Acácia - Ventos do Norte, David Anthony Durham | Opinião Livros

livro-Acácia-Ventos-do-Norte-David-A-Durham

Sinopse:

Um assassino enviado das regiões geladas do norte numa missão. Um império poderoso cercado pelo seu mais antigo inimigo. Quatro príncipes exilados, determinados a cumprir um destino. Prepara-te, leitor, para entrar no mundo deslumbrante de Acácia.
Leodan Akaran, rei soberano do Mundo Conhecido, herdou o trono em aparente paz e prosperidade, conquistadas há gerações pelos seus antepassados.
Viúvo, com uma inteligência superior, governa os destinos do reino a partir da ilha idílica de Acácia. O amor profundo que tem pelos seus quatro filhos, obriga-o a ocultar-lhes a realidade sombria do tráfico de droga e de vidas humanas, dos quais depende toda a riqueza do Império. Leodan sonha terminar com esse comércio vil, mas existem forças poderosas que se lhe opõem.
Então, um terrível assassino enviado pelo povo dos Mein, exilado há muito numa fortaleza no norte gelado, ataca Leodan no coração de Acácia, enquanto o exército Mein empreende vários ataques por todo o império. Leodan, consegue tempo para colocar em prática um plano secreto que há muito preparara. Haverá esperança para o povo de Acácia? Poderão os seus filhos ser a chave para a redenção?


Opinião:

Antes de ler este livro, estava super curiosa acerca de todo este mundo criado por David A. Durham e todo o mistério que envolvia a rica civilização de Acácia, nomeadamente, o comércio de escravos, a utilização da "bruma", droga que controla praticamente todo o Mundo Conhecido, o Rei Leodan Akaran incluído, e tudo o resto por detrás desta grande civilização criada pela mente brilhante do autor.

Leodan amava os filhos e foi com base nesse amor que esta história se foi desenvolvendo, se bem que ainda não está concluída. Não consegui criar igual empatia pelos quatro filhos do rei. Mena é a minha preferida, a mais madura e inteligente. Achei Corinn fútil e fraca. Aliver, o mais velho, inseguro e resignado. Dariel, corajoso e ousado. Sei que estas personagens irão evoluir imenso e a minha opinião inicial sobre elas irá certamente dar uma volta de 180 graus. Existem também outras personagens que, tenho a certeza, vão ser cruciais para o desenvolvimento desta história, nomeadamente o antagonista Hannish Mei, se bem que ainda não consegui perceber as suas reais motivações na conquista de Acácia e a sua opinião em relação ao “negócio” que sustenta esta civilização, e o general Thaddeus Cleg, inicialmente traidor, posteriormente salvador.

O ataque ao rei foi, para mim, o ponto de viragem do livro, uma vez que, no começo, o autor tinha todo um mundo desconhecido para apresentar aos seus leitores. Naquela pressa de nos explicar o máximo possível sobre a história e hábitos de Acácia, Durham levou-nos no início do livro para um ritmo lento, se bem que fluído, graças ao seu talento, mas pouco entusiasmante para leitores impacientes.

Depois da morte do rei, os seus filhos foram separados e colocados em locais específicos, graças aos planos preocupados do pai. No entanto, nem tudo correu como o planeado e nenhum deles estava preparado para a sua nova vida. Os quatro acabaram sozinhos em terras estranhas e culturas diferentes, onde vão crescendo, ponto que neste primeiro livro ainda não nos é completamente revelado.

De facto, todo o livro tem um cunho introdutório, não nos sendo confessados os segredos por detrás do odioso negócio que mantém a riqueza de Acácia e da origem da droga que mantém todo um império sob controlo. Assim, não temos outra solução, se queremos saber mais sobre o universo criado por David A. Durham, senão ler todos os outros livro e saber o desfecho de uma história que promete imenso.

Artigo de opinião da minha autoria publicado originalmente no blogue Segredo dos Livros.


Sobre o autor:

David-A-Durham
David A. Durham
David Anthony Durham nasceu em Nova Iorque no ano de 1969. Venceu inúmeros prémios com os livros Gabriel's Story, Walk Through Darkness, e Pride of Carthage. Com a publicação de Acácia, Durham ganhou protagonismo e tornou-se um autor em ascensão no mundo literário. Acolheu as melhores críticas no Publishers Weekly, Kirkus Reviews, SciFi Site and Fantasy Magazine, New York Times e Library Journal, sendo considerado a grande revelação dos últimos anos na Fantasia. A saga Acácia está a ser publicada em mais de 10 países e encontra-se em desenvolvimento para o cinema.
Atualmente, Durham vive com a mulher e os filhos na Califórnia e ensina na Universidade em Fresno.

Comentários