A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem do Chapéu, Deborah McKinlay | Opinião Livros

Capa-do-livro-A-Mulher-de-Cabelos-Loiros-e-o-Homem-de-Chapéu-Débora-McKinley
Capa do livro.

Sinopse:
Tudo começa com uma carta.
Eve Petworth escreve-a com o objetivo de felicitar um dos seus escritores favoritos.
Jackson Cooper lê-a e, embora tenha tudo o que um escritor de fama mundial possa desejar, sente uma ligação imediata com a sua autora. Algo que, percebe então, o sucesso e o dinheiro não compram.
Não se conhecem pessoalmente e têm pouco - ou mesmo nada - em comum. Eve é inglesa e vive voluntariamente enclausurada em casa.
O mundo fora de portas angustia-a. As relações sociais paralisam-na. É uma romântica que se condenou à solidão.
Jackson é americano e vive rodeado de pessoas, principalmente mulheres. Mas ninguém consegue ajudá-lo a ultrapassar o bloqueio criativo que o atormenta secretamente. É um artista sem rumo.
Em jeito de evasão, Jackson transfere o seu impulso criativo para a cozinha. Infelizmente, a sua nova namorada é vegetariana e pouco dada a devaneios gastronómicos. Essa é uma lacuna que Eve está mais do que habilitada a preencher, dada a energia que dedica às mais delicadas e complexas iguarias. E quando trocam receitas e segredos culinários, a distância entre ambos quase se extingue. Uma distância que é simultaneamente reconfortante (para Eve) e tentadora (para Jackson).
O escritor está disposto a arriscar quebrar a magia que esta improvável amizade trouxe à sua vida e propõe um encontro na cidade mais gourmet do mundo: Paris. Não podia saber que a ansiedade patológica de Eve torna esse sonho impossível…

livro-A-Mulher-de-Cabelos-Loiros-e-o-Homem-do-Chapéu-Deborah-McKinlay

Opinião:

A sinopse deste livro induziu-me em erro, levando-me a pensar que estava perante um mero e descomplicado romance contemporâneo, mas na verdade A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem do Chapéu é muito mais do que isso, muito mais do que a capa cliché típica de um romance e muito mais do que o título demasiado longo para reter rapidamente na memória.

A história deste livro gira em torno de duas pessoas, Eve e Jack, duas pessoas que vivem em lados opostos do mundo, ela vive em Inglaterra, ele na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e cujas vidas irão cruzar-se contra todas as expetativas. Mas atenção, não estamos perante um romance escaldante, muito pelo contrário estamos perante uma bela e única amizade entre duas almas gémeas.

Jack Cooper é um renomado escritor de policiais com seis bestsellers, três filmes e um peça de teatro adaptados na carteira, rico e de boa aparência. Ele sempre teve uma vida despreocupada, contudo, prestes a completar cinquenta anos de idade, a sua segunda esposa Marnie acaba de o deixar por outra mulher. Jack entra na famosa crise dos cinquenta anos e, enquanto tenta encontrar um sentido para a  sua vida ao mesmo tempo que enfrenta um bloqueio de escritor, refugia-se naquela que sempre foi a sua grande paixão, a culinária. Quando recebe uma carta de agradecimento de uma fã, o caso podia ter ficado por aqui ou ele não tivesse percebido que partilhava com Eve a grande paixão pela culinária.

Eve é a personagem mais complexa da obra, uma bela mulher de quarenta e seis anos de idade, cuja mãe dominadora e controladora faleceu à cerca de um ano e cuja filha Izzy, com quem nunca conseguiu uma verdadeira ligação de mãe e filha, irá casar em breve. Eve sempre teve uma vida priveligiada em termos materiais, mas a sua vida acaba por ser incrivelmente limitadora no sentido em que não consegue enfrentar multidões sem ser acometida por terríveis ataques de pânico que a dominaram por toda a sua vida, fazendo com que perdesse momentos chave na vida da filha. Assim ela não sai de casa e acaba por se refugiar na cozinha criando incríveis pratos culinários cheios de requinte e absolutamente deliciosos.

A relação entre Jack e Eve se desenrola completamente através das cartas que trocam um com o outro, onde no meio de receitas e dicas culinária, eles acabarão por abrir o coração um para o outro, expondo os seus receios e medos. É extremamente interessante ver como cada um deles enfrenta os seus problemas para poderem crescer enquanto seres humanos. Eve é quem possui mais problemas, quem mais terá que lutar para poder ter uma vida normal e se relacionar com a filha como sempre desejou.

À medida que a amizade entre ambos vai-se aprofundando, Jack propõe que ambos se encontrem em Paris, a mítica cidade dos grandes pratos culinários, e jantem num incrível e requintado restaurante onde poderão provar juntos verdadeiras iguarias culinárias, mas o problema de saúde de Eve poderá tornar as coisas muitos difíceis...

A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem do Chapéu é um livro surpreendente, que apesar de pequeno no número de páginas é gigante na mensagem que transmite. Não estamos perante um romance normal, ao invés, estamos perante a vida de duas personagens extremamente normais com as suas fraquezas e as suas qualidades e que juntas aprendem valiosas lições de vida.

Estava com algum receio do final do livro, mas devo disser que não sendo aquilo que eu esperava, este acabou por ser maravilhoso! E mais não digo para não estragar a surpresa.


O melhor: O desenvolvimento da personagem Eve.

O menos bom: Por vezes, as cartas de ambos surgiam de modo abrupto e fora do contexto.

Comentários