TOP 7 - Mangás que abordam o bullying

TOP 7 - Mangás sobre bullying

O bullying é um assunto muito sério e, infelizmente, recorrente em qualquer escola e em qualquer país, mas no Japão, devido à mentalidade grupal que se incute nas crianças desde muito cedo, os ataques contra aqueles que são considerados "diferentes" podem assumir contornos bem mais sérios, violentos e precoces do que "apenas" algumas partidas de mau gosto. 

Alguns mangakas pretendem consciencializar a comunidade para a gravidade de tal situação, utilizando a sua arte como grito de revolta, outros apenas se servem do bullying para criar obras violentas e cruéis, mas que mesmo assim nos cativam por esse seu lado dark e violento e muitas vezes com um volte face de vingança. Este TOP 7 procura juntar, num só post, alguns dos mangás mais conhecidos sobre o tema.


1- Life

Mangá-Life

Life é uma série de mangá shoujo escrita e ilustrada por Keiko Suenobu. Trata-se de um mangá que acabou por ganhar uma poderosa adaptação em dorama que lhe rendeu a tão merecida fama e reconhecimento.

Ayumu Shiiba conseguiu entrar num colégio privado de renome, mas pelo caminho perdeu a melhor amiga, que não foi apurada para esse colégio e acaba por se ressentir de Ayumu. A perda da melhor amiga é tão dolorosa para a adolescente que ela começa a praticar automutilação para se confortar da dor. 

Procurando um novo começo, Ayumu forma amizade com Manami, mas devido a um mal entendido, Ayumu torna-se alvo de bullying na escola. Assim devido a uma série de esquemas orquestrados por Manami, Ayumu passa a viver um verdadeiro inferno.

Life causou polémica no Japão por abordar vários temas controversos, como automutilação, bullying, tentativa de suicídio, tentativa de assassinato, abuso sexual, escravidão e manipulação.



2- Koe no Katachi (A Silente Voice)

Mangá-A-Silent-Voice

À alguns anos atrás, Shoya Ishida e os seus colegas de turma praticaram bullying com Skouko Nishimiya, uma menina surda que em última instância acabou por ser transferida de escola. Nessa altura Shoya é responsabilizado como o único culpado e passa, ele próprio, a ser vítima de bullying por parte dos mesmos colegas que antes eram seus cúmplices, sendo isolado. Passam-se alguns anos e Shoya luta para se redimir com Shouko e enfrentar os colegas que o traíram.

Um dos mangás mais maravilhosos que já tive e oportunidade de ler, Koe no Katachi aborda o bullying de maneira bastante sensível. Shouko é uma menina surda que sofre imenso preconceito, se no início até foi encarada como uma novidade para os colegas de turma, com o tempo acabou por se tornar um fardo e ser desprezada pelos mesmos colegas com a conivência dos professores. Já adolescentes Shoya e Shouko desenvolvem uma bela amizade e ajudam um ao outro a curar as suas feridas.


3- Assassination Classroom

Mangá-Assassination-Classroom

Os estudantes da turma 3-E da escola de Kunugigaoka têm um novo professor: um alienígena com forma de polvo, poderes bizarros e força ilimitada que acabou de destruir parte da Lua e ameaça destruir a Terra, a não ser que os seus alunos o consigam assassinar no prazo de um ano!

Um mangá com uma história maravilhosa. Koro-sensei é aquele professor que todos gostaríamos de ter, mas que sabemos ser pouco provável existir. Com o aspeto de um polvo amarelo com dois metros, Koro-sensei torna-se o professor de uma turma de alunos excluídos, que passam a ter como missão assassinar o professor tarefa nada fácil devido à velocidade supersónica de Koro-sensei.

O bullying presente no anime é contra todos os alunos turma 2-E que sofrem discriminação por serem considerados os piores alunos do colégio, sendo por isso colocados naquela turma, onde são negligenciados. A discriminação em Assassination Classroom não vem só dos outros alunos, ela é praticada a todos os níveis da instituição desde a direção, passando pelos professores, pessoal não docente e pelos pais dos próprios alunos.


4- Revenge Classroom

Mangá-Revenge-Classroom

Mangá violento, considerado um thriller de horror, recheado de cenas macabras e sanguinárias, Revenge Classroom conta-nos a história de uma adolescente que sofre uma espécie de colapso nervoso depois de ser abusada física, psicológica e sexualmente pelos colegas de turma. Tudo isto culmina numa tentativa de homicídio e, mesmo só tendo reconhecido o uniforme do colega que a empurrou para a frente de um carro em andamento, Ayane irá se vingar de todos os colegas de turma, para isso ela irá atacá-los onde lhes dói mais. Ela irá colocar em prática um plano de vingança perfeito, ninguém está a salvo, nem mesmo os colegas que pura e simplesmente ficaram a assistir e aqueles que ela outrora considerou amigos.


5- Suki-tte li na yo (Say "I love you")

Mangá-Say-I-love-you

Mei Tachibana não tem amigos e não precisa deles, desde que foi traída pelos colegas de turma na escola primária, que a acusaram de ter morto a mascote da turma, ela desistiu da amizade e tem enfrentado sozinha e em silêncio todas as adversidades, inclusive o bullying dos colegas. Mas tudo muda quando, acidentalmente, ela acaba por pontapear o rapaz mais popular da escola, Yamato Kurosawa, que curiosamente passa a ficar fascinado pela jovem. Ele não irá aceitar um não como resposta e assim Mei e Yamato embarcam numa amizade surpreendente que os irá mudar para sempre.

Típico cliché de menina boazinha mal compreendida e com problemas de confiança que com a ajuda do protagonista acaba por fazer amizades e conseguir a tão almejada vida normal, mas com uma história bem desenvolvida que acaba por abordar temas sérios e raramente abordados neste tipo de obras como sexo na adolescência, vergonha do corpo e outros.


6- Kimi ni Todoke (Reaching You, From Me to You)

Mangá-Kimi-ni-Todoke

Sawako Kuronuma é uma adolescente normal cujo o maior desejo é fazer amizades e ser útil. O único problema? A sua semelhança extraordinária com Sadako do filme O Chamado. Devido à sua aparência as pessoas têm medo de se aproximar dela e fogem quando detetam a sua presença, o único colega de turma que fala com ela é o popular Kazehaya. À medida que ambos se tornam cada vez mais próximos, os seus sentimentos de um pelo outro começam a evoluir profundamente, todavia, as inseguranças de Sawako, a sua falta de habilidades sociais e uma série de rumores e mal entendidos cruéis parecem ameaçar os seus sonhos de uma vida normal.

Tal como acontece em Say "I love you" temos aqui um típico cliché de menina boazinha que só quer fazer amigos e ter uma vida escolar normal, mas que é discriminada e sofre bullying pelos colegas devido à sua semelhança com uma personagem conhecida de um filme de terror e que passa a interagir com os colegas com a ajuda de Kazewaya, o carismático protagonista masculino da história, que tem sentimentos secretos pela jovem. Ao longo do anime eles vão desenvolver uma relação amorosa muito fofa, mas alvo de muitas invejas que vão render maus momentos para Sawako.


7- Great Teacher Onizuka

Mangá-GTO

Um ex-delinquente, líder de uma gangue de motociclistas, torna-se professor de uma turma de alunos problemáticos e pouco disciplinados? Só podia ser a receita para o insucesso ou, pelo contrário, quem melhor que um antigo mau aluno para ensinar os atuais maus alunos? GTO é considerado um clássico dos mangás com uma bem sucedida adaptação em anime e um dorama de ainda maior sucesso.

Eikichi Onizuka, 22 anos, ex-membro de uma gangue, saído de uma universidade de terceira com um relatório de mau comportamento que não lhe permite encontrar um emprego decente, após espiar as saias das meninas num centro comercial, conhece uma aluna que tem um caso com o professor. Ao ver essa exibição do poder de um professor sobre as meninas, Onizuka decide se tornar um professor. Ao longo da sua jornada, ele descobre que afinal tem consciência e moralidade. Isso significa que não pode tirar proveito de alunas impressionáveis, mas as suas mães são um assunto diferente. 

Onizuka gosta de ensinar e, na maior parte do tempo, ensina lições de vida em vez de trabalhos escolares. Ele odeia os sistemas de educação tradicional, especialmente quando eles se tornam ignorantes e condescendentes com os alunos e suas necessidades. Ele se propõe a se tornar o maior professor de todos os tempos, usando a sua própria filosofia e a capacidade de fazer quase tudo sob pressão.

É contratado como professor por uma escola particular para domar uma classe que levou um professor a uma morte misteriosa, outro a um colapso nervoso e outro a se unir a um culto. Ele então embarca em uma missão de autodescoberta, ajudando cada aluno a superar os seus problemas e aprender a aproveitar a vida genuinamente.

Grande parte dos problemas dos alunos do professor Onizuka são devidos ao bullying e uma série de outras situações que são abordadas ao longo da obra, sempre num registo cómico, que apesar de tudo não lhes retira a devida seriedade.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Parecem ótimos estes mangás que abordam bullying, nao é mesmo? Fiquei curioso em conhecer. Como sempre seus posts muito informativo. Adorei. Beijo!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Aconselho que comece por Koe no Kartachi (A Silence Voice) é simplesmente incrível e, para quem não aprecia muito mangás, fizeram um filme animado que adapta a história e que é, igualmente, bonito.
      Obrigada!
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!