Sopro do Mal, Donato Carrisi | Opinião Livros

capa-do-livro-Sopro-do-Mal-Donato-Carrisi


Sinopse:
Deus é silencioso, o Diabo sussurra... Cinco pequenas covas numa clareira. Um braço, o esquerdo, enterrado em cada cova. Cinco raparigas desaparecidas, a mais nova com sete anos, a maior com 13. Acabarão por ser seis, ainda que ninguém tenha participado o seu desaparecimento – e ninguém sabe porquê. Têm apenas um ponto em comum: são filhas únicas de casais já com uma certa idade. A equipa de Investigação especial, chefiada pelo criminólogo Goran Gavila, ocupa-se do caso, no meio de fortes pressões para encontrar o culpado e devolver a tranquilidade à comunidade. O assassino tem um plano insólito para os seus homicídios, como num jogo de dominó em que cada peça aparece ligada à seguinte. Ele conduz diabolicamente a policia a encontrar os corpos das crianças, em locais que vêm revelar outros crimes diabólicos cometidos por pessoas insuspeitas. No final, é como se ninguém – absolutamente ninguém – possa ser ou seja inocente.

Opinião:

Este livro foi uma oferta que se revelou preciosa e que passará a constar da minha estante como uma das melhores obras que já li. Dentro do género, Sopro do Mal traz um novo folgo, uma nova maneira de abordar a mente humana, numa das suas vertentes mais cruéis e doentias.

Um criminologista brilhante, que é também um líder respeitado e admirado pela sua equipa e uma investigadora especializada em encontrar pessoas desaparecidas, marcada por um passado misterioso que a traumatizou, irão unir esforços numa investigação de proporções gigantescas, que irá mudar o modo como os Serial Killers são vistos. 

Todo este livro apela à reflexão. Até onde podemos ir para proteger aqueles que mais amamos? Pode o ser humano, por amor, quebrar com as barreiras que delimitam o seu próprio código de conduta moral? Pode o ser humano, uma criatura com vontade própria, ser facilmente manipulado por alguém com um intelecto superior? 

Um assassino que eleva a crueldade humana a um nível completamente novo. Toda uma equipa de investigadores criminais apanhada no fogo cruzado entre duas das mentes mais brilhantes dos seus respectivos ramos: matar e capturar os assassinos. Goran Gavila, o criminologista, não sabe, mas a sua vida jamais será a mesma depois deste confronto, que o colocará frente a frente com um serial killer brilhante e monstruoso. Mila Vasquez torna-se numa das investigadores da equipa de Goran, sem saber que esta investigação vai mudar a sua maneira de ver e viver a vida que tem vindo a desperdiçar. 

Com os dados lançados, só resta percorrer as páginas deste livro para conhecer o vencedor desta luta de génios. Garanto que o final é dos mais surpreendentes que já li e que não conseguirão ficar imunes à fatalidade que se abate sobre os personagens, que são magistralmente manipulados sem sequer se aperceberem por um verdadeiro monstro.

Benny com livro Sopro do Mal.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no blogue D'Magia.

Comentários