TOP 7 - Lições que aprendemos com Naruto

poster-top-7-lições-de-naruto


Naruto foi um dos mais bens sucedidos animes de todos os tempos, tendo conquistado uma enorme legião de fãs em todo o mundo. A história do ninja trapalhão que a pouco e pouco foi se tornando mais poderoso até, finalmente, conseguir conquistar o tão almejado título de Hokage, isto é, o título de líder da sua vila, que era o seu grande sonho, encantou milhões de jovens e adolescentes ao longo dos quinze anos de exibição do anime.

Masashi Kishmoto foi o criador de Naruto, o primeiro a reconhecer as várias falhas da sua obra, tornou-se inevitavelmente num dos mais bem sucedidos mangakás do Japão. O mangá foi lançado pela primeira vez em 1999, mas em 2002 ganhou aquela que seria uma das mais aclamadas versões anime de todos os tempos, infelizmente, o anime Naruto e a sua sequência Naruto Shippuden levaram com vários episódios filler pelo meio quando, para desespero dos fãs, estavam prestes a alcançar o ponto da história do mangá ainda em publicação. Em 2017 foi ao ar o último episódio de Naruto Shippuden, mas a história não se ficou por aqui, sendo ainda lançado um filme com a história de Naruto e Hinata e o universo shinobi continuou, mas agora através dos olhos do filho mais velho de Naruto: Boruto. Kishimoto entregou Boruto noutras mãos e acabou de lançar um novo mangá com o qual promete evitar a falhas que cometeu em Naruto, será?

Naruto fica para a história dos animes como o marco de uma geração que cresceu a assistir a este anime. E as emoções que Naruto despertou em todos nós são bem reais. Naruto Uzumaki é aquele típico herói de anime shonen, mas fez mais do que os outros, soube inspirar os seus espetadores dando-nos valiosas lições de vida.

Várias foram as personagens que povoaram o universo de Naruto, umas mais carismáticas do que outras, mas todas elas deram o seu contributo para enriquecer esta obra de valor ímpar.

Decidi criar este post para falar sobre algumas das mais importantes lições que Naruto nos ensinou a todos nós, seja através do seu carismático protagonista, seja através de outras personagens da obra, heróis, anti-heróis ou até vilões.


1- Lutar pelos nossos sonhos.

naruto-hokage
O grande sonho de Naruto era tornar-se Hokage.

Naruto Uzumaki é o maior exemplo de resiliência e persistência que podemos encontrar, quando pela primeira vez afirmou que se iria tornar no poderoso Hokage da Vila de Konoha a reação dos outros foi rir do quão ridículo soava, mas Naruto nunca se deixou abater por nada, muito menos pela opinião dos outros, lutando com todas as suas forças para, por fim, atingir o seu derradeiro objetivo.

O sonho de Naruto era muito mais do que se tornar num shinobi poderoso, o seu sonho era ser aceite e admirado por todos, sendo o título de Hokage o símbolo máximo da sua vila. O Hokage, enquanto shinobi mais poderoso da vila, era aquela figura a quem todos admiravam, respeitavam e, inclusive, veneravam acima de tudo. Naruto queria ser o Hokage para finalmente ser aceite pelos outros, não excluído como foi durante toda a sua infância.

O caminho de Naruto até ao título de Hokage não foi fácil, foi um caminho trilhado a dor, mas também com o surgimento de várias figuras que aceitaram o sonho de Naruto e o ajudaram a trilhar o caminho até lá. Jiraiya foi a figura mais importante na vida de Naruto, um mentor que viu em Naruto um grande potencial e o ajudou não só a crescer enquanto shinobi mas também a lutar com todas as suas forças para atingir todo o seu potencial, que era simplesmente enorme.

Naruto não cruzou os braços e ficou à espera que as coisas lhe caíssem no colo, ele lutou com todas as suas forças para conseguir atingir a sua meta se tornando progressivamente mais poderoso.



2- Nunca desistir (até certo ponto).

naruto-vs-sasuke
A promessa de Naruto em trazer Sasuke de volta para Konoha foi a que lhe custou mais.

Muitas vezes desistir é o caminho mais fácil a seguir quando o mundo parece estar a conspirar contra nós, nos colocando um número interminável de obstáculos no caminho. Naruto teve imensos obstáculos no seu caminho, mas nunca desistiu dos seus sonhos e dos seus amigos, inclusive de Sasuke num dos pontos mais polémicos do anime em que a obsessão de Naruto por Sasuke atingiu contornos pouco saudáveis, sendo inesquecível para os fãs o momento em que Naruto tem literalmente um ataque de pânico quando confrontado com o facto de Sasuke estar já para lá qualquer redenção. Ainda bem que tudo correu pelo melhor, porque se Sasuke estivesse mesmo para lá de qualquer redenção como iria Naruto reagir? Nem quero pensar nisso.

Naruto nunca desistiu do seu sonho de se tornar Hokage, lutando para ultrapassar as suas limitações e fraquezas, muitas vezes tornando-as nas suas forças e trabalhando incansavelmente para evoluir enquanto shinobi e pessoa.



3- Os amigos são muito importantes.

personagens-de-naruto
Os amigos são o grande pilar de Naruto.


Naruto começou a sua jornada completamente sozinho, primeiro surgiu o professor Iruka, depois Kakashi e mais tarde Jiraiya. Mas antes disso, Naruto era apenas um órfão que os pais desprezavam e os filhos ignoravam em consequência. Até podia haver uma razão por detrás disso, que Naruto ignorava, mas essa razão não justificava o modo como ele foi tratado durante anos por todos os habitantes de Konoha. A sua personalidade alegre e expansiva sempre a pregar partidas era uma forma de chamar a atenção. Até o grande sonho da vida de Naruto surgiu em consequência disso, querer ser reconhecido por todos os habitantes da sua Vila, o nosso herói começou a almejar o título de Hokage acima de tudo, só mais tarde quando amadurece é que Naruto começa a antever as responsabilidades que um posto como o de Hokage acarreta.

Ao longo do caminho Naruto vai forjar grandes amizades e é com a ajuda desses amigos que vai conseguir atingir os seus objetivos, porque a importância dos amigos não deve nunca ser esquecida. Sem eles Naruto poderia ter se deixado corromper pela escuridão que habitava no seu interior devido a anos de solidão e escuridão. A importância de Sasuke e Sakura como os primeiros grandes amigos de Naruto veio nesse sentido.



4- O trabalho em equipa é essencial.

naruto-team-7-gif
A equipa 7 tem que aprender a interagir como equipa em primeiro lugar.




Sozinho, por mais poderoso que fosse, Naruto nunca teria conseguido chegar onde chegou. Ele não teria conseguido lutar contra o Quarteto do Som para alcançar Sasuke aquando da sua fuga, mesmo que isso não lhe tenha servido de nada, não teria conseguindo derrotar a Akatsuki, vencer a Grande Guerra Shinobi e salvar todo o mundo.

A importância do trabalho de equipa revelou-se por demais essencial em Naruto, seja para alcançar grande feitos, seja para atingir pequenos feitos que gradualmente levaram a objetivos ainda maiores. Na vida real o trabalho de equipa é igualmente essencial, tal como Naruto aprendeu temos que ter em atenção a importância dos outros para conseguirmos atingir algo maior do que nós próprios e que mesmo algo que pode ser feito apenas por uma pessoa pode ser conseguido com mais facilidade e mais rapidamente por várias pessoas juntas.


5- Evoluir é importante.

poster-evolução-de-naruto
Naruto é a personagem do anime com a maior evolução.

Se o Naruto Uzumaki rebelde e traquina do início do anime tivesse sido aquele que chegou a Hokage todo o mundo shinobi estaria em maus lençóis. O ninja laranja de Konoha teve de evoluir ao longo de todo o anime, não apenas enquanto shinobi mas também enquanto pessoa para poder alcançar o tão almejado posto de Hokage e para isso contribuiu tudo o que ele passou, todas as experiências boas e más, todas as pessoas que ele conheceu e que lhe ensinaram algo. Tudo isso contribuiu para ajudar a moldar o herói de Konoha, aquele que mais tarde se tornaria num ídolo respeitado e admirado em todo o mundo shinobi.



6- Devemos cumprir as nossas promessas.

naruto-e-sasuke
Sasuke e Naruto.
Ao longo do anime fomos percebendo o quanto a palavra de Naruto era importante para ele, talvez por ser a única coisa que possuía. Assim que Naruto fazia uma promessa ele movia o céu e a terra para a cumprir por mais difícil que fosse para ele, por mais sacrifícios que tivesse que fazer.

A maior promessa de Naruto foi feita a Sakura e a si próprio que foi trazer Sasuke de volta à Vila. Esta foi a promessa que lhe exigiu mais sacrifícios e que lhe levou mais tempo a cumprir, mas finalmente ele conseguiu recuperar o colega de equipa que só voltou para o lado do bem graças à persistência de Naruto, quando todos os outros desistiram dele, inclusive Sakura e Kakashi, Naruto nunca desistiu e sempre acreditou na salvação de Sasuke.

De modo obsessivo Naruto perseguiu Sasuke ao longo de muitos episódios, uma promessa que Sakura tentou liberá-lo, mas o que ela não sabia é que Naruto havia feito essa promessa a si próprio e que estava disposto a morrer para a cumprir. O único ponto que me causa desconforto em Naruto, é esta obsessão doentia por Sasuke que podia ter tido contorno trágicos, mas que acabou em bem. Sim, devemos cumprir as nossas promessas, mas como tudo na vida, temos que saber quando desistir e cabe a cada um de nós saber quando.




7- Para brilhar não precisamos de ser perfeitos.

naruto-gif
O maior encanto de Naruto foi não ser perfeito.

Quando o anime Naruto estreou a maioria dos fãs preferia Sasuke a Naruto. Enquanto Naruto era o típico protagonista trapalhão e alvo constante de troça, Sasuke era o menino perfeito do poderoso clã Uchiha e anunciado rival de Naruto. O único sobrevivente de um grande massacre perpetuado pelo seu irmão mais velho e que o deixou completamente só no mundo. Mas com o tempo acabamos por descobrir que Sasuke também não era perfeito e que, tal como Naruto sofria com falta de orientação, mas enquanto Naruto fez do seu sonho de se tornar Hokage o seu grande objetivo de vida, Sasuke fez da busca obsessiva de poder para matar o irmão Itachi o seu único objetivo de vida. Duas personagens que à partida teriam destinos opostos. Duas personagens longe de perfeitas, mas que nos encantaram ao longo de centenas de episódios e nos levaram a sofrer com elas e por elas.

Naruto não é perfeito, aliás a maioria das personagens de Naruto está longe da perfeição e são as imperfeições destas personagens que as tornam tão próximas de nós, porque já é antiga aquela máxima que diz que ninguém é perfeito. Mas não é precisa a perfeição para chegarmos onde queremos e Naruto é o exemplo máximo disso. No início ele era o pior aluno da academia shinobi, mas no fim acaba como um dos shinobi mais poderosos de todos os tempos, o que não quer dizer que ele se tornou perfeito de um dia para o outro apenas que pegou nos seus defeitos e aprendeu a lidar com eles ao mesmo tempo que evoluía e se tornava mais forte.



Outra importante lição:


Não é o nosso passado ou herança que nos definem.

sasuke-e-naruto-gif
Sasuke e Naruto.

Esta lição é nos dada através de várias personagens. É aquela noção básica de que não são as nossas ações passadas ou a história da nossa família que nos definem e aqui existem várias personagens que se enquadram neste plano começando pelo protagonista do anime, Naruto Uzumaki.

Naruto era o pior aluno da academia shinobi, se ele deixasse que o passado o definisse enquanto shinobi ele nem lutaria para se tornar Hokage, uma vez que ele era um péssimo aluno e que ninguém acreditava que ele chegaria tão longe. Para além disso, Naruto era desprezado por todos os habitantes de Konoha por ser o jinchuriki da Kyubi, algo que ele só veio a saber mais tarde, se ele se deixasse corromper por sentimentos negativos e até de vingança ele nunca teria conseguido ultrapassar tudo isso e se tornar um herói admirado por todos.



neji-vs-naruto-gif
Neji e Naruto nos exames chunin.

Neji Hyuga teve o azar de nascer no ramo secundário da família Hyuga, o que o carimbou como um membro de segunda do seu próprio clã, apesar de se revelar um génio no estilo de luta do clã Hyuga desde muito cedo. A morte do seu pai em circunstâncias que não lhe foram devidamente explicadas contribuiu para o crescimento do seu ódio pelos membros do ramo principal do clã como Hinata, sua prima, filha mais velha do chefe do clã, irmão gémeo do seu próprio pai.

Juntamente com um forte sentimento de ódio surgiu em Neji um forte sentimento de fatalidade de que foi o seu nascimento que o definiu enquanto shinobi lhe retirando o mérito de poder evoluir enquanto pessoa e shinobi pelas suas próprias mãos. Claro que mais tarde será Naruto, um génio do esforço, a fazer ver a Neji, um génio por nascimento, que somos nós a trilhar o nosso próprio caminho, que no fundo não interessa de onde viemos, mas sim para onde vamos.

gaara-vs-naruto-gif
Naruto e Gaara, o começo de uma grande amizade.

Gaara é, tal como Naruto, um jinchuriki, sendo também ele desprezado pelos habitantes da sua Vila, por isso ele desenvolveu um profundo ódio, por cada um em particular e pela humanidade em geral. 

A sua mãe faleceu quando ele nasceu e o seu pai, o líder da Vila Oculta da Areia o abandonou aos cuidados do tio que era a única pessoa que tratava Gaara com amor, mas tudo mudou no dia fatídico em que o tio o tenta matar e Gaara acaba por matar a única pessoa que amava no mundo e liberar uma personalidade psicótica e sedenta de sangue que durante anos comete as mais violentas atrocidades, mas eis que nos exames chunins o seu caminho se cruza com o de Naruto Uzumaki, também ele um jinchuriki, também ele desprezado por todos os habitantes da sua Vila, mas ao contrário de Gaara, Naruto não se deixou corromper pela escuridão. Ao reconhecer em Naruto um igual, Gaara acaba por aceitar os ideias dele e se tornar um grande amigo de Naruto. Com tempo Gaara aprende a se relacionar com os outros e torna-se num líder amado e respeitado da sua Vila.

Estes são apenas alguns exemplos de personagens marcadas de algum modo pelo passado ou pelas suas heranças e que apesar disso não baixaram os braços e lutaram contra os rótulos que a sociedade lhes impôs, sendo Naruto o grande catalisador das suas mudanças.

Comentários