La Casa de Papel, 3ª Parte - Personagens

Poster-personagens-La-Casa-de-Papel-3-parte
Finalmente estreou a tão aguardada terceira temporada de La Casa de Papel. Foram 8 episódios de pura estratégia e adrenalina. Agora, no rescaldo, decidi falar um pouco sobre as personagens mais importantes da série: os assaltantes.

Nunca é demais relembrar as personagens da série porque elas são, sem dúvida, o ponto mais forte da história. Os assaltantes de La Casa de Papel cativam-nos mais do que qualquer membro da força policial encarregada de os capturar.

Alguns já conhecemos de temporadas anteriores, outros são novas aquisições para o grupo. Os assaltantes de La Casa de Papel são os seguintes:


Toquio-La-Casa-de-Papel
Interpretada por Úrsula Corberó, Tóquio é novamente a protagonista-narradora da série. É o membro do grupo de assalto mais instável e imprevisível, o que a torna desesperadamente mais humana e verossímil. É, em parte, responsável pela captura de Rio, que foi apanhado ao contactá-la usando um telefone satélite rastreado pela polícia. É também ela que contacta o Professor pedindo ajuda para libertar o namorado.

Tóquio continua igual a si própria, imprevisível e instável, características apenas suplantadas pela sua coragem e perspicácia em avaliar os outros.

Continuo a não perceber como o Professor a recrutou em primeiro lugar, provavelmente, porque precisava de alguém desesperado ao extremo… O que acabou por resultar muito bem.


Professor-La-Casa-de-Papel
Álvaro Morte é o Professor. Continua com os seus tiques e manias, mas está menos interventivo nesta terceira temporada, até porque não é a verdadeira a mente por detrás deste novo assalto e sim Palermo e Berlim. 

Vai passar toda a 3ª parte da série a recordar o irmão Andrés, mais conhecido entre nós como Berlim, ao mesmo tempo, tem que lidar com a enorme culpa que sente pela morte deste.

Organiza este novo assalto e torna a juntar os membros do grupo para ajudar a libertar Rio, mas verá a sua relação com a ex-inspetora Raquel passar por uma espécie de crise devido à pressão das forças policiais sobre ela. Será que sairá deste assalto com a sua relação cimentada ou pelo contrário quebrada?


Alba-Flores-La-Casa-de-Papel
Alba Flores é Nairobi, a minha personagem favorita da série. Uma mulher de armas, forte, decidida e muito engraçada. A sofrer de um amor impossível pelo colega Helsínquia, não perde o seu espírito forte e determinação inabalável. Mas ver-se-á vitima de uma inevitável quebra e fragilidade emocional que outros tentaram explorar.

Nairobi é extramente fiel e leal aos seus companheiros, fazendo de tudo para os proteger, sendo que tem um forte instinto maternal. Quando acha que os outros estão errados não tem medo de o expressar e quando se metem com os seus vão ver um verdadeiro furação em ação.

O facto de ter opiniões bem vincadas, que não tem medo nenhum de manifestar, torna-a uma das personagens mais carismáticas da série.


Jaime-Lorente-La-Casa-de-Papel
Jaime Lorente é Denver, um dos meus personagens favoritos e filho do falecido Moscovo. Denver está agora mais responsável, uma vez que se tornou marido e pai, mas continua com aquela gargalhada divinal.
 
Traumatizado pela morte do pai, sofre com medo de perder Mónica neste novo assalto e de deixar o filho Cincinnati sozinho.

Tal como nas temporadas anteriores continua a ser impulsivo e corajoso, uma espécie de versão masculina de Tóquio. Ao longo desta 3ª parte de La Casa de Papel comete alguns erros e tem algumas atitudes precipitadas, mas é decisivo como sempre em momentos chave.


Darco-Peric-La-Casa-de-Papel
Darko Peric é Helsínquia, o típico gigante de poucas falas que esconde um homem meigo no seu intimo. Não é um estratega, mas sim um soldado que só sabe cumprir ordens e neste ponto continua fiel a si próprio. Esteve com Nairobi desde o último assalto à Casa da Moeda, algures na América do Sul, sendo que ambos acabaram por desenvolver uma grande relação de amizade e companheirismo.

Apaixona-se por Palermo e inicia um caso com ele, mas não vê os seus sentimentos serem correspondidos, muito pelo contrário, acaba sendo usado por Palermo que nunca esqueceu o seu grande amor platónico por Berlim.


Esther-Acebo-La-Casa-de-Papel
Esther Acebo é Estolcomo, agora esposa de Denver, mãe de Cincinnati e mais um membro do grupo de assaltantes. Zanga-se com o marido nos dias que antecedem o assalto, pois confunde o medo deste em perdê-la com machismo.

Quer provar que é um membro do grupo por direito próprio, não porque é esposa de Denver, daí a sua enorme determinação em participar no assalto, apesar de ter que abandonar o filho pequeno durante esse tempo.


Miguel-Herrán-La-Casa-de-Papel
Miguel Herrán é Rio. Após o assalto à Casa da Moeda refugiou-se com Tóquio numa ilha paradisíaca algures no Panamá, estava feliz, mas a namorada sentiu-se entediada e decidiu que queria diversão…

Capturado e torturado, é a principal razão para juntar novamente o grupo, sendo necessário armar um plano para o libertar. Daí o seu papel ser menos participativo nesta 3ª Parte da série.

A inspetora Sierra é a responsável pela sua tortura, uma mulher sádica e fria que fará o nosso menino passar as passas do Algarve.


Itziar-Itunõ-La-Casa-de-Papel
Itziar Ituño é Lisboa. A ex-inspetora Raquel Murilo é agora um membro do grupo de assaltantes, mas torna-se no alvo mais fraco dentro do grupo e, curiosamente, aquele que mais irá sofrer com as táticas da polícia, uma vez que conhecem os seus pontos fracos (a mãe e a filha)…

Raquel irá reencontrar antigos colegas nesta nova aventura como Ángel, ex-parceiro apaixonado por ela desde sempre, e a colega Sierra, uma inspetora da polícia implacável e ambiciosa que tudo fará para apanhar os nossos assaltantes.


Rodrigo-De-la-Serna-La-Casa-de-Papel
Rodrigo De la Serna é Palermo também conhecido como O Engenheiro. O líder do grupo dentro do banco, ocupando a posição de Berlim nas temporadas anteriores. É a verdadeira mente por detrás deste novo assalto, tendo planeado tudo juntamente com o falecido Berlim à cinco anos atrás.
 
Palermo é homossexual e estava secretamente apaixonado por Berlim, mas nunca conseguiu se confessar por medo de ser rejeitado… Antes do assalto teve um caso com Helsínquia, para desgosto de Nairobi secretamente apaixonada pelo colega.

À primeira vista parece inteligente e charmoso, mas rapidamente percebemos que tudo não passa de uma fachada. À medida que as coisas não vão correndo como planeado perde o controlo, quer sobre si próprio, quer sobre os reféns, quer sobre os colegas de assalto.

As falas desta personagem são do mais idiota que existe, provavelmente, fruto das suas ideologias deturpadas, reflexo de uma vida infeliz, o que torna Nairobi numa deusa do diálogo e da sabedoria, aumentando o carisma desta última perante os fãs de La Casa de Papel.


Hovik-Keuchkerian-La-Casa-de-Papel
Hovik Keucherian é Bogotá. Novo membro do grupo, escolhido pelas suas excelentes capacidades de soldador, bastante úteis neste novo assalto, mas não vou revelar porquê. É um líder na sua área e tem a sua própria equipa de trabalho. É frio, calmo e determinado, indo até às últimas consequências para atingir os seus objetivos, mesmo que para isso tenha que colocar a sua própria vida em risco, isto em mais do que uma vez.

É pai de sete filhos espalhados pelos quatro cantos do mundo, aos quais parece não dar grande importância, se fiando nos laços de sangue para garantir o amor dos filhos.


Lukas-Peros-La-Casa-de-Papel
Por fim, Lukas Peros é Marselha, um misterioso membro do grupo com o trabalho de ajudar nas comunicações e vigiar as atividades da polícia, sendo que nem teve que entrar no Banco de Espanha.

Marselha é alto, loiro e parece estar na casa dos quarenta e tal anos, mais não sei dizer. Achei que o seu codinome era apropriado à sua aparência porque é parecido com Gérard Depardieu, famoso ator francês que interpretou o papel de protagonista na série Marselha da Netflix, mas claro que Lukas tem menos idade e menos quilos que Gérad Depardieu.

Comentários