Tecnologia versus Humanidade, Gerd Leonhard | Opinião Livros

Tecnologia-versus-Humanidade-Gerd-Leonhard

Sinopse:
O futurólogo Gerd Leonhard abre novos caminhos juntando o desejo da Humanidade de melhorar e automatizar tudo à nossa busca intemporal de liberdade e felicidade. Antes que seja tarde, devemos parar e perguntar: como adoptar a tecnologia sem nos tornarmos nela? Quando ocorrer – primeiro de forma gradual, depois subitamente –, a era da máquina vai constituir o maior marco histórico da vida humana. Inteligência artificial. Computação cognitiva. Comida impressa. A Internet das coisas. A morte da privacidade. O fim do trabalho, tal como o conhecemos. A longevidade radical. Que valores morais está preparado para defender – antes de o ser humano perder o seu significado para sempre?
Gerd Leonhard fornece visões enriquecedoras e uma sabedoria profunda a líderes empresariais, a profissionais e a todos os que tenham de tomar decisões na nova era.

Opinião:

O que será da Humidade no futuro, não tão distante como aquilo que julgamos, devido ao poder crescente da tecnologia sobre as nossas vidas? É esta a grande questão que este livro nos coloca.

Gerd Leonhard intitula-se como futurólogo (seja lá o que isso for) e oferece-nos a sua visão sobre o que será o futuro de todos nós com o crescente evoluir da tecnologia. A tecnologia cresce a um nível tão exponencial que começa gradualmente a fazer parte da nossa vida, entrando, literalmente, na maioria das nossas atividades diárias e a sua importância cresce de dia para dia. A grande preocupação do autor, que de resto deve ser uma preocupação de todos nós, é que passemos a servir as máquinas em vez delas nos servirem a nós e que nos tornemos máquinas numa luta desesperada para nos tornarmos tão produtivos e eficientes quanto elas.

Leonhard faz-nos um relato futurista sobre o destino da Humanidade, dando-lhe um ar de filme de ficção científica, mas na verdade tudo aponta para que o futuro da humanidade se venha a assemelhar àquilo que os autores de ficção científica têm vindo a prever à muitos anos. E esse mundo parece estar mais perto do que julgamos.

"O confronto futuro entre a Máquina e o Homem" é aquilo que o autor prevê, mas Gerd não é aquele autor que recusa a tecnologia na sua vida, pelo contrário ele entende a sua importância em muitos aspetos da nossa vida, mas ao mesmo tempo também consegue ver os inúmeros perigos que a tecnologia representa para a Humanidade. De acordo com o autor, devemos manter um equilíbrio entre homem e máquina e evitar que esse equilíbrio se venha a esbater ao longo do tempo e à medida que a tecnologia se vai tornando cada vez mais barata e fácil de adquirir.

As máquinas não têm ética, então cabe ao Homem adaptar e criar políticas para combater as questões éticas levantadas pelo uso cada vez mais obsessivo dos computadores por parte do Homem. Todas essas questões éticas devem levar à criação, segundo o autor, de um grupo internacional especializado nessas questões.

Concluindo, Tecnologia versus Humanidade é um livro bastante visionário e atual, que fala sobre uma realidade para a qual o Homem ainda não se mentalizou, mas que irá assumir uma importância cada vez maior sobre as nossas vidas, porque afinal as máquinas vieram para ficar e com elas a perda de parte da nossa Humanidade.



O melhor: O "abre-olhos" para questões ligadas à tecnologia extremamente importantes para o nosso futuro, geralmente esquecidas, na maior parte das vezes conscientemente ignoradas.

O menos bons: Algumas ideias ainda bastante utópicas já são consideradas como mais do que certas em 2020! O autor diz-se um futurólogo, mas não exageremos...

Comentários