TOP 7 - Guerreiras Claymore

TOP 7 - Guerreiras Claymore

O anime Claymore marcou a sua época, o seu ponto forte foi, sem dúvida, as personagens femininas poderosas e determinadas. Passados vários anos continuamos com algumas dessas personagens ainda bem presentes na nossa memória. 

O conceito de guerreira Claymore marcou o anime que apresentou várias dessas guerreiras, algumas não tiveram o destaque que mereciam, outras foram a alma da história como Teresa. Para além disso, Clare marcou pela diferença como protagonista feminina num anime shounen e a sua história com Teresa emocionou a todos os espetadores.


O que é uma Claymore?

Claymores Miria, Terese e Helen
Miria, Teresa e Helen (da esquerda para a direita)

As Claymore são guerreias cujo DNA é metade humano metade youma (monstros devoradores de carne humana), isto devido a experimentos levados a cabo pela Organização que consistem em injetar carne e sangue youma em crianças do sexo feminino. São geralmente escolhidas entre crianças abandonadas ou cujas famílias foram consumidas por youmas, a exceção é Clare que após a morte de Teresa se oferece para trabalhar para a Organização. O seu objetivo é a vingança contra Priscilla, a Claymore, agora ser despertado, que matou Teresa, a sua "mãe adotiva".

Devido ao seu DNA híbrido, as Claymore possuem algumas características físicas semelhantes  entre si, possuindo olhos prateados e cabelos loiros/esbranquiçados, força sobre-humana e regeneração acelerada, contudo, cada uma delas possui um poder específico. Todas usam o mesmo uniforme e uma poderosa espada gigantesca chamada claymore de onde advém o seu nome, e trabalham sozinhas.

Teresa e Clare gif
Clare e Teresa, as duas Claymore que são a alma do anime.


Também devido aos seus traços e poderes híbridos, as Claymores são desprezadas pelos mesmos humanos que solicitam a sua ajuda para sobreviver. Os outros humanos não deixam de as comparar aos youmas e de as temer, a chamando de "bruxas de olhos prateados" ou "monstros".

Todas as Claymores são mulheres porque se revelou impossível para os homens controlar o seu lado youma, levando a despertares prematuros e ao surgimento de criaturas extremamente perigosas como Isley, apelidado "rei prateado" devido aos seus longos cabelos prateados.

Este TOP 7 não procura enumerar as Claymores de acordo com o seu nível de poder, isso é feito no próprio anime, mas sim de acordo com o meu grau de preferência. 

As guerreiras Claymore que fazem parte deste TOP 7 são as seguintes:



1- Teresa

Claymore Teresa

Esta guerreira poderosa já figura em vários dos meus TOP 7, mas aqui tinha que conquistar o lugar cimeiro. Teresa foi mais do que uma figura materna para Clare, ela foi a força motriz à volta da qual girou toda a história do anime.

Conhecida como "Teresa do sorriso aparente" por sempre assassinar os seus alvos com um sorriso no rosto, foi em tempos a Claymore número 1 da Organização e é considerada a Claymore mais poderosa de toda a história, tão poderosa que quando as quatro Claymores no ranking imediatamente abaixo dela foram designadas para a assassinar, elas duvidaram se o conseguiriam fazer.

Apesar de ter falecido antes dos acontecimentos narrados do anime, a sua importância para o desenrolar de toda a história foi por demais crucial e nos poucos episódios em que aparece, a sua marca é inquestionável como uma das personagens mais fascinantes do anime e, possivelmente, de todo o mangá.

Teresa era uma guerreira fria e sem sentimentos que só se importava em completar as suas missões. No entanto, tudo muda quando uma criança obstinada que ela salvou de um youma que a mantinha sequestrada se cruza no seu caminho. Essa criança é Clare e, se inicialmente, Teresa a tentou afastar friamente do seu caminho, a teimosia da criança em segui-la acabou por vencer a sua resistência. Contudo, Teresa sabia que a vida de uma Claymore não era o melhor modo de vida para uma criança e tentou deixar Clare em segurança numa vila, mas neste mundo instável uns bandidos invadiram a vila e abusaram da criança, ao tomar conhecimento disso, Teresa acaba por matar os bandidos num acesso de fúria, quebrando a regra de não matar humanos aconteça o que acontecer, o que faz com que a Organização mande outras Claymore para assassiná-la.

Claymore Teresa gif


Priscilla, Irene, Noel e Sofia, as Claymore mais poderosas depois de Teresa são, simultaneamente, enviadas para assassiná-la, mas Teresa consegue derrotá-las com espantosa facilidade, sem inclusive liberar 10% dos seus poderes. Apesar disso, ela viu o potencial de Priscilla para a ultrapassar no futuro e ponderou assassiná-la, mas o seu lado humano não o permitiu e tenta partir com Clare. Todavia, Priscilla não desiste e persegue-as, mas no seu descontrolo acaba por liberar demasiado poder youki e iniciar o processo de despertar, ela engana Teresa pedindo que esta a mate e impeça o seu despertar, mas quando Teresa vai fazer isso, ela corta os seus braços e a sua cabeça despertando de seguida.

A morte de Teresa foi o momento mais triste do anime e também aquele que mais me marcou. Ver o sofrimento e choque de Clare foi desesperante. Foi também a morte de Teresa que levou Clare a se tornar numa Claymore e perseguir Priscilla como o seu objeto de vingança.



2- Clare

Claymore Clare

Num anime shounen encontrar como protagonista uma mulher é algo relativamente raro e, neste ponto Claymore é um anime que marca pela diferença. No início da história não sabemos praticamente nada sobre Clare, quem ela é? De onde vem? E muito menos como se tornou numa Claymore?

Clare é, surpreendentemente, a Claymore mais fraca da sua geração, o que acaba por ser um choque para o espetador, uma vez que desde o início do anime que somos levados a considerá-la como uma guerreira forte e competente.

Logo no início do anime, Clare salva um rapaz, Raki, que passará a segui-la e se tornará no seu escudeiro e cozinheiro muito contra a vontade da própria, mas não querendo abandonar o rapaz, ela deixa que ele a acompanhe nas suas perigosas viagens.

Claymore Clare gif


Clare é a principio uma personagem séria e reservada, mas com o tempo e com o evoluir da sua relação com Raki vamos conhecendo mais sobre esta mulher misteriosa. Ela é, na verdade, muito boa a esconder as suas emoções, que acabam por ser muito mais intensas do que as emoções das outras Claymores.

Quando finalmente é nos revelado o seu passado, tudo passa a fazer sentido, inclusive, o porquê de Clare ser a Claymore mais fraca da Organização. Na verdade, Clare apenas possui 1/4 de DNA youma, ao contrário das colegas que possuem 1/2 de DNA youma, uma vez que foi o DNA da Claymore Teresa que foi colocado no seu corpo.

Teresa foi uma figura extremamente importante para Clare, que após ser salva por Teresa de um youma que matou a sua família e a manteve em cativeiro, passa a seguir Teresa, que a principio a rejeita, mas com o tempo Teresa acaba por se tornar numa mãe para Clare, isto até ao dia em que a Organização envia outras quatro Claymores para assassinar Teresa…



3- Irene

Claymore Irene

Irene é outra Claymore extremamente poderosa. Inicialmente, a Claymore número 2 da geração de Teresa, ela perde a posição e passa a número 3, após o aparecimento de Priscilla.

Irene, Noel, Sophia e Priscilla são enviadas para assassinar Teresa, contudo, as coisas saem de controlo com a derrota e o consequente despertar de Priscilla que finalmente consegue assassinar Teresa. Irene é a primeira a atacar uma Priscilla despertada, mas perde o braço esquerdo e a última foge. Sabendo que sem o braço seria eliminada pela Organização, simula a sua própria morte e desaparece sem deixar rasto.

Irene era conhecida pela sua incrível velocidade a manejar a espada, sendo conhecida como "espada da luz", a razão para isso é que ela emana todo o seu poder youki para o braço que segura a espada.

Claymore Irene gif

Irene é uma Claymore extremamente calma e inteligente. Quando reencontra Clare, vários anos depois, ela salva-a e leva-a para o seu esconderijo, ensinando-lhe a técnica da "espada da luz". Além disso, Irene cede o seu outro braço a Clare, uma vez que iria permanecer escondida e não precisaria do braço, mais tarde ela é visitada por outra Claymore, Rafaela, que é enviada para a assassinar. O resultado dessa luta não é demonstrado no anime, mas no mangá é revelado que Irene permanece com vida no final da história.

Irene é uma das minhas personagens favoritas do anime pela sua personalidade e, tal como Teresa, ela acaba por se tornar numa espécie de mentora para Clare.



4- Miria

Claymore Miria

Miria era a Claymore número 6 da sua geração e a líder dos Sete Fastasmas. A sua habilidade de se mover a uma velocidade incrível, deixando a sua imagem para trás de modo a confundir os seus oponentes valeu-lhe o título de Fantasma e a reputação de ser uma das guerreiras mais rápidas da sua geração.

Tal como as outras Claymores, Miria tem olhos e cabelos prateados, para além disso mais tarde ela passa a possuir uma cicatriz em forma de cruz no rosto.

Com o seu talento em planear estratégias e a sua tolerância com os outros, Miria é considerada uma grande líder, o que é contrário aos objetivos da Organização. Miria leva para o lado pessoal as mortes daquelas que estão sob o seu comando, sabendo que são vítimas da Organização e fará de tudo para protegê-las, incluindo desobedecer às regras e ordens da Organização.

Miria não é do tipo de tomar partido em discussões dentro da sua própria equipa. Apesar das constantes reclamações de Helen contra Clare na sua caçada ao Ser Despertado, Miria insiste que "cada membro da equipe é crucial", isto se o grupo quiser ter sucesso e sobreviver. Ela também não faz comentários depreciativos ou condescendentes em relação a outras Claymores, mesmo em relação àquelas com patentes mais baixas. Por sua vez, a maioria das Claymores de escalão inferior tem o maior respeito e admiração por ela.

Claymore Miria gif

Para uma Claymore que possui um poder considerável, Miria tem um comportamento bastante cauteloso. Em vez de agir por capricho ou tirar conclusões precipitadas, ela costuma fazer deduções cuidadosas antes de chegar a uma decisão final. Isso é visto quando ela afirma para Clare e Helen que seus pontos de vista sobre a Organização são apenas teorias até que ela possa provar que são verdadeiros. 

Miria havia demonstrado grande dedicação em investigar os segredos da Organização e revelá-los a outras pessoas, e muitas informações foram coletadas durante o lapso de tempo de sete anos. Ela revelou os seus segredos após a batalha com Agatha em Rabona. Ela sabe que as informações que reuniu são confiáveis e está decidida, com os outros seis dos Sete Fantasmas, em seu objetivo acabar com a Organização.

Embora a sua infância e família não sejam conhecidas, a sua conexão mais próxima era a sua melhor amiga Hilda. Depois que Miria inconscientemente matou uma Hilda Despertada, ela começou a considerar a Organização com antipatia e suspeita.



5- Jean

Claymore Jean

Jean era a Claymore número 9 da geração de Clare e uma guerreira ofensiva. O seu nome, "Jean", é a versão francesa e escocesa de "Jane" ou "Joan". O seu nome tem origem hebraica e significa "Deus é gracioso", o seu uso pode ser uma alusão a outra guerreira graciosa, Joana d'Arc.

De modo a manter a imagem de Joana d'Arc, Jean tem cabelos curtos, também não possui sobrancelhas. Tal como as outras Claymores, possui olhos e cabelos prateados e usa o uniforme padrão.

Como um ser despertado, Jean assemelha-se a uma borboleta graciosa com garras afiadas. Nesse estado, ela tem um par de asas de borboleta e o corpo mantém o estado humanoide.

Claymore Jean gif

A força de vontade é o maior traço da sua personalidade, o que foi demonstrado com o facto dela manter a consciência após despertar, mesmo após o seu corpo estar completamente transformado. Outras características proeminentes são o seu sentido de disciplina e extrema lealdade, ela acredita piamente que todas as dívidas devem ser pagas e está disposta a sacrificar a sua própria vida para salvar os seus aliados. Contudo, Jean tem poucas capacidades de liderança. 

Jean não se importa com ranks, quando Helen aponta que Clare é a Claymore com o rank mais baixo, ela insiste que deve a Clare a sua vida e que não se importa como o rank desta.



6- Deneve

Claymore Deneve


Deneve é a Claymore número 15 da sua geração, tal como as outras Claymores possui olhos e cabelos prateados, mas no seu caso usa os cabelos bem curtos. Apesar dela se encontrar parcialmente Despertada, ela conseguiu reverter o processo e voltar ao seu estado normal. 

Deneve possui uma personalidade calma e compreensiva, mas também pode ser extremamente perfecionista. Ela possui uma capacidade de regeneração incrível, mesmo para uma guerreira defensiva.

Claymore Deneve gif

Ela é capaz de criar fortes laços de amizade, sendo vista quase sempre com Helen. Deneve ficou extremamente desgostosa com a morte de Undine, culpando-se a si própria por não ter sido capaz de a proteger e até mesmo vingar a sua morte.

Deneve tem uma grande capacidade em regenerar partes do seu corpo, o que aumentou quando se tornou num ser Despertado. Talvez, as suas fortes capacidades de regeneração devem-se ao seu desejo subconsciente de viver, apesar da sua natureza suicida.

Outro ponto muito interessante sobre Deneve é que ela possui duas espadas claymore, ao invés de apenas uma como as suas colegas.



7- Priscilla

Claymore Priscilla

A grande antagonista do anime, Priscilla foi, antes de despertar, a Claymore número 2 da sua geração, perdendo apenas para Teresa. Ela conquistou o posto de Claymore número 2 quando ainda era relativamente jovem e tudo isso apenas alguns meses após se tornar Claymore. 

Foi a sua imaturidade que a levou a um despertar prematuro durante a luta contra Teresa, uma vez que não conseguiu aceitar a derrota e libertou demasiado poder youki. Priscilla tornou-se no ser Despertado mais poderoso da história.´

Claymore Priscilla gif

Após despertar e matar Teresa, Noel, Sofia e deixar Irene gravemente ferida, Priscilla foge para o Norte, onde se cruza com Isley, um guerreiro número 1 que despertou, derrotando-o e fazendo com que ele lhe jurasse fidelidade. No entanto, ela perde a memória e sabendo que não a consegue derrotar, Isley ajuda-a e promete levá-la para o Sul, onde, na sua mente instável, ela julga que irá reencontrar a sua família (morta por um youma à muito tempo atrás).

Priscilla ganha um lugar neste post não apenas pelo seu enorme poder, mas por ter sido uma das maiores vítimas da Organização, pois ela ainda era demasiado imatura para confortar uma Teresa no auge das suas forças. Para além disso, o seu passado foi um dos mais tristes e a sua mente, mesmo depois de ser tornar um ser Despertado, continuou presa num sofrimento interminável.

Comentários

  1. Muito bom! Bem resumido... Sem textos muitos extensos. Me amarrei, e ainda passou o anime na minha cabeça em quanto lia.vlw!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É a minha opinião… Não tem nenhuma razão específica, tem a ver apenas com o meu gosto.

      Eliminar
    2. isso ai, meu top 7 seria diferente, mas no caso é o seu, quem não gostar que não leia kkkkkk

      Eliminar
  3. Pena o anime não ter tido continuação. Acho que muitos fãs até hoje quando assistem ficam depre e querendo caçar a Priscila. A Miria é minha personagem preferida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, este anime merecia muito mais! Para os mais curiosos temos o mangá que avança bastante no tempo e conclui a história, mas confesso que o enredo parece que se perde… Também gosto muito da Miria, ela é Claymore mais madura da geração da Clare.

      Eliminar
  4. Ótimo top. Teresa é a personagem mais marcante de Claymore, embora tenha aparecido pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Para mim a Teresa é a alma do anime! Ela pode ter tido pouco tempo de tela, mas ela foi a razão de ser da história de Claymore.

      Eliminar
  5. siiiim, inclusive tenho o simbolo dela tatuado no pescoço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!