Switched, Netflix | Opinião Doramas

Poster-dorama-Netflix-Switched

Título original: Sora Wo Kakeru Yodaka
País: Japão
Ano: 2018
Género: Drama adolescente
Episódios: 6
Elenco: Daiki Shigeoka, Tomohiro Kamiyama, Miu Tomita, Kaya Kiyohara, Reika Kirishima, Shinji Rokkaku, Miu Suzuki, Riko Hisada, Megumi Seki, Shoko Nakajima
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8747882/



Sinopse:
O mundo perfeito de Ayumi esfuma-se quando Zenko, uma colega de escola invejosa, arranja forma de lhe roubar o corpo, o namorado e a vida (Fonte: Netflix).

Poster-dorama-Netflix-Switched


Opinião:

Quem segue o meu blog sabe que para além de animes, filmes, séries e livros, sou uma grande fã de doramas. Este gosto surgiu muito por acaso, uma vez que não conheço pessoalmente ninguém que assista a este tipo de programas, aconteceu após assistir ao anime shoujo Hana Yori Dango e, encantada com a história, ter pesquisado na internet sobre ele e descoberto que a história do anime havia sido adaptada em formato de série com atores japoneses de carne e osso. Descobri também que haviam muito doramas japoneses, sul-coreanos e, inclusive, chineses, comecei então a assistir a este tipo de obras e a pesquisar cada vez mais sobre o assunto. E, é com muito agrado que tenho visto o interesse crescente da Netflix por este tipo de obras, sendo que esta plataforma de streaming tem-nos presenteado com muito boas obras deste género.

Switched estreou no primeiro dia de agosto e como é óbvio não demorei a assistir a este jdrama com apenas seis episódios. A história, adaptada de um manga de Shiki Kawabata, pode não ser muito original à primeira vista, mas como sempre os japoneses têm uma maneira diferente de abordar assuntos batidos em Hollywood.

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Zenko suicida-se em frente a Ayumi para assim poder trocar de corpo com ela.

Neste dorama, a protagonista é Ayumi, uma adolescente bastante popular com dois grandes amigos de infância, Kaga e Koshiro, com o tempo Ayumi acaba por se apaixonar por um deles, Koshiro, e para sua grande surpresa, Koshiro confessa os seus sentimentos por ela. Contudo, no dia do seu primeiro encontro que é também um dia no qual a lua vermelha aparecerá no céu, Ayumi recebe um telefonema de Zenko, uma colega de escola confessando que se iria suicidar mesmo à sua frente. Após o sucedido, Ayumi acorda no hospital no corpo de Zenko e é aqui que começa toda a história de Switched, uma história sobre corpos trocados e que aborda de modo bastante sério e profundo a questão da nossa identidade.

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Ayumi e Zenko trocam e corpos e de vida.

Enquanto Ayumi é uma adolescente popular com pais e amigos que a adoram e ainda por cima um namorado bonito e popular, Zenko é a menina gordinha cujo pai abandonou, a relação com a mãe azedou e que não tem amigos, para além disso, Zenko apaixona-se por Koshiro, o único rapaz que foi simpático com ela e que agora namora com Ayumi. Sentindo que não tem nada a perder, Zenko planeia trocar de corpo com Ayumi e assim roubar-lhe a sua vida perfeita para si. Mas as coisas não correm assim tão bem.

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Momento arrepiante, no qual Ayumi recorre à mãe em busca de ajuda, mas esta não reconhece a própria filha.

Ayumi sente na pele o desprezo e isolamento que Zenko sofre por parte dos colegas, da mãe e até dos professores, até que Kaga, também apaixonado por Ayumi, a reconhece e passa a ser o seu único apoio. Ela sofre também por estar afastada da família, dos amigos e do namorado, que quando descobre a situação parece estar do lado de Zenko...

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Este é um dos momentos em que o isolamento de Zenko face aos colegas é mais palpável.


Este dorama aborda uma questão interessante e sempre merecedora de atenção, o que é mais importante, a nossa aparência ou a nossa mente? Ayumi e Zenko têm vidas opostas e a inveja de Zenko será o catalisador para toda esta história. Conseguirá Zenko ter a vida que sempre ambicionou? E conseguirá Ayumi recuperar o seu corpo e a sua vida?

Em relação às interpretações, estas estão excelentes, mas destaco a representação do ator Daiki Shigeoka enquanto Kaga, membro da banda pop Johnny's West, o seu talento é inegável e após vê-lo nestes seis episódios de Switched fiquei com uma vontade incrível de acompanhar a sua carreira enquanto ator. É caso para dizer, o rapaz tem futuro.

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Daiki Shigeoka que para além de saber cantar e dançar sabe representar!

Para quem gosta de doramas, Switched vale sem dúvida a pena assistir, para quem não conhece este tipo de obras, este dorama em particular pode ser um bom começo para quem aprecia obras mais negras e com um tom marcadamente mais profundo que foge ao cliché de comédia romântica.

Concluindo, Switched não dececiona de maneira nenhuma. A história é bem conduzida, com interpretações muito boas e um enredo bastante rico. Em relação aos quatro protagonistas, é sobre o elenco feminino que recai a maior parte da responsabilidade em relação ao desenvolvimento da história e, no caso, tanto Ayumi quanto Zenko têm um bom desenvolvimento ao longo do dorama. Seis episódios podem parecer pouco, mas para mim foram o suficiente para nos trazer uma história com principio, meio e fim. Ao contrário de alguns fãs que já pedem uma segunda temporada, eu não acho que tal seja necessário e até possível, uma vez que a história foi satisfatoriamente concluída.

Imagem-dorama-Netflix-Switched
Zenko é sem dúvida a personagem que mais evolui ao longo da história.

O melhor: Daiki Shigeoka está divinal enquanto Kaga.

O menos bom: No final, a escolha de Ayumi não foi aquela que eu desejava...

Comentários

  1. Também amei. Parabéns pelos seus comentários.

    ResponderEliminar
  2. Curtir a série demais, porém o final a Ayumi devia ter ficado com carinha da série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um grande dorama. Concordo, a Ayumi devia ter ficado com o Kaga. É o que eu quero dizer no final do meu post, quando digo que a escolha da Ayumi não foi aquela que eu desejava (eu não queria dar spoilers). Enfim, ela é que perde...

      Eliminar
  3. Para mim também. Achei que ela deveria ter ficado com o kaga. Esperei ate o ultimo segundo ela ir correndo atras dele.

    ResponderEliminar
  4. Eu queria um Kaga p mim, ele é apaixonante e contagiante! Não tem como se apaixonar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem não queria um Kaga para si? Ainda hoje não consigo aceitar a escolha da Ayumi e não é que eu não tenha achado a atitude altruísta do Koshiro muito bonita, mas na minha opinião isso não foi suficiente para apagar o carisma do Kaga.

      Eliminar
  5. Vou falar uma coisa. To na internet cacando sobre isso. Nao ficou claro pra mim o final. Nao ta claro que a Ayumi dispensou o Kaga. Ele inclusive ficou so chorando o tempo todo. Nao soltou a presilha. Me parecia sim que ela queria ficar com ele. O kaga que foi na humildade tirou da mao dela. Ela nao disse que ia ficar com ninguem. E o mais importante, Ayumi nao deu a resposta pro Kaga que ela tinha prometido. Pra mim aquela resposta que ia ficar com ele. Pra mim ta eh esquisito isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Koshiro a conquistou durante um tempo, mas tenho certeza que ela passou a ter sentimentos por Kaga, ela ia corresponder aos sentimentos dele! No final, Kaga diz que Koshiro ajudou Ayumi mais do que ele... E eu não concordo com isso! Kaga esteve ao lado de Ayumi e a ajudou sempre que precisou! Os dois ajudaram ela, cada um da sua forma! Infelizmente, a escolha dela não foi a que eu esperava (e queria kkk), mas fazer o que né? :v

      Eliminar
    2. Por isso eu quero que tenha a 2 temp

      Eliminar
  6. Resenha ótima concordo com tudo, inclusive com o melhor e o menos bom. O ator Daiki Shigeoka é maravilhoso e super carismático é impossível não se apaixonar pelo Kaga. A escolha dela no final me decepcionou bastante, quem em sã consciência não iria escolher o Kaga, mas depois de um tempo percebir que ele é um cara incrível que vai fazer muito bem na vida de outra pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ainda bem que você gostou!
      Acho que a Ayumi ficou bem dividida no final, por um lado tinha o Kaga que esteve sempre lá por ela e, por outro lado tinha o Koshiro que se sacrificou por ela fazendo-se passar por aliado da Zenko. Além disso o Kaga não a deixou escolher completamente com que ela queria ficar, porque ia haver sempre a dúvida se ela o escolhia por querer ou por obrigação. O Kaga é muito especial e ele merece alguém que o queria a 100%, não alguém que acha que deve ficar com ele por obrigação.

      Eliminar
  7. acabei de assistir o dorama! A M E I! Bom, exceto pelo final... tava procurando pela internet opiniões sobre a escolha da ayumi, queria saber se eu era a única que preferia o Kaga... é bom saber que concordamos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia! Eu também AMEI este dorama e acho que o Kaga é o favorito da grande maioria das fãs de "Switched". Até hoje acho que a Ayumi só ficou com o Koshiro por obrigação devido ao sacrifício enorme que ele fez por ela :)

      Eliminar
  8. Eu gostei muito do jdrama! Só o final que não me agradou... Eu esperava que Ayumi ficasse com Kaga no final, mas o próprio Kaga fez ela escolher o Koshiro! Ayumi passou a ter sentimentos fortes por Kaga, só de ela querer ficar com a presilha já deu pra perceber.. Pena que ela ficou com Koshiro, fez até Kaga chorar.. Mas eu acho que poderia ter uma segunda temporada! Mesmo que Ayumi tenha escolhido ficar com Koshiro, isso não significa que ela deixou de amar Kaga. Seria interessante ver como ela ia lidar com os sentimentos dela em relação aos dois personagens. E seria legal ver como Umine está se saindo com essa vida nova, com amigos e a atenção que merece de sua mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o final foi mesmo o único ponto negativo de todo o dorama. Quem não se apaixonou pelo Kaga? Afinal ele é perfeito. A Ayumi ficou bem dividida no final e o Kaga praticamente a obrigou, ou liberou, para escolher o Koshiro.
      A história da primeira temporada está mais do que encerrada, mas concordo com você, uma segunda temporada focando o desenvolvimento dos personagens seria muito interessante :)

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!