A Perfumista, Cristina Caboni | Opinião Livros

capa-do-livro-A-Perfumista-de-Cristina-Caboni

Sinopse:

Elena Rossini é herdeira de uma linhagem de importantes perfumistas: mulheres que transmitiram de geração em geração a arte ancestral de criar fragrâncias únicas e sedutoras. Apesar do dom especial para a arte dos aromas, Elena sabe que a vida pode bem ser amarga: abandonada pela mãe, não confia em ninguém, perdeu a capacidade de sonhar e deixou até de acreditar no amor. 
Quando o destino volta a pô-la à prova, Elena escolhe o caminho a seguir. Um caminho que a leva a Paris, a uma das perfumarias mais famosas da cidade, onde as suas criações conquistam os narizes mais exigentes.

Um sonho que a inicia na busca pelo "perfume perfeito", um segredo descoberto pela sua bisavó e que Elena quer resgatar. Uma descoberta que a leva a reencontrar-se consigo e a descobrir o perfume da felicidade, o perfume do amor.
Os aromas são o caminho mais directo para a alma. No lírio encontramos confiança, na mimosa, felicidade. A baunilha aconchega, a giesta fortalece. Qual o aroma da sua alma?

Opinião:

A Perfumista é um livro com uma mensagem bastante diferente do habitual, que apela ao nosso sentido olfactivo mais do que qualquer outro. Quando li a sinopse deste livro, o que mais me chamou a atenção e espicaçou a curiosidade foi, precisamente, descobrir como a autora iria conseguir envolver os seus leitores numa história que apelava a um sentido que não costuma ser foco de atenção. O olfacto pode ser um dos nossos sentidos mais menosprezados, pelo menos para uma grande maioria de nós, mas é de uma importância primordial, tendo contribuído para que o homem primitivo sobrevivesse e atingisse o grau de evolução em que nos encontramos.

Confesso que nunca dei muita atenção a toda esta história da perfumaria, e que o meu conhecimento acerca do tema se resumia aos perfumes já confeccionados e devidamente acondicionados nas suas embalagens, mais ou menos criativas e originais. Quanto ao meu conhecimento técnico sobre a matéria, era gosto ou não gosto do cheiro. Fiquei muito impressionada ao tomar conhecimento da existência dos chamados “narizes” pessoas com a capacidade (dom, na minha opinião) de identificar quase todos os cheiros que existem e que o processo de criação de um perfume envolve ciência e arte, uma junção bastante curiosa. Este livro foi, portanto, uma autêntica injecção de conhecimento acerca do tema e, nesse ponto, não podia ficar mais satisfeita.

O início do livro não me cativou por aí além, uma vez que tive de me adaptar à escrita da Senhora Caboni, um quanto melosa e floreada para o meu gosto. Prefiro autores com uma escrita mais directa e simples. Mas, depois de me habituar ao seu estilo de escrita, fui cativada pela história, pelas personagens, pelo ambiente mágico da perfumaria, pela beleza de Paris, pelos sonhos das personagens.

A história em si, mais do que uma simples história de amor, retrata uma história de auto-descoberta , da necessidade que todos nós temos de enfrentar a vida com as suas profundas tristezas e imensas alegrias e sair vitoriosos ou recomeçar com mais força do que antes. Como protagonista, Elena Rossini tem que batalhar contra os fantasmas do seu passado para erguer o seu futuro; a sua melhor amiga, Monique, tem que enfrentar a desilusão e dor de um amor fracassado para poder juntar os cacos do seu presente; Cail McLean tem que superar um acontecimento trágico do passado que o marcou fisicamente, mas sobretudo emocionalmente. São as lutas internas destas personagens que sustentam as mais de quatrocentas páginas deste livro e que nos conduzem, enquanto leitores, de um modo extremamente competente.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no blogue Segredo dos Livros.

Sobre a autora:

Cristina Caboni
Cristina Caboni vive em Cagliari com o seu marido e os três filhos. Além de se dedicar à escrita, é apicultora e faz cultivo de rosas. O mundo dos aromas e das essências naturais é a sua grande paixão. O seu primeiro romance, A Perfumista, é uma homenagem a este fascinante mundo e a tudo aquilo que um aroma pode guardar.
A Perfumista é um romance de estreia que se converteu num fenómeno ainda antes da sua publicação. Com direitos vendidos para vinte idiomas, é um bestseller em Itália e em vários outros países.

Comentários