Grave of the Fireflies | Opinião Animes

filme-Grave-of-the-Fireflies

Sinopse:

Dois órfãos lutam pela sobrevivência no Japão após a II Guerra Mundial, mas a sociedade está hostil e eles tentam escapar à dureza da guerra e encontrar comida.

Uma grande obra de arte que nos mostra que as crianças são o elo mais fraco de qualquer guerra.

A História

Grave of the Fireflies, Hotaru no Haka no original, é um filme de animação japonês de carácter semi-autobiográfico do famoso Studio Ghibli lançado em 1988 e passado no final da Segunda Guerra Mundial.

Com uma das cenas de abertura mais impactantes de sempre e um tom marcadamente dramático, Grave of the Fireflies é ainda hoje referido como uma das maiores obras de arte do Studio Ghibli.

Grave-of-the-Fireflies-gif

Uma história atemporal, apesar de se situar nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, que nos conta a luta desesperante pela sobrevivência de dois jovens que perderam tudo aquilo que tinham antes da guerra, inclusive os pais.

Em 1945, todo o Japão estava sobre ataque com bombardeamentos frequentes e com várias zonas do país a ser destruídas, é neste contexto que dois irmãos, Setsuko de quatro anos e Seita de quatorze anos, terão que aprender a sobreviver sozinhos, isto após o falecimento da mãe no decorrer de um bombardeamento que lhes destrói a casa. O seu pai é um oficial naval que partiu em missão num navio de guerra japonês e que se encontra em paradeiro incerto.

Toda a história segue a luta destas crianças para sobreviver num país em guerra, onde como é óbvio escasseia a comida, os cuidados médicos e qualquer outro tipo de apoio, principalmente, para duas crianças órfãs.

Grave-of-the-Fireflies-gif

Acolhidos inicialmente por uma tia, Setsuko e Seita são discriminados em relação aos outros habitantes da casa e à medida que o tempo passa a tia vai-se ressentindo cada vez mais com os jovens, que considera um peso que não lhe diz respeito, dando-lhes pouca comida e os tratando mal até que eles decidem viver sozinhos num abrigo anti-aéreo abandonado.

À medida que a comida vai acabando por escassear, Seita ver-se-à obrigado a medidas extremas como roubar comida dos campos e até aproveitar os bombardeamentos frequentes para invadir as casas e roubar tudo aquilo que encontrar que possa ser útil para os jovens comprarem comida. No entanto, a saúde de Setsuko começa a deteriorar-se ao longo do tempo e a situação dos jovens começa a ficar cada vez mais preocupante.

As personagens

Todo o filme centra-se em duas personagens principais, Seita e Setsuko, dois irmãos órfãos de guerra. É pelos seus olhos que vamos assistindo ao trágico desenrolar dos eventos no Japão, alvo dos bombardeamentos das forças aliadas no final da Segunda Guerra Mundial.

Seita

Seita-Grave-of-the-Fireflies-gifUm rapaz normal e alegre com uma grande admiração pelo pai, um oficial da Marinha Imperial Japonesa e que após a morte da mãe e desaparecimento do pai se vê encarregue de tomar conta da irmã mais nova de quatro anos, Setsuko. Seita tudo fará para que esta esteja em segurança e não sinta o peso da guerra, contudo, é um adolescente extremamente orgulhoso e que mais tarde se verá forçado a roubar para sobreviver e para garantir a saúde da irmã que começa a deterior-se rapidamente. A saúde e bem estar da irmã são a sua prioridade ao longo de todo o filme, mas não deixa de ser apenas uma criança que não toma as melhores decisões.

Setsuko

Setsuko-Grave-of-the-Fireflies-gif
Uma menina de quatro anos que fica sozinha no mundo com o irmão mais velho que ama e respeita profundamente.
Setsuko é uma criança e comporta-se exatamente como uma criança da sua idade, imatura e alegre. Vive com relativa paz, apesar de ter perdido praticamente tudo, devido aos cuidados do irmão que tudo faz para que ela não sinta que a sua situação é incrivelmente desesperante. Apesar disso, Setsuko sabe do falecimento da mãe e lamenta que ela tenha morrido tão cedo, ela tem pesadelos frequentes sobre a morte da mãe.
À medida que a saúde de Setsuko começa a declinar vamos vendo a sua alegria face à vida a esmorecer, assim como o ânimo do irmão.

Conclusões finais

Quando começamos a assistir a Grave of the Fireflies sabemos que estamos perante uma história triste sobre a guerra e os seus verdadeiros custos, principalmente as crianças, o elo mais fraco de qualquer guerra devido à sua incapacidade para sobreviver sozinhos num local onde escasseia praticamente tudo, principalmente, comida. Seita e Setsuko são duas das muitas vítimas sem nome e sem rosto da guerra, a sua história, pela sua simplicidade, é emocionante para qualquer espectador.

A cena de abertura do filme abre o jogo, não vamos ter surpresas quanto ao desfecho da história dos dois irmãos, mas o mais importante neste filme é o desenvolvimento da história em si, não a sua conclusão.

Grave-of-the-Fireflies-gif

Apesar de ser um filme de 1988, Grave of the Fireflies é ainda hoje referido como uma grande obra de arte, um dos filmes de animação mais emocionantes de sempre, uma obra que, apesar de simples, apresenta uma grande complexidade na maneira como nos conta uma história muito delicada sem nunca cair em dramatismos fáceis.

Este artigo já tinha sido publicado num blog parceiro, mas decidi colocá-lo aqui no blog porque na altura nem todos o puderam ler. Considero este anime uma autêntica obra prima que deve ser assistida por todos os fãs de anime e não só. Vale mesmo a pena assistir e quem estiver interessado pode fazê-lo na Netflix (por enquanto).

Comentários

  1. Olá Sónia
    Sou uma enorme fã do Studio Ghibli, do Hayao, etc e este filme, assim como todos os filmes do Hayao e do Studio Ghibli que saíram em Portugal, está, com grande orgulho, na minha colecção de DVDs.
    Este filme é lindo, magistral, uma obra de génio e uma realidade que todos devem conhecer.
    Gostei muito de ler a tua publicação. Não podia estar mais completa 😍
    Beijinhos
    PS- Desculpa a minha ausência. O mês de Maio foi para esquecer... Estou de volta agora 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :)
      Que bom ver-te por AQUI. O mês de Maio para to e o mês de Junho para mim! Mas por uma boa razão, vou em viagem de férias! Por isso não vou poder dedicar muito tempo ao blog.
      Em relação a este filme simplesmente amei, mas tenhos outros deste mega estúdio (Ghibli) para ver! A tua colecção de DVDs deve ser espectacular.
      Beijinho 😘

      Eliminar
    2. É verdade, é a minha colecção "sagrada" :D
      Tem umas excelentes férias, Sónia!!
      Aproveita todos os minutos!
      Muito beijinhos

      Eliminar
    3. Muito obrigada Sandra! É o que eu pretendo fazer.
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  2. Que post lindo, eu não sou muito de ver e nem conheço muito animes. Mas, eu simplesmente amei esse. Vou procurar para assistir esse filme que você disse.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa :)
      Como digo no post vc pode assistir "Grave of the Fireflies" na Netflix (mas também deve ter na net).
      Este filme é lindo mas igualmente triste... Então é melhor vc se preparar (eu não consegui evitar as lágrimas numa cena particularmente trágica).
      Beijinho 😘

      Eliminar
  3. Ahh, deve ser muito emocionante! Eu não conhecia esse aí. Já vou colocar na minha lista da Netflix!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você não se vai arrepender, vale mesmo a pena Suelen :)
      Trata-se de uma história muito triste, mas ao mesmo tempo incrivelmente bela e de uma grande pertinência mesmo nos dias de hoje.
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!