5 Lições de Storytelling, James McSill | Opinião Livros

livro-5-Lições-de-Storytelling-James-McSill
Capa do livro.

Vivemos num mundo cercado por histórias. Consumimos documentários, biografias, reportagens, livros de viagens, crónicas. Adoramos filmes, peças de teatro, ficção de todos os géneros, saber da última «fofoca» da vizinha. Encanta-nos a fantasia, cremos em histórias de anjos, demónios, fadas, extraterrestres. Compreendemos os outros e a nós mesmos através das histórias que nos contam ou que contamos, quer no silêncio da nossa alma, numa reunião de amigos ou na empresa em que trabalhamos. Para muitos, contudo, os princípios que regem este mundo das histórias permaneceu desconhecido, obscuro, cingindo-se quase a algo que Hollywood realiza e o resto do planeta consome.
Pela primeira vez escrito originalmente em língua portuguesa, este livro leva a cultura lusófona em consideração para abordar um assunto geralmente dominado pela visão norte-americana. Parte de histórias para demonstrar como funcionam as histórias - histórias cujas personagens têm tudo a ver com a lusofonia, tudo a ver consigo.
James McSill, um dos maiores especialistas actuais de Storytelling, une a teoria às técnicas e à prática, para que você consiga aplicar os princípios das histórias a si mesmo, à sua empresa ou às histórias que deseja escrever.
Utilizar os princípios das histórias na comunicação é intuitivo, e este livro não só revela finalmente, em português, como pode moldar, em seu próprio benefício, as histórias que o rodeiam ou as que quer contar, mas, sobretudo, ajuda-o a compreender como é que as histórias a que se expõe e nas quais se insere moldam e regem a sua vida.
Mais ainda, ao dominarmos os princípios das histórias, podemos alterá-las! E ao mudarmos uma história, mudamos uma vida: a sua, a dos seus amigos, a da sua empresa.
As histórias entretêm, educam e informam. Como irá usar as suas?




Nunca é demais poder ler um livro sobre a arte de contar histórias, tecnicamente conhecida como Storytelling mais um termo anglo-saxónico transcrito para a nossa língua. Considero contar histórias isso mesmo, uma arte, por vezes menosprezada, noutras sobrevalorizada, mas sempre importante na nossa vida seja qual for a nossa profissão, modo de vida, etc. Mas, a verdade é que, as histórias têm efetivamente um enorme peso na nossa sociedade seja para os autores de romances, contos, para empresas que precisam de criar uma história para a sua marca ou até mesmo para qualquer um de nós para podermos contar uma história com impacto para a nossa audiência seja ela qual for.

James McSill é um profissional do Storytelling que construiu uma carreira de sucesso ao longo dos anos a dar consultoria e formação nesta área. Por isso ninguém melhor do que ele para escrever um livro sobre o tema e nos dar importantes dicas sobre esta arte.

As 5 lições de Storytelling que o autor nos apresenta são as seguintes:
  • Lição 1: O que me faz pensar?
  • Lição 2: Ouça o que lhe digo...
  • Lição 3: Sim... Não... Talvez...
  • Lição 4: Estruturar para quê?
  • Lição 5: Como se manifestam as histórias?

Tenho a dizer que achei este livro extremamente útil para quem, como eu, gosta de escrever e de se aperfeiçoar apenas por gosto. Podemos até escrever muito bem, mas se não soubermos cativar a nossa audiência não poderemos ir muito longe ao espalhar a nossa mensagem e aquilo que mais queremos é que a nossa história cative e emocione as pessoas. A mensagem de James McSill cativa e emociona na medida certa, cativa nos dando preciosos detalhes técnicos a seguir nesta arte e emociona com as pequenas histórias que o autor usa para ilustrar o seu ponto de vista.

Nunca é demais ler um livro técnico porque acabamos sempre por aprender algo, por mais insignificante que posso parecer à primeira vista, gosto de dizer que o saber não ocupa espaço e este livro não ocupa espaço absolutamente nenhum, apenas nos trás muito saber. Confesso que nem tinha pensado muito sobre aquilo que me dá prazer ao ler um livro antes de ler 5 Lições de Storytelling de James McSill, um autor que curiosamente tem raízes portugueses, apesar de ter nascido e viver no País de Gales.

O melhor: Poder absorver um pouco da experiência de James McSill na área do Storytelling.

O menos bom: Por vezes, os termos usados pelo autor do livro me pareceram demasiado complicados para um leigo na matéria (como eu...).



James McSill
Aclamado por um número crescente de autores como a ponte entre o mundo literário lusófono e o anglo-saxónico, James McSill é reconhecido por importantes editores pelas actividades pioneiras que realiza na indústria do livro – num mercado em que menos de 5% dos bons textos conseguem sequer ser autopublicados, mais de 75% dos autores que recorrem à consultoria de James McSill atingem a tão almejada publicação comercial!
James McSill é director da McSill Ltd, Literary Management and Consultancy, do McSill Story Studio (sediado em Inglaterra e com representações no Brasil, em Portugal, nos EUA, na Escandinávia, no México, na China e no Japão) e da sua agência literária, a McSill Internacional. Actualmente é um dos consultores literários mais bem-sucedidos e experientes do mundo. Sendo trilingue, o seu trabalho abrange, além dos países referidos, muitos outros países da Europa, da América Latina, da Ásia e da América do Norte.
A capacidade de James em contribuir para que os escritores com que colabora atinjam metas de publicação está comprovada nas dezenas de testemunhos deixados por participantes nas suas palestras, workshops e acções de formação.

Comentários