informático que consegue calcular a probabilidade de uma pessoa vir no futuro a cometer qualquer crime. Esta podia ser uma sociedade ideal sem qualquer tipo crime, mas como logo no inicio do anime vamos perceber, as situações em que o ser humano é colocado podem ser demasiado complexas para que um simples programa possa decidir se a nossa vida vale ou não a pena ser vivida. Poderá um momento marcar o nosso destino?
Algo que supostamente coloca a humanidade em segurança, está na realidade a controlar todas as pessoas num regime extremamente opressivo.
Para piorar a situação surge uma descoberta surpreendente que irá atestar que o programa Cybill não é assim tão infalível.
Um anime inteligente e certamente para adultos com cenas muito violentas que vão desde violação, a assassinato, vandalismo e até suicídio. É preciso ter estômago para assistir a Psycho-pass.
Um anime com uma mensagem profunda e três temporadas, duas das quais podem ser assistidas na Netflix.

5 - Elfen Lied

elfen-lied
Poster de Elfen Lied com Lucy.
 
Sinopse:
O diclonius (ser humano com dois chifres) é um mutante criado por seres humanos. Tem uma habilidade especial que poderia ser descrita como um sexto sentido. Os mutantes têm poder suficiente para eliminar os humanos do mundo. Os seres humanos estão receosos dos seus poderes, e por isso, os diclonius foram isolados nos laboratórios de pesquisa para serem estudados. Uma das meninas diclonius, chamada Lucy, conseguiu sair do confinamento, matou os protetores e escapou do laboratório. Ela cai no oceano após terem disparado tiros nela, acaba indo parar em uma praia. Ela acabou perdendo a memória com a queda, e na praia encontrou Kota e Yuka, que lhe deram o nome de Nyu e começaram a viver junto a ela.

Comentário:
Elfen Lied é um anime com tanto de bonito como de violento. Talvez um dos animes mais sangrentos que assisti até hoje, com imensas mortes e sangue. Este anime marcou a minha perceção de como os animes podem ser suaves e ao mesmo tempo adultos. Os primeiros episódios podem enganar o espetador menos atento, mas ao longo do desenrolar da história vamos constatando a sua enorme complexidade.
Um anime que explora a crueldade do ser humano por tudo aquilo que é diferente com inteligência e mestria, de modo muito semelhante ao de Mary Shelley em Frankenstein. Até que ponto é o nosso próprio preconceito a criar os verdadeiros monstros ou é a natureza das próprias criaturas que as torna tão perigosas para a humanidade? De todas as obras indicadas nesta rubrica talvez seja a que mais ambiciona na mensagem que pretende nos transmitir.
Destaque para a abertura do anime, umas das mais bonitas que assisti até hoje, com uma música em latim extremamente poética.
Um anime com apenas 14 episódios, mas que não deixa de ser extremamente marcante.


4 - Phantom: Requiem for the Phantom

phantom
Poster de Phantom com os seus protagonistas Zwein e Ein.
 
Sinopse:
Phantom é uma série animada pelo estúdio BEETRAIN, baseada num jogo adulto homónimo, que apresenta doses altas de violência e incinuações sexuais. A história centra-se numa organização chamada Inferno que pretende solidificar-se como a grande lider do submundo do crime. Para isso, ela utiliza de Phantom, uma menina que teve as suas memórias apagadas e é hoje considerada a assassina perfeita, a principal responsável pela rápida ascenção da Inferno. Entretanto, tudo muda quando, durante a execução de uma missão, um turista japonês testemunha a ação de Phantom e consegue fugir, escapar, lutar e se esconder, por bastante tempo, tempo suficiente para que o mestre Scyte veja algo de diferente no rapaz. Quando capturado, ao invés de ser executado como seria o procedimento padrão, a Inferno submete o jovem ao mesmo processo realizado em Ein, a Phantom, apagando suas memórias, retirando todas as suas perspectivas, rebatizando-o como Zwein e transformando-o em um assassino frio e calculista, um Phantom… Ou será que não?

Comentário:
Descobri este anime por acaso quando procurava algo para assistir e gostei tanto dele que devorei os seus 26 episódios quase de uma assentada só. A música de abertura quase me dava arrepios de tão acertada que era para o enredo.
Imaginem que do nada somos capturados por uma organização criminosa com o nome poético de Inferno, que nos retira a memória e nos torna assassinos de sangue frio, não existindo lugar para qualquer tipo de sentimentos. É o que acontece com o protagonista desta história, mas será que Zwein foi um experimento assim tão bem sucedido? E Ein? É mesmo possível, ao retirarmos as memórias de uma pessoa, fazer que ela deixe de ser quem era? Acho que a nossa personalidade, após estar criada e moldada pelas nossas vivências externas, está definitivamente formada e este anime serviu para que eu refletisse se é possível ou não mudarmos. Adorei o modo como a relação entre os protagonistas foi evoluindo de uma maneira bela e palpável.
Um anime cheio de voltas e reviravoltas, algumas necessárias outras nem tanto, mas todas nos dão vontade de continuar a assistir Phantom com entusiasmo. O único amargo de boca que me deixou foi o final, apesar de compreender (só um pouco) porque seria necessário.


3 - Knights of Sidonia

knights-of-sidonia
Poster de Knights of Sidonia com destaque para Nagate.
 
Sinopse:
Em isolamento toda a sua vida, Nagate terá de se habituar à vida numa colónia espacial com vários séculos, enquanto treina como piloto para combater uma ameaça antiga.

Comentário:
Mais um grande anime levado até nós pela Netflix. Knights of Sidonia transporta-nos até ao futuro, quando a humanidade foi atacada por uma ameaça extraterrestre desconhecida e os sobreviventes fugiram para o espaço em naves gigantescas. Muitos séculos mais tarde resta apenas uma dessas naves, local onde, juntamente com o espaço profundo, se desenrola a ação deste anime.
O protagonista Nagate não é certamente o personagem mais original da história, um rapaz que viveu isolado com o seu avô, um renomeado piloto até à morte deste. A fome fez com que o jovem saísse para o exterior e se aventurasse numa nova vida.
Nagate torna-se também piloto e juntamente com os seus novos amigos irá combater uma grande ameaça, cujo principal objetivo parece ser eliminar toda a raça humana (o que resta dela pelo menos).
Um anime ambientado no espaço com grandes combates que exigem estratégia e muito sacrifício a não perder.
O grande ponto negativo deste anime tem a ver com as suas características de harém (um protagonista masculino com várias personagens femininas a nutrir sentimentos românticos por ele, sem que ele tenha necessidade de se decidir por alguma delas), mas nem tudo podia ser perfeito.
Knights of Sidonia tem até ao momento duas temporadas, mas espero uma continuação, uma vez que a história está claramente inacabada.

3 - Anji - Demi Human

ajin-demi-human
Poster de Ajin - Demi Human.

Sinopse:
Os Ajin são seres humanos que não podem morrer. Dezessete anos atrás, eles apareceram pela primeira vez em um campo de batalha na África. Desde então, mais de sua espécie são descobertos no seio da sociedade humana. Sua raridade na aparência significa que, para fins experimentais, o governo vai recompensar generosamente quem capturar um. Nos dias atuais, para que um determinado estudante do ensino médio que espera ter um feriado típico de verão, a sua vida está prestes a virar algo inesperado…

Comentário:
jin - Demi Human faz-me lembrar Elfen Lied em vários pontos. Os seres humanos descobrem a existência de pessoas diferentes que podem ou não representar o próximo passo da evolução humana. O medo pelo que é diferente toma a humanidade numa expiral de descriminação e violência. Os actos cometidos ao longo do anime contra os Ajin são do mais cruel possível. Contudo, o protagonista desta história é tão inteligente e calculista (ou mais) dos que os seus cruéis perseguidores. A falta de empatia deste jovem vai se revelar como um grande auxílio para sobreviver neste mundo cruel, que não parece ser assim tão diferente do nosso, mas por outro lado vai evitar que nos possamos ligar mais a ele do ponto de vista emocional.
Uma história apaixonante que conta até agora com duas grandes temporadas, a assistir na Netflix.

2 - Code Geass: Lelouch of the Rebellion

Poster de Code Geass com várias personagens, destaque para Lelouch ao centro.
 
Sinopse:
O Japão foi invadido e conquistado pelo império de Britannia. E agora é conhecido como “Área 11” e os cidadãos como “Elevens”. O Império de Britannia tirou a independência do Japão e impôs regras para usar os Knightmares. As leis do Império nunca titubearam, mas problemas começaram a surgir... O jovem Britannian, Lelouch, recebeu um poder especial de uma misteriosa garota: GEASS. Um poder absoluto, o qual permite que o usuário dê ordens para todos. Lelouch decide planejar a destruição do Império de Britannia usando seu poder como arma. Seus objetivos são: vingar a morte de sua mãe e criar um mundo no qual sua irmãzinha, Nunnally, possa viver em paz. Aquele que decidirá tudo que estar por vir é o seu pai, o Imperador de Britannia.

Comentário:
Lelouch é uma das personagens de anime (e não só) mais inteligentes da história. Um grande estratega (amante de xadrez), inteligente, frio e calculista tem no grande amor pela sua irmã mais nova o seu grande ponto fraco (de resto uma fraqueza bastante explorada pelos seus inimigos ao longo do anime).
Quando o destino de Lelouch se cruza com o destino da misteriosa CC, os dados estão lançados para uma grande história de conquistas e derrotas. A questão com que me deparei no final deste anime foi: Terá tudo valido a pena para Lelouch? Não sei...
Code Geass quase conquistou o primeiro lugar do meu pódio, contudo o seu final bastante aberto não me cativou, supõe-se que este tipo de final deixe espaço para que o espetador possa decidir o final da história de acordo com as suas preferências, para mim revela alguma falta de coragem da parte dos autores. Um final feliz ou um final trágico daqueles que fazem chorar as pedras da calçada teria sido preferível do meu ponto de vista.
Agora sei a razão para o final aberto de Lelouch, afinal vamos, após tantos anos, assistir a uma terceira temporada de Code Geass, porque afinal Lelouch está (tal como eu desconfiava) vivo!

1 - Naruto Shippuden

naruto-shippuden
Poster de Naruto Shippuden.
 
Sinopse:
Naruto Shippuuden é a continuação da série original de TV Naruto. A história acontece ao redor de um Naruto mais velho e um pouco mais maduro em sua jornada para salvar seu amigo Uchiha Sasuke das garras do Ninja Orochimaru. Após dois anos e meio, Naruto finalmente retorna para a Vila de Konoha, e começa a por suas ambições em prática, contudo não será tão fácil, já que ele conquistou alguns inimigos poderosos, como a organização ninja, Akatsuki.

Comentário:
Naruto foi o anime que praticamente me tornou uma grande fã deste tipo de obras, a sua continuação surpreendeu-me pela capacidade de Masashi Kishimoto de inovar, de amadurecer as suas personagens e ao mesmo tempo criar uma grande história de amizade e companheirismo.
Naruto Shippuden não é um anime perfeito (está muito longe disso), mas a sua história cativa os seus espectadores e dá bons exemplos de conduta a uma sociedade cada vez mais egoísta, consumista e vazia de valores morais.
Só quando encontrar um anime que me marque tanto quanto Naruto é que este anime, com todas as suas falhas e defeitos, poderá perder o primeiro lugar deste TOP 7.


E este foi o meu TOP 7 - Recomendações de Animes. Espero que tenham gostado e encontrado boas recomendações de animes para assistir.

Comentários