Ready Player One: Jogador 1 | Opinião Filmes

Poster do filme Ready Player One
Poster do filme Ready Player One: Jogador 1.

Título original: Ready Player One
Realizador: Steven Spielberg
País: EUA
Ano: 2018
Género: Ação, Aventura, Fição Científica
Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Lena Waithe, T.J. Miller, Simon Pegg, Mark Rylance, Philip Zhao, Win Morisaki, Hannah John-Kamen, Ralph Ineson, Susan Lynche, Clare Higgins, Laurence Spellman, Perdita Weeks, Joel MacCormack, Kit Connor
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1677720/


Sinopse:
Em 2044, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

Poster do filme Ready Player One

Opinião:

Ao contrário de muito boa gente que aguardava com expetativa a estreia do novo filme de Steven Spielberg, eu não contava assistir tão cedo a Ready Plaver One, uma vez que não fazia muito o meu tipo de filme, mas acabei por assistir a este tão aguardado filme de fição científica e por apreciá-lo muito mais do que aquilo que julguei à partida.

Ready Player One é um filme que foi adaptado de um romance homónimo de Ernest Cline que também assume a co-autoria do argumento deste filme em conjunto com Zak Penn. Segundo o que consegui apurar o livro era alvo de algumas críticas devido à falta de desenvolvimento de algumas personagens e o filme tentou colmatar essas faltas. O filme até pode ter conseguido colmatar algumas falhas do livro, mas como não li o livro não posso afirmar com toda a certeza... Agora quanto ao filme, notei realmente que algumas personagens podiam de facto ter sido melhor desenvolvidas, mas uma vez que não estamos perante um filme que se propõe a aprofundar a história das suas personagens, mas sim a deslumbrar com efeitos especiais de ponta e a conduzir-nos a uma forte nostalgia, dadas as enormes referências à cultura pop e geek dos anos 80/90 e ainda 2000/2010, posso considerar que este filme é realmente muito bom, mais uma pérola de cinema de culto para Steven Spielberg, cuja idade parece aguçar as suas já reconhecidas capacidades de realização.

Cena-do-filme-Ready-Player-One
Todo o cenário do mundo virtual de OASIS está muito bem conseguido.

Tye Sheridan interpreta o protagonista Wade/Parzival e podemos dizer que faz um papel bastante competente e ainda nos consegue convencer que é um rapaz extremamente prespicaz e inteligente, exceto uma ou outra atitude completamente descabidas. Olivia Cooke que interpreta Samantha/Art3mis, a "líder" da rebelião (não percebi muito bem esta parte), irá ajudar o nosso herói a lutar contra a empresa maligna IOI, que é no fundo apenas uma concorrente da empresa de jogos virtuais criada por Halliday, que procura a todo o custo tomar o controlo da OASIS para dominar o mercado e com isso o mundo.

Tye-Sheridan-cena-do-filme-Ready-Player-One
Tye Sheridan interpreta o protagonista Wade/Parzival.
Olivia-Cooke-cena-do-filme-Ready-Player-One
Olivia Cooke é Samantha/Art3mis.

Halliday é interpretado por Mark Rylance, para mim um dos melhores atores do mundo! Este homem escolheu uma carreira de teatro em prol do cinema, mas de vez em quando dá uma perninha nos filmes de Steven Spielberg, que se assume como um dos seus maiores fãs. É sempre bom ver um génio a representar, mesmo que o seu papel em Ready Player One seja bastante curto, ele consegue demonstrar o seu grande talento em criar personagens únicas.

Cena-do-filme-Ready-Player-One
Parzival e Anorak/Halliday interpretado por Mark Rylance.

Todo o casting de Ready Player One foi de resto muito bem conseguido, procurando espelhar toda uma comunidade heterogénea com uma variedade culturas e etnias que já fazem parte do nosso presente e que sem dúvida farão parte do nosso futuro.

Cena-do-filme-Ready-Player-One
Núcleo principal de personagens (apenas falta o protagonista Wade/Parzival).

Quando estava a assistir Ready Player One, não consegui deixar de relacionar o seu tema com o tema apresentado no filme de animação japonesa Summer Wars da autoria do mestre Mamoru Hosoda. Achei a ideia do mundo virtual muito semelhante e até mesmo o modo como todos os outros jogadores foram ajudar o protagonista no final bastante semelhante com aquilo que nos foi apresentado em Summer Wars, com as devidas diferenças de enredo é claro.

Cena-do-filme-Ready-Player-One
Parzival e Art3mis no mundo virtual OASIS.

Concluindo, Ready Player One pode não ser um dos meus filmes favoritos de sempre, mas sem dúvida terá um lugar especial no meu coração, seja pela atualidade do seu tema, seja pelos seus cenários espetaculares e pelas suas cenas de ação de tirar o fôlego. Garantidamente um filme que vale todo o burburinho à sua volta.

Gif-filme-Ready-Player-One
Jogadores do mundo virtual OASIS.

O melhor: A atualidade e pertinência do seu tema.

O menos bom: Algumas das suas personagens principais não formam minimamente desenvolvidas.

Comentários

  1. O filme foi bom! Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores do gênero. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Desde que eu assisti a The Post a Guerra Secreta estreia e vi que o diretor era Spielberg penso que ele fez um trabalho incrível em sua filmografía. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande atuacao. Eu recomendo assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, trata-se de um filme bastante bom, com grandes referências e que certamente tem bons atores para não falar do seu diretor. Spielberg sabe sempre o que faz! Por outro lado, achei que podia ter desenvolvido melhor algumas personagens, mas essa é só a minha humilde opinião.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!