Os Robôs Querem o seu Emprego, John Pugliano | Opinião Livros

capa-livro-Os-Robôs-querem-o-seu-emprego-John-Pugliano

Sinopse:

Como sobreviver num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e inteligência artificial.
Durante muito tempo julgou-se que os robôs constituiriam uma ameaça apenas para os operários fabris. Mas os tempos estão a mudar e todas as pessoas, até mesmo as licenciadas e doutoradas, correm o risco de ser suplantadas pelas máquinas.
Mas, mais do que dizer o que todos já sabem (que o futuro pertence às máquinas), Os robôs querem o seu emprego é um guia prático que nos ajuda a compreender, prever e lidar com uma economia em constante mudança.
Numa linguagem acessível, que desconstrói o mundo tecnológico, encontramos a explicação para a Inteligência Artificial colocar tantos empregos em risco e, mais importante, um plano de ação para tornar qualquer pessoa num elemento imprescindível no local de trabalho.


poster-do-livro-Os-Robôs-Querem-o-seu-Emprego-John-Pugliano

Opinião:

Em primeiro lugar quero apontar a capa deste livro que ficou espetacular e é ainda mais bonita ao vivo, depois quero falar da obra propriamente dita, então vamos lá. Acho os temas da robotização e inteligência artificial deveras interessantes, mas confesso que esperava que esta obra seguisse noutro rumo. John Pugliano fala mais em investimentos do que na tecnologia propriamente dita e era justamente a evolução tecnológica que esperava ver mais desenvolvida neste livro, nomeadamente, o impacto da revolução tecnológica no mundo. Contudo, se eu tivesse lido a bibliografia do autor antes de começar a ler o livro teria percebido que John Pugliano é, essencialmente, um investidor, então era óbvio que esse seria o foco principal do seu livro.

Apesar do meu equívoco, Os Robôs Querem o seu Emprego não deixa de ser um livro interessante que nos faz pensar sobre alguns pontos sobre os quais até já podemos ter a nossa própria opinião formada e outros pontos que ainda nem sequer tínhamos considerado. Assim sendo, trata-se de um livro que recomendo para as pessoas que têm alguma curiosidade sobre o tema e que até pretendam vir a investir nesta área muitas vezes lucrativa, mas que também já levou a numerosos fracassos financeiros como o caso do Myspace. Portanto, os conselhos de um homem que ganha a vida a investir e aconselhar os outros a investir são sempre bem-vindos e não é todos os dias que um especialista como John Pugliano se digna a dar conselhos gratuitos para os leigos.

Até podemos não concordar a cem por cento com o autor, mas que os seus conselhos e recomendações são bastante úteis para os interessados não podemos questionar. Além disso estamos perante um livro técnico e prático com exercícios no final de cada capítulo que nos permitem fazer uma espécie de análise sobre os caminhos que podemos seguir para conseguir persistir e lucrar num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e cujo lucro financeiro torna-se, infelizmente, sinónimo de sucesso.

O ponto que considero mais positivo no livro tem a ver com o facto do autor nos ir relatando as principais mudanças tecnológicas que abalaram o mundo e influenciaram a vida das pessoas até hoje como, por exemplo, o surgimento de robôs que vieram ocupar os postos de trabalho de inúmeros operários nas fábricas, o aparecimento da internet e o modo como revolucionou o acesso à informação e os media e o surgimento da impressora 3-D e das suas imensas potencialidades para o futuro, entre outros.

poster-livro-Os-Robôs-querem-o-seu-emprego-John-Pugliano

O melhor: A contextualização da evolução da tecnologia no mundo.

O menos bom: O carácter demasiado subjetivo dos assuntos abordados no livro relacionados com investimento financeiro.

Sobre o autor:

JOHN PUGLIANO é o fundador e gestor financeiro da Investable Wealth LLC, uma firma independente de investimentos e aconselhamento, onde faz uso da sua experiência enquanto investidor para identificar as tendências e traduzir o seu significado em transações rentáveis do mercado de valores.
Há muito que segue as forças criativas e destrutivas da automatização e a forma como vão afetar a economia. Observador atento da natureza humana, John usa exemplos do impacto da tecnologia no passado para tecer uma interessante história dos passos que podemos dar para ter sucesso no futuro robotizado.
O resultado é uma mistura de realismo cínico com um esperançoso otimismo para o futuro da humanidade.

Comentários