Max de Boaz Yakin | Opinião Filmes


Título original: Max
Realizador: Boaz Yakin
País: EUA
Ano: 2015
Género: Comédia dramática, aventura
Elenco: Josh Wiggins, Carlos, Dejon LaQuake, Thomas Haden Church, Robbie Amell, Lauren Griham, Luke Kleintank, Jay Hernandez, Miles Mussenden, Mia Xitlali, Owen Harn, Joseph Julian Soria

Sinopse:
Max é um cão altamente treinado que serve ao lado do soldado Kyle Wincott. Com a morte de seu dono no Afeganistão, Max é adotado pela família do fuzileiro naval. Acabando por criar laços com Justin, irmão do militar, e juntos eles tentam desvendar o mistério por trás da morte de Kyle.

opinião-filme-max

Recentemente, e muito por acaso, tive a oportunidade de assistir a este filme inspirador sobre a lealdade e a capacidade de seguirmos em frente na estrada da vida, umas vezes justa, noutras, nem por isso.

Justin é um adolescente problemático que passa os dias a andar de bicicleta, jogar videojogos e a fazer cópias piratas desses mesmos videojogos. O seu irmão mais velho, Kyle, é um soldado condecorado em missão no Afeganistão que tem um cão treinado em missões de reconhecimento do terreno chamado Max.

kyle-wincott-max-filme
O fuzileiro Kyle Wincott e Max.

Uma emboscada no Afeganistão tira a vida do irmão de Justin, Max sobrevive mas fica profundamente traumatizado, não podendo ouvir o som de tiros e de explosões e passa a reagir de modo agressivo com os tratadores.

A cena mais emocionante do filme é no funeral de Kyle, onde Max reage com profunda tristeza se deitando aos pés do caixão do dono falecido, mas quando é altura de o levar para o centro de treino do exército ele só se acalma com a presença de Justin, que ajuda a trazê-lo para a carrinha.

Uma vez que o stress pós-traumático deixou Max sem utilidade para o exército, o seu destino será o abate, mas os pais de Kyle e Justin decidem ficar com ele, já que Max apresenta alguma estabilidade quando está perto de Justin, ficando este responsável pelo animal.

Tanto o pai de Justin como o seu falecido irmão mais velho são considerados heróis de guerra e Justin se recente por não poder ser tão perfeito quanto eles. De início a sua relação com Max não é das melhores com o cão carente de atenção sempre a ladrar e a ganir, mas com o passar do tempo e com a ajuda de Carmen, a prima de Chuy, o melhor amigo de Justin, a relação entre Justin e Max torna-se cada vez mais forte. Mas a estabilidade familiar é abalada com o regresso a casa do melhor amigo de Kyle, que acusa Max de ser o culpado pela morte do dono e que está envolvido em negócios obscuros.

chuy-carmen-max-justin-filme
Chuy, Carmen e Max (ao centro) em conversa com Justin.

O pai de Justin, tendo perdido o filho mais velho e não conseguindo se conectar com o filho mais novo, aproxima-se do melhor amigo do filho e inclusive lhe oferece emprego. Tyler aproveita-se da situação, mas Justin e Max não deixarão as coisas por aqui e iniciarão a sua própria investigação, que os colocará a ambos em sérios perigos.

max-justin-filme
Max e Justin investigam Tyler.

À muito tempo que não via um filme tão emocionante, mesmo que em termos de efeitos especiais não tenha nada de mais, quer dizer tivemos perseguições, tiroteios, lutas incríveis (autênticos duelos entre cães ferozes) e uma amizade entre um cão e um rapaz adolescente de derreter corações, o que mais poderíamos querer? Para mim foi refrescante ver este filme.

O melhor: Max (interpretado pelo Pastor-belga Malinois, Carlos), um verdadeiro herói que ofusca a tela.

O menos bom: Não tem a ver com o filme em si, mas perceber que até os animais são facilmente dispensados quando já não cumprem a sua função inicial é muito triste.

Comentários