Seducing Stag (Cyborg Seduction 10), Laurann Dohner | Opinião Livros

capa-livro-seducing-stag-laurann-dohner

Sinopse:
Stag e a tripulação da Varnish estão em uma missão, respondendo a um sinal de socorro de uma nave que havia sido atacada pelos Modelos Markus. Ao invés disso, eles descobrem apenas um sobrevivente. Nala é humana e, tendo sofrido nas mãos deles durante seu tempo na Terra, não há uma espécie que Stag despreza mais. Mas quando a pequena humana o confunde com um android e tenta mandar nele, Stag decide que ela vai viver e pagar pelo desrespeito dela. 
Nala Vestria perdeu sua nave, sua tripulação e seu pai, apenas para se tornar uma empregada pessoal de um cyborg. Stag é grosseiro, impaciente e completamente desconfiado dos humanos... sem mencionar intenso, mandão e talvez o ser mais sexy que Nala já viu. Quando ela descobre que ele temporariamente está a mercê dela, Nala não tem certeza se quer matá-lo ou beijá-lo. Então de novo, a vida é curta. Ela opta pelo último. 
Nala rapidamente se torna uma distração que Stag não pode lidar, especialmente depois que ele teve um gosto carnal do que a mulher tem para oferecer. Ele vai levá-la de volta para Garden, o planeta de origem dele, e se livrar dela - assim como a emoção que ela evoca. Mas a jornada deles até Garden torna-se stressante, Nala pode provar ser mais uma vantagem do que uma desvantagem. Tanto para a nave como para o cyborg solitário que a comanda.

Opinião:

Nunca me canso de ler um livro de Laurann Dohner, o seu registo é ao mesmo tempo cliché e peculiar. As suas obras são, geralmente, diferentes dos demais romances eróticos que andam por aí. As suas personagens costumam ser razoavelmente bem construídas, as suas heroínas são mulheres de armas que sabem aquilo que querem e os seus heróis, por detrás de todos aqueles músculos e atitudes frias, têm um coração de ouro e derretem a mais gelada das almas.

O último livro da série Cyborg Seduction, Seducing Stag apresenta-nos a história de Stag, um cyborg profundamente traumatizado pelo tempo que passou na Terra, onde foi brutalizado repetidamente pelos humanos. Agora livre e dono da sua própria nave a Varnish, Stag afirma desprezar os humanos, aquelas criaturas traiçoeiras, com todas as suas forças e chega a provar isso no livro anterior da série, Loving Deviant sobre o qual já comentei aqui no blogue, nessa altura ele não me inspirou nenhuma simpatia e agora, infelizmente, também não me inspirou a simpatia que todos os outros cyborgs me inspiraram nos seus livros como Zorus, o "mau da fita" durante vários livros até ter o seu próprio livro e nos render infindáveis suspiros ou Blackie, cuja a atitude sobre a protagonista do livro que antecedeu o seu próprio livro me revoltou profundamente, mas que conseguiu se redimir. Stag não fez nada tão mau como Zorus ou Blackie, mas por outro lado não o achei tão carismático como os outros dois e isso talvez tenha sido culpa da senhora Dohner que não o desenvolveu tanto bem quanto podia e devia. A protagonista feminina também não foi uma das minhas favoritas, mas a história dos dois não deixa de ser bastante prazerosa para quem aprecia um bom romance do género.

O mundo cyborg não foi particularmente desenvolvido neste livro e, apesar do leve vislumbre dos sádicos modelos Marcus, não estivemos em Garden, nem encontramos os protagonistas anteriores da série, isto apesar de termos conhecido novos cyborg e termos reencontrado outros e sei que todos eles acabarão por possuir o seu próprio livro. Só gostava que a autora não se dividisse em incontáveis séries e se concentrasse mais em Cyborg Seduction e na série New Species que é  também uma das suas séries que adoro e sigo religiosamente. Mas não, Laurann Dohner de vez em quando cria uma nova série e lá vamos nós atrás das migalhas que ela deixa para trás e com saudades das nossas séries habituais acabamos por começar a seguir as suas novas séries, pelo menos é o que tem acontecido comigo.

Li algumas opiniões negativas sobre este livro e tenho que dizer uma coisa para quem ainda não conhece muito bem as obras da autora, quando começamos a ler as suas obras não podemos levar a peito tudo aquilo que acontece, porque muitas vezes os protagonistas não têm atitudes muito corretas para com as nossas meninas, quer dizer, algumas são compradas, outras são sequestradas, outras são mantidas prisioneiras e quase todas são vítimas do enorme preconceito que alguns machos cyborg têm contra os vis humanos que os criaram, violentaram e mantiveram cativos por muito tempo. Se nós formos levar a sério tudo o que acontece com as pobres protagonistas não temos estômago para ler um livro da série e vamos nos questionar frequentemente como raio é que ela fica com ele? Eu leio Laurann Dohner pelo prazer de ler, não por estar perante um clássico da literatura ou até um tratado de ética. Mente aberta quando lemos uma obra da Laurann Dohner é um requisito fundamental! Mas é claro que existem limites e pelo menos os meus nunca foram ultrapassados pela autora.

Em Seducing Stag temos dois protagonistas muito diferentes um do outro, mas que se completam um ao outro às maravilhas. A protagonista feminina é meio desbocada, dizendo tudo aquilo que lhe vem à cabeça sem sequer pensar uma vez quanto mais duas e Stag é bastante rude com ela durante quase todo o livro, então acho que ficaram quites. A dinâmica da sua relação podia ter sido melhor explorada e faltou sem dúvida alguma profundidade emocional a ambos os protagonistas, mas apesar de todas as suas falhas este foi mais um bom livro e sem dúvida uma mais valia para a série, apesar de não nos ter acrescentado muita coisa em relação à história dos cyborgs em geral.


O melhor: A personalidade ousada e corajosa da protagonista.

O menos bom: A falta de desenvolvimento dos protagonistas.

Comentários

  1. Não conhecia, absolutamente.
    Parece-me muito bom
    Conquistaste-me com "as suas heroínas são mulheres de armas que sabem aquilo que querem e os seus heróis, por detrás de todos aqueles músculos e atitudes frias, têm um coração de ouro e derretem a mais gelada das almas." :)
    Obrigada por partilhares
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Os livros desta autora são mesmo viciantes, são daqueles que quando começo a ler não consigo parar mesmo tendo coisas importantes para fazer. A força destes livros está sem dúvida nos seus protagonistas ou caso contrário seriam apenas mais do género. Aconselho. Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!