Dar a Volta, Jenny Blake | Opinião Livros

livro-Dar-a-Volta-Jenny-Blake
Capa do livro Dar a Volta.

Sinopse:
Se tem o trabalho ou o negócio perfeito, parabéns. Mas se não está plenamente certo disso, está na altura de começar a pensar no seu próximo passo.
 O emprego que tem deixou de ser um desafio? Ou nunca o foi? O que faz é apenas uma forma de sustento? Sente-se infeliz no trabalho? Sente mais cansaço do que entusiasmo? A vontade de mudar está presente, mas falta-lhe coragem? Ou simplesmente não sabe como o fazer? Se estas são questões com as quais se identifica, então está na hora de dar a volta.
 Hoje, já não existem carreiras, mas sim percursos profissionais, que dependem muito mais das suas competências do que da empresa onde trabalha. Mas como podemos planear uma mudança profissional? De acordo com Jenny Blake, a resposta está em pequenos passos e não num grande salto. E a solução está bem mais perto do que julga.
 Em vez de olhar para um futuro distante e tão desconhecido que apenas promove o receio, com Dar a Volta vai aprender, passo a passo, a fórmula simples e sustentável para vencer esse receio e avançar com segurança rumo à felicidade profissional.



foto-livro-Dar-a-Volta-Jenny-Blake

Opinião:

De vez em quando tenho uma vontade irresistível de ler um livro que me ofereça uma fórmula mágica para resolver todos os impasses da minha vida sejam eles de natureza pessoal, afetiva e até mesmo profissional. Neste contexto encontrei este livro, Dar a Volta, com um título sugestivo e uma capa chamativa, pois apesar de ser simples, o contraste entre o azul celeste e o amarelo canário chama-nos a atenção no meio de tantos outros livros do género no expositor da livraria.

No entanto, Dar a Volta não é um daqueles livros que nos garante um sucesso imensurável se mandarmos tudo às urtigas e começarmos de novo, muito pelo contrário, é um livro diferente por apelar à calma e à construção de um plano estratégico para o nosso futuro. Por nos chamar à atenção para a importância de usarmos os nossos trunfos e as nossas experiências para algo que nos concretize. Mas como passar da teoria à prática? Essa é a minha maior dificuldade e a verdade é que sem alguém que me aconselhe e me oriente, como parece ser aquilo que a autora faz para ganhar a vida, isto é dar consultoria profissional na área da gestão de carreira, não me parece que eu consiga realmente "dar a volta", neste ponto acho que este livro está excelente para promover o negócio da autora, mas não é lá de grande ajuda por si só. Todavia, comprometo-me a tentar seguir algumas das táticas apontadas pela autora para que possa me sentir mais realizada a nível profissional.

Demorei imenso tempo para ler este livro, eu que sou uma leitora voraz, vi-me literalmente grega para concluir esta leitura. A razão? Trata-se de um livro demasiado técnico digamos assim, num registo muito longe dos romances que adoro ler. Mas de vez em quando sabe bem sair da rotina e apreender algo mais, principalmente, num tema pertinente e que me interessa pessoalmente em larga escala.

Dar a Volta é um livro que vale a pena ler, mas que deve ser lido com calma por duas razões. Primeiro, porque torna-se um pouco maçudo se for lido de uma assentada só e em segundo lugar para que possamos assimilar os seus conselhos calmamente e os possamos aplicar no nosso próprio ritmo. Sendo um livro que devemos ir consultando aos poucos.

Outro ponto interessante sobre este livro é história da autora, uma jovem que aparentemente tinha o emprego de sonho na Google, um emprego que milhões de pessoas ambicionam, mas que não se contentou com isso e seguiu os seus sonhos com uma persistência incrível.

Seguem algumas das minhas passagens favoritas:

Talvez tenha experimentado o fracasso no passado e se sinta hesitante quanto a expor-se de novo a essa possibilidade. Contudo, ao mesmo tempo, sabe que o maior fracasso é não tentar - contentar-se, sucumbir ao medo e viver como uma sombra do seu ser mais verdadeiro.

Os impactantes não são afligidos pelo Medo de Ficar de Fora. Têm é Medo de Não Tentar.


foto-livro-Dar-a-Volta-Jenny-Blake


O melhor: É um livro que nos dá muitos conselhos úteis sobre o que fazer para mudarmos o rumo da nossa vida em termos profissionais.

O menos bom: É um livro com uma linguagem demasiado técnica para quem não está habituado a este tipo de leituras.


Sobre a autora:
Jenny Blake, com apenas 20 anos de idade, interrompeu os estudos de Ciência e Comunicação Política, na Universidade da Califórnia, para ser a primeira funcionária de uma startup de sondagens políticas em Silicon Valley. Aí, a sua vida deu uma volta e ingressou na Google, onde ajudou a criar e a lançar um programa de formação global para gestores, chamado Guru de Carreira. Ao fim de cinco anos, mesmo com um emprego de sonho, Jenny sentiu que precisava de algo mais e deu uma nova volta à sua vida. Criou uma empresa própria de consultoria profissional e empresarial e tornou-se conferencista internacional. 
Ao fim de vários anos como consultora e de conhecer inúmeros casos de clientes seus, e lembrando também o seu próprio percurso profissional, a autora reuniu neste livro todos os conhecimentos e métodos com que tem ajudado pessoas em todo o mundo a construir carreiras dinâmicas e sustentáveis, e, mais importante, a encontrar a felicidade profissional.

Comentários