Fumo Azul, Nora Roberts | Opinião Livros

livro-Fumo-Azul-de-Nora-Roberts

Sinopse:

O incêndio que destruiu o negócio da família da jovem Reena Hale mudou a sua vida para sempre. Vizinhos e amigos ajudaram os Hale a reconstruir o que perderam, mas ao testemunhar a beleza destruidora do fogo, Reena decide dedicar-lhe a sua vida. Mas ela não é a única a sentir-se fascinada pelas chamas. Há mais alguém seduzido por esse poder, alguém obcecado não só em conquistar o fogo, mas em o usar para uma vingança brutal.

Quando a jovem realiza o sonho de se tornar bombeira, descobre que é o maior desafio que alguma vez viveu… com excepção da sua vida amorosa, claro. Até que conhece Bo Goodnight. Ele é diferente e, agora que encontrou Reena, não a quer deixar ir. Infelizmente há outro homem interessado nela. Alguém que a persegue com uma série de crimes horrendos. E enquanto Reena tenta localizar a origem de tanto ódio contra si, terá que enfrentar um inferno, mil vezes pior do que o fogo.

Opinião:


O fogo nasceu em calor e fumo e luz. Como uma besta sobrenatural que sai do útero pela força das próprias garras, irrompeu para a vida com uma gargalhada que cresceu num rugido.

Não é segredo que sou fã de Nora Roberts. Por mais que me digam que os seus romances não passam de fórmulas pré-definidas não consigo deixar de ser uma fã fervorosa e leal. Já perdi a conta ao número de livros que li dela e, agora que penso nisso, vou ter que fazer um post a resumir as minhas leituras Nora Roberts... Adoro a criatividade da autora, pois ela consegue sempre acrescentar algo de novo aos seus romances e fazer isso de modo absolutamente louvável.

Fumo Azul é um romance contemporâneo publicado pela autora em 2005 que já se encontrava na minha estante à algum tempo confesso, tendo sido comprado por impulso, juntamente com outros livros da autora, numa promoção de 40% no site da editora Saída de Emergência. E, como é costume, quando conclui a sua leitura não pude deixar de pensar porque raio não o li mais cedo? Fiquei tão viciada nesta leitura que se tornou tão compulsiva como já não acontecia à algum tempo.

Catarina Hale, mais conhecida por Reena é descendente de uma típica família italiana numerosa e barulhenta, os seus pais têm uma pizaria chamada Sirico's no bairro onde viveu toda a sua vida, em Baltimore. Quando era apenas uma criança de 11 anos, um trágico acontecimento veio mudar a sua vida para sempre. Um incêndio consome a pizaria da família, mas após o culpado ser apanhado, toda a família e amigos põem mãos à obra erguendo um Sirico's melhorado. Mas em Reena fica o bichinho do fogo, a vontade de se tornar numa polícia que investiga os incêndios, como diz ela "a causa e o efeito do fogo" e com uma determinação inabalável a jovem Reena vai crescendo e lutando pelo seu sonho.

Acontece que ao longo da vida de Reena, o fogo parece persegui-la na forma de desastres que lhe vão roubando pessoas importantes para ela como Josh, o seu primeiro namorado e Hugh, um bombeiro por quem tinha uma queda. O que ela não sabe é que nada é por acaso e que ela possui uma figura misteriosa do seu passado que tem vindo a persegui-la e prejudicá-la ao longo dos anos.

Ao mesmo tempo que vemos Reena crescer e transformar-se numa mulher forte e confiante, também vamos vislumbrando partes da vida de Bo, um jovem carpinteiro que um dia, numa festa, avista uma jovem que faz a música e tudo à sua volta parar, ao longo dos próximos anos ele e essa jovem, Reena, vão rondar muito perto um do outro sem o saberem...

O mistério que envolve os crimes que têm vindo a rodear Reena é muito bem conduzido, mas a verdade é que a identidade do criminoso não é surpresa nenhuma e acredito que a senhora Roberts não pretendida que isso fosse um segredo, mas mesmo assim podia ter criado mais suspense à volta do assunto.

Bo Godnight é perfeito, ao que parece tem um corpo de sonho e uns olhos verdes profundos. Além de ser divertido e trabalhador, está completamente apaixonado por Reena mesmo antes de a conhecer o que torna tudo ainda mais divertido. Achei engraçado que ele tivesse a mesma profissão que o marido da escritora. Este livro tem a seguinte dedicatória: Para o meu próprio Carpinteiro, achei uma atitude muito romântica da parte da autora e quem sabe se Bo é mesmo inspirado no seu marido? Visto isto não resisti e fui ao Sr. Google procurar uma foto do marido da Nora Roberts e cheguei à conclusão que fazem ambos um casal bem jeitoso.

Nora-Roberts-e-Bruce-Wilder
Nora Roberts e o marido Bruce Wilder.



O melhor: Bo Godnight, um homem perfeito.

O menos bom: Faltou um pouco de mistério á trama, mas nada que lhe tire a graça.

Sobre a autora:

Nora-Roberts
Com mais de 500 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e mais de 90 bestsellers na lista do The New York Times, Nora Roberts é uma das autoras mais lidas, acarinhadas e respeitadas do mundo.
Foi a primeira autora a ser convidada para o Romance Writers of America Hall of Fame. Nascida em Silver Spring, Maryland, Nora Roberts é a mais nova de cinco filhos. Vive em Keedysville onde continua a escrever.

Comentários