O Plano da Herdeira, Courtney Milan | Opinião Livros

Capa do livro O Plano da Herdeira.
Ela pode ser alvo da chacota da sociedade, mas vai ser a última a rir...


Sinopse:
Miss Jane Fairfield parece não acertar em nada do que faz. Desde a forma como fala (tem mesmo de falar assim tão alto?) e as coisas que diz (e que mais valia não dizer), às roupas pavorosas que veste (parece um pavão!), não há nada de atrativo nela - e, ao que parece, nem o dote associado ao seu nome a vai poder salvar.
Dir-se-ia até que o faz de propósito…
Será que…?
Sim. É precisamente esse o plano. E Jane está disposta a tudo, até a fazer as figuras mais ridículas, se isso significar que a irmã permanecerá a salvo…
Já Mr. Oliver Marshall faz tudo como deve ser. Filho bastardo de um duque, cresceu na pobreza, e agora pretende dar voz ao povo. Bastará um passo em falso para deitar tudo a perder - por isso não se vai deixar distrair pela esquisita criatura de quem todos se riem. Depressa se torna evidente, porém, que Jane não é aquilo que parece...
Não…
É muito, mas muito mais… conseguirá ele resistir?
Após o sucesso de "A Guerra da Duquesa", Courtney Milan volta a encantar-nos com "O Plano da Herdeira", o segundo volume da série Entre Irmãos.




Opinião:
Tenho orgulho em afirmar que sou uma leitora com gostos literários bastante variados, que vão desde romance histórico e contemporâneo, a fantasia, thrillers policiais, aventura, desenvolvimento pessoal e um sem números de outros géneros literários. Neste momento, encontro-me numa onda de romances históricos e depois de ler Até os Mares Serem Desertos embrenhei-me n'O Plano da Herdeira com grande entusiasmo. E esta foi sem dúvida uma das leituras mais interessantes dos últimos tempos.

A história em si é cliché e ao mesmo tempo original. Jane Fairfield é uma jovem herdeira com uma fortuna considerável e um dote de fazer inveja a muitas jovens casadoiras, que pode garantir um bom casamento a quem o possuir. Contudo, este dote é uma fonte de angustia para a própria, dado que esta não pretende de jeito nenhum encontrar um marido, pelo menos até que a sua irmã mais nova, Emily, atinja a maioridade e não seja obrigada a suportar todo o tipo de tratamentos impingidos pelo seu tutor legal, o seu tio Titus, para curar os ataques convulsos de que sofre.

Jane é uma mulher vistosa, uma mulher que gosta de vestidos espalhafatosos com cores garidas, rendas, pérolas, rubis e todo o tipo de acessórios que o dinheiro pode comprar. Mas para além disso é barulhenta e tem o péssimo hábito de dizer aquilo que pensa sem qualquer tipo de filtros e, por cima de tudo isso, corre à boca cheia que ela é o resultado de uma relação adultera entre a sua mãe e outro homem, o homem que lhe deixou a sua enorme fortuna. Resumindo, Jane não é a jovem mais popular entre a alta sociedade, mas o seu dinheiro poderia ser suficiente para que muitos homens tentassem a sua sorte, daí que ela exagere em todos os seus defeitos para afastar todos os seus possíveis pretendentes.

Oliver Marshall, apesar de ser o filho bastardo de um duque, é, por seu lado, o arquétipo da perfeição. Um homem calmo, ponderado, que não é capaz de fazer nada que contrarie a alta sociedade, não porque goste particularmente deste meio  bucólico e de aparências, mas porque é um homem ambicioso, cujo sonho é um dia vir a tornar-se primeiro ministro. Assim sendo, ele deverá escolher a esposa perfeita, ou seja o completo oposto de Jane, uma mulher pacata, recatada e ponderada. Mas muitas vezes o nosso coração não está de acordo com a nossa mente e quando conhece Jane, ele sente-se imediatamente atraído por ela.

Apesar de ter gostado bastante deste livro devo confessar que a sua leitura não foi assim tão consensual, na primeira parte do livro fiquei entediada perante o desenrolar (ou falta dele) dos acontecimentos, especialmente perante a lentidão com que os nossos protagonistas se envolvem. Na segunda parte do livro revoltei-me um bocado com as atitudes do Oliver, mas foi muito mais divertida e interessante do que a primeira parte.

A melhor personagem de todo o livro foi Jane. Uma mulher corajosa, inteligente e prepicaz. Para além disso, uma mulher com uma generosidade enorme para com as outras pessoas, isto apesar de tudo o que sofreu. Devido ao facto dela ser tão generosa, sempre que o Oliver tinha um comportamento cobarde e egoísta eu ficava ainda mais irritada com ele.

O final foi maravilhoso como seria de esperar neste tipo de obras. Mas devo confessar que estou deveras curiosa com o próximo livro desta série que deverá sem dúvida focar a história entre Sebastian e Violet, a fria condessa de Cambury. Desconfio que há um grande segredo entre ambos...



Sobre a autora:
Courtney Milan
Courtney Milan publicou o seu primeiro romance em 2010. Desde então, os seus livros têm figurado sempre nas listas dos melhores da Publishers Weekly e da Booklist. É também autora bestseller do New York Times e do USA Today, e finalista do RITA Award.
Mas Courtney nem sempre foi escritora. Licenciou-se em Físico-química e em Direito, e ainda trabalhou na área durante algum tempo. Hoje em dia, dedica-se à escrita a tempo inteiro e vive com o marido, um cão e um gato nas Montanhas Rochosas.
Para mais informações sobre a autora pode consultar o site
www.courtneymilan.com

Comentários