Ad Astra, James Gray | Opinião Filmes

poster-filme-Ad-Astra-2019
Dados Técnicos:
Título original: Ad Astra
Diretor: James Gray
País: EUA
Ano: 2019
Classificação: M/12
Género: Aventura, Drama, Mistério
Elenco: Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Donald Sutherland, Kimberly Elise , Loren Dean


Sinopse:

O engenheiro espacial Roy McBride é enviado para o Sistema Solar com uma missão de extrema importância: encontrar o pai, um astronauta desaparecido há 29 anos, durante uma viagem ao planeta Neptuno, de forma a encontrar vida inteligente. Nessa busca, Roy vai deparar-se com um mistério que ameaça toda a Humanidade e a sua sobrevivência na Terra.

Opinião:

Com uma sinopse profética Ad Astra prometia imenso, mas acabou por me enganar completamente e, talvez pela sinopse filosófica e enigmática, fazer com que as minha expectativas fossem demasiado altas, resultando numa desilusão ainda maior. Este filme podia ter seguido vários caminhos, mas acabou por seguir o caminho mais fácil e cliché possível e, apesar das críticas positivas, penso que podia ter sido bem melhor.

Brad-Pitt-em-cena-do-filme-Ad-Astra
Brad Pitt é o protagonista de Ad Astra.

Nem Brad Pitt se safa das minhas críticas a Ad Astra com a sua interpretação competente como sempre, mas pouco inspirada e sem brilho. Um filme sobre uma temática que me é querida, a exploração do espaço pelo homem, que começa com o protagonista a sofrer um grave acidente provocado por um estranho acontecimento que está a afetar o nosso planeta, mas que ele descobre estar relacionado com o desaparecimento do próprio pai à cerca de 29 anos atrás. A partir daí Roy vai empreender uma viagem interplanetária passando pela Lua, por Marte e terminando nos anéis de Neptuno, onde finalmente vai enfrentar o passado que tanto mal lhe tem feito ao longo da vida.

cena-do-filme-Ad-Astra
Astronautas na Lua.

Este tipo de filme costuma surpreender as espetadores com grandes reviravoltas, mas em Ad Astra conseguimos adivinhar tudo o que se vai passar logo de início. Depois ainda temos personagens que estão lá pelas razões mais óbvias e que, por essa razão, perdem todo o interesse que podíamos ter por elas. Ad Astra foca essencialmente a viagem de autodescoberta de Roy (Bard Pitt) na sua busca por entender o desaparecimento do pai e das dificuldades de relacionamento com os outros que o trauma da perda do pai provocou nele.

Como ponto positivo destaco a notória evolução do protagonista que deixa de ser uma personagem fria, quase sentimentos, para se tornar numa pessoa quase normal. O rumo que Brad Pitt dá ao seu protagonista é coeso do principio ao fim, mas que ele é um bom ator já todos nós sabíamos, mesmo havendo pessoas que não o apreciam particularmente.

Brad-Pitt-em-cena-do-filme-Ad-Astra
Roy (Bard Pitt) tenta entrar em contato com o pai desaparecido no espaço.

Como ponto mais negativo destaco o pai de Roy, uma personagem interpretada pelo grande ator Tommy Lee Jones, mas sem profundidade para o ator trabalhar. Esta personagem, mencionada interminavelmente ao longo de todo o filme como um herói da exploração do espaço pela Humanidade, não surpreendeu e conseguiu tornar o filme ainda mais maçador quando finalmente surgiu.

cena-do-filme-Ad-Astra
A evolução da exploração espacial está muito mais avançada em Ad Astra.

O final do filme foi demasiado cliché e não sei se humanamente possível, mas não quero entrar em pormenores sobre isso para não incorrer em spoilers.

Depois de todas as críticas devem estar a pensar se vale a pena assistir a Ad Astra (caso ainda não o tenham feito) digo que depende, a crítica especializada até teceu boas críticas ao filme e tenho a certeza de que houve muita gente que gostou de Ad Astra. O meu maior problema com o filme foram as expectativas elevadas que fizeram com que o filme não conseguisse lutar contra aquilo que eu esperava dele. Portanto, se gostam de filmes passados no espaço e com um enredo calmo e misterioso (dentro do possível), então arrisquem, porque Ad Astra não é um completo desperdício. Agora se este tipo de tema não é a vossa onda, passem ao lado, há muitos filmes melhores por aí.

O melhor: Não sei... Acho que o realizador se fiou demasiado no fator Brad Pitt.

O menos bom: A falta de ambição dos roteiristas e do realizador.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Eu assisti a esse filme e pra mim deu para o gasto, simplesmente porque eu costumo gostar de filme com essa temática, o ritmo do filme é lento, como é normalmente filmes com essa temática. Concordo com o que você disse, acho que criaram uma expectativa exagerada em cima do longa metragem. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciano :)
      Eu também não vou dizer que foi um total desperdício de tempo. Foi um filme em que pecaram ao levantar a fasquia demasiado alto.
      Abraço

      Eliminar
  2. Eu ainda não sabia desse filme, mas achei interessante. Quero assistir em breve!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  3. Vi o trailer desse filme e a história parece ser bem bacana. Adorei o post! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia querida


    Ainda não assisti esse filme... Mas fiquei curiosa...


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!